Neste artigo trataremos sobre a mais usual das partidas indiretas de motor elétrico trifásico a partida estrela triângulo.
Como o próprio nome já diz, este sistema realizará uma partida do motor trifásico em um fechamento estrela e após alguns segundos, quando o motor já partiu, o sistema irá migrar para o fechamento triângulo, vale lembrar que o intuito desta e de qualquer uma das partidas indiretas é reduzir a corrente elétrica no instante da partida (arranque) do motor elétrico trifásico.
Atente-se que neste caso é fundamental que o motor a ser utilizado possua em sua caixa de ligação, no mínimo, seis terminais de conexão pois o fechamento das bobinas será realizado com auxílio dos contatores que compõem o sistema da partida estrela triângulo.
NOTA: Antes de iniciarmos, vale lembrar que todo esforço em reduzir a corrente de partida produz uma diminuição do torque no motor, logo, por mais que aparente ser simples, a partida estrela triângulo deve ser aplicada corretamente em casos já previamente estudados para que não ocorra problemas no start-up do projeto.
Assim como as demais partidas indiretas que conhecemos, a partida estrela-triangulo também tem como principal objetivo reduzir a corrente de partida do motor, para que assim a corrente de partida seja menor, fazendo com que a partida seja mais suave e consequentemente mais viável para a maioria das aplicações.
Caso queira entender melhor o porquê a corrente é menor na partida estrela-triangulo veja nosso vídeo aqui
Como já sabemos, a partida estrela triângulo proporciona a redução da corrente elétrica do motor elétrico trifásico através do tipo de fechamento do motor, ou seja, realiza a partida em dois estágios.
Para isto, o motor deve possuir no mínimo seis terminais em sua caixa de ligação, para que assim seja possível, através do seu fechamento, receber até dois níveis de tensão (normalmente 220V e 380V).
O motor utilizado para este tipo de ligação, deve ter a possibilidade de, no mínimo, dois tipos de fechamento de suas bobinas, o fechamento em estrela ou triângulo. Desta forma, observe nas ilustrações a seguir o esquema elétrico que representa estes dois fechamentos em um motor de seis terminais, logo, três conjuntos de bobinas:
O Fechamento triângulo tem por definição permitir com que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V
O Fechamento estrela tem por definição permitir com que o motor receba o maior nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.
Não existe mágica, para alcançar o objetivo principal (redução da corrente elétrica) existem somente duas possibilidades, a redução da tensão elétrica ou a redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor (esta última é impossível para o motor do tipo gaiola de esquilo).
Sendo assim, para reduzir a corrente de partida, a partida estrela triângulo faz o seguinte:
Inicialmente o motor recebe a alimentação de 220V da rede de alimentação em seus terminais, neste momento o motor está na configuração “fechamento estrela”, proporcionado através do acionamento dos contatores K1 e K3 conforme a ilustração abaixo:
Como dito anteriormente, a tensão inserida no motor neste instante é de 220V. No entanto, sabemos que este fechamento existe para que seja possível a inserção do nível de tensão de 380V, desta forma, a tensão elétrica é dividida internamente em suas bobinas resultando em uma tensão de 127V (e deveria, teoricamente, ser de 220V). Ocorre então a redução da tensão elétrica no momento da partida do motor reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida (Ip).
NOTA: Com a diminuição da tensão e respectivamente a redução da corrente de partida teremos inevitavelmente a redução do torque do motor. Podemos afirmar que a corrente de partida será reduzida para 1/3 da corrente nominal, logo, se a corrente de partida do motor for de 100A, com esta opção de partida em estrela triângulo teremos uma corrente de 33A e respectivamente a redução de torque é na mesma proporção, ou seja, diminui para 1/3 do torque nominal.
O motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isto, após alguns segundos (estabelecido pelo fabricante do motor) a partida deve assumir o fechamento triângulo permitindo ao motor elétrico que receba tensão elétrica nominal de 220V em cada uma de suas bobinas. Portanto, na partida estrela triângulo, após a partida do motor, teremos o fechamento triângulo sendo executado pelos contatores K1 e K2, observe a ilustração:
Com isto temos a partida de motor elétrico trifásico através da partida indireta estrela triângulo.
Para o seu melhor entendimento, observe passo a passo a seguir:
Você pôde observar que a partida estrela-triângulo é uma das partidas indiretas mais utilizadas. Além do baixo custo, esta ligação possibilita também a partida mais suave do motor e a redução de 1/3 da corrente nominal. Lembrando também que esta ligação permite que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V.
Saber como e quando utilizar este tipo de ligação é bastante importante, assim como sempre se atentar para aplicar os conhecimentos da forma mais segura possível, evitando assim, possíveis acidentes elétricos.
Pensando nisso, desenvolvemos o curso de Comandos Elétricos, onde abordamos os principais assuntos e tendências sobre comandos elétricos, além de aulas práticas. Não perca esta oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos saiba mais aqui.
Para conhecer mais sobre as principais funções de comandos elétricos, acesse aqui: comandos elétricos.
Comentários
Everton Moraes
A função do K3 é realizar o fechamento em estrela no momento da partida do motor elétrico trifásico, note que ele realiza o curto circuito entre 4, 5 e 6 do motor…
Marcos
Como é feito esse chaveamento? Algum temporizador?
Everton Moraes
Depende de qual chaveamento está se referindo, se for a passagem de estrela para triângulo é utilizado sim um temporizador….
Odilon
Ola Everton, o motor esta ligado em estrela triangulo mas quando ele vai partir em estrela ele só ronca e em triangulo ele começa girar o que está errado? O motor é de 12 pontas de 15CV e está ligado em 220v.
ALEXANDRE
Everton nesse caso de partida estrela triangulo, se eu tiver um motor de 12 pontas tambem funciona?eu nao entendi no caso do K3 fecha se os contatos entre sí? jampea se, mas assim nao fecha curto nao?devemos usar um temporizador e quanto tempo depois ele trabalhará com a tensao normal?
Alexandre Junio
Meu caro amigo, eu nao entendi muito bem no caso de ligamento de estrela/triangulo, mais especificamente no caso do K3, sai com os cabos do K2 levo nos terminais /pontas do motor trago em paralelo para K3 e fecha se um curto nos bornes do K3?é isso? nao tem perigo do contator esquentar?nunca tentei isso nao, e como e onde instalaria o temporizador?
Vagner Matos
Posso fazer um sistema de partida indireta com uma tensão nominal de 380 V?
Qual?
Obrigado!!!!
Everton Moraes
Pode sim Vagner, mas deverá utilizar um motor de doze pontas…
jailton cavalcanti
Ou um de seis terminais cuja tensão menor seja de 380 volts, como um motor 380V/660V. Certo Everton?
Ibernon Neto
Parabéns pela explicação. Sugestão: Fazer um próximo tutorial mostrando a ligação estrela-triângulo para tensão nominal de 380V, com um motor 380/660V.
Sala da Elétrica
Muito obrigado ? Bons estudos!
Gleice Kelly
muito bem explicado gostei muito …..
parabens Everton
Everton Moraes
Muito Obrigado Gleice, seja sempre bem vinda!!!!
Gleice Kelly
como fazer uma ligaçao estrela triangulo com reversao ???
Everton Moraes
Olá Gleicde, vou colocar um artigo sobre este assunto aqui no site…
Gleice kelly
ola Everton e obrigada ….
Quando vai ser isso ?
Diego Souza
Boa Tarde, primeiramente gostaria de elogiar o site, achei muito interessante e didático, mas venho também alertar que na seção Condição de alimentação elétrica, nas duas imagens que representam a ligação estrela e a triangulo há erros, se fala que a tensão em estrela é maior e a em triângulo é menor sendo que sabemos que o contrário é que de fato é verdadeiro, sugiro a correção do fato. Atenciosamente
Everton Moraes
Olá Diego, As imagens estão expressam os fechamentos elétricos do motor trifásico, observe que o fechamento em triângulo será para um nível menor de tensão e respectivamente o fechamento em estrela será para um maior nível, por exemplo um motor que possibilite as tensões 200V e 380V teremos a tensão de 220V para o fechamento em triângulo e o fechamento estrela receberá a tensão de 380V
Espero ter respondido, Muito obrigado pelo comentário…
Um Forte Abraço
Roberto
Na verdade a tensão de alimentação estrela/triangulo é a mesma, o que acontece no momento em fechamento em estrela, é que o fechamento do motor esta em estrela para 380v e sendo alimentado com 220v de tensão de entrada, respectivamente 58% por isso a corrente é menor e o motor não deve trabalhar muito tempo nessas condições onde ocorrerá a queima do motor esse é o motivo que se recomenda essa condição aproximadademente 4 ou 5 segundos,
Quando o motor fecha triangulo 220v e a tensão de entrada em 220v o motor ja saiu do estado de enercia, assim atenuando a corrente de partida do motor.
comando esse recomendado para partidas com carga e acima de 5cv.
jailton cavalcanti
Exatamente, também enfrentei resistência ao explicar isso.
jailton cavalcanti
E parabéns pela sua paciência Everton.
Moacir Roberto
Já faz um tempo que estou batendo de frente com ESTRELA TRIANGULO ,a duvida é como posso fazer um comando para estrela triangulo se a minha tensão é 380V,porque a duvida onde trabalho há dois motores ligados em estrela triangulo mais especificamente um cilindro para mantas de borracha e ouço o motor urrar avezes ,neste caso não teria esse motor parti em triangulo e depois para estrela,seu artigo é bom e esclarecido,se poder tirar essa duvida ficarei grato desde já agradeço.
Everton Moraes
Olá Moacir, nesta situação você deverá utilizar a partida estrela triângulo utilizando um motor de doze pontas…
Jônatas
Caro Everton, as figuras no subtitulo, condição de alimentação elétrica apresenta um erro.
A legenda das duas figuras apresentam o mesmo texto final alterando somente a tensão:
A figura com título de “Ligação Triangulo” diz:
“o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V”
E a figura com o titulo “Ligação Estrela” diz:
” o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V”
No início do vídeo afirma-se que a tensão nas bobinas serão sempre 220V, obviamente isso não é possível, pois a partida não teria sentido. Já na segunda parte do vídeo chega-se a conclusão de que a tensão na bobina, na ligação estrela é de 127V.
Isso porque a tensão de linha da ligação em estrela é de 220V, que resulta numa tensão de fase de 127V. Na ligação triangulo sim, a tensão de fase é igual a de linha, que é 220V da tensão linha de uma rede trifásica 220V.
Existem basicamente dois tipos de rede trifásica, a rede trifásica 380V e a rede trifásica 220V.
Na rede 380V, a ligação estrela dará uma tensão 220V nas bobinas.
Na rede 220V, a ligação estrela dará uma tensão 127V nas bobinas.
Na figura que mostra o primeiro estágio você está utilizando uma rede trifásica 220V.
Mas nas duas primeiras figuras você fala em 380V…
Everton Moraes
Olá Jônatas, Mito Obrigado por comentar, vamos entender o que acontece, Primeiramente o fechamento em triângulo em um motor elétrico trifásico é sem dúvidas para o seu menor nível de tensão e o fechamento estrela para seu maior nível de tensão, supondo que este motor possibilite a ligação em tensões 220V e 380V teremos o fechamento triângulo para o 220V e respectivamente o estrela para 380V.
A partida estrela triângulo tem por objetivo reduzir a corrente de partida do motor no instante inicial de seu funcionamento, Ok? Então o que é feito para alcançar este objetivo? Reduzir a tensão, mas note que não fazemos uso de um transformador e por isto manipulamos o fechamento do motor através de contatores no diagrama de potência. Observe que a alimentação do motor no exemplo acima sempre será de 220V e no momento da partida o fechamento associado a ele é o Estrela que seria para 380V mas estamos a inserir 220V, sendo assim a tensão de fase neste momento será de 127V ao invés de 220V (Bingo! reduzimos a tensão interna do motor sem utilizarmos um transformador) Mas isto somente na partida do motor, na sequencia de seu funcionamento esta configuração é abandonada e o fechamento em triângulo assume a alimentação do motor.
Espero ter sido claro!
Muito obrigado pela atenção. Um forte Abraço
Jader Bissoli
Everton, o site é excelente, com informações claras e objetivas! Porém, sempre aprendi que: “quanto maior a tensão, menor é a corrente! Até mesmo vc afirmou isso, no post de transmissão de energia,onde elevam para 138kv transmitem e reduzem para 13.8kv. Com isso não entendi o funcionamento do 1º Estagio, onde vc diz “Ocorre então a redução da tensão elétrica no momento da partida do motor reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida (Ip).
Me esclarece por favor?
Fernando
Boa noite Everton.
Eu tive a mesma impressão que o Jonatas, mas trata-se apenas de um erro de interpretação nosso.
Trata-se de características construtivas da máquina, não da rede externa, que eu acredito que ele tenha interpretado.
Reforçando o que você mesmo disse: Caso você instale o motor em uma rede 380V, será utilizada a ligação estrela. Isso promove a equivalência 380V/(3^0,5)=220V do delta. Caso a rede seja de 220V, será utilizada a ligação delta. Para reduzirmos o pico de corrente de partida, “enganamos” o motor e aplicamos 220V na ligação estrela, ou seja 220/(3^0,5)=127V, o que obviamente deve ser aplicado apenas na partida pois trata-se de uma situação de sobretensão o que poderia prejudicar a máquina.
Obrigado pela explicação. Muito bom o site, parabéns.
Gleice kelly
ola everton como faço pra fazer um comando de um SEMÁFORO so com temporizador ??
Jhin Pantoja
Ola, eu queria saber se como fazer o fechamento do motor trifasico 380, minha duvida e onde alimentar sem dar curto.
Everton Moraes
Olá Jhin, veja este artigo! Motor de 6 Pontas, Acho que vai ajudar!!!!
Jhin Pantoja
Agradeço des de já.
Everton Moraes
Fique sempre a vontade para perguntar!!! Um Abraço!!!!
fabio pires de souza
OLA EVERTON eu estava vendo um artigo sobre dimensionamento estrela triangulo gostaria de saber se aquele 0,58 de raiz de 3 é fator de correção padrão para calculo de dimensionamento estrela triangulo.
Everton Moraes
Olá Fabio! na verdade este valor (0,58) simboliza a divisão 1/raiz(3), este valor é utilizado em função de ser um sistema trifásico de alimentação…
Evandro Matos
Bom dia, Everton.
Primeiramente, muito bacana a página, tudo muito bem explicado.
Estou com um problema na montagem de uma AY para um compressor com motor WEG W22Plus 10HP 220/380V.
Na comutação de Y para A o sistema desliga, desarma disjuntor. Acionando o comando somente em Y ele parte, acelera por cerca de 5seg até estabilizar e com 10seg o temporizador comuta para A desligando o sistem. Se manter só em Y fica tudo tranquilo, se ligar somente em A ele parte direto normalmente, isso com a mesma ligação com sem mudar o fechamento no motor, só tirando o relé de tempo e passando a ligação da chave do quadro para uma contatora ou outra.
Isso descarta algum problema na ligação do motor? Descarta problema no comando?
As correntes medidas em A nas tres fases estão em 175-185Amp Ip e 26-28Amp In. Dentro das especificações do motor…isso exclui problemas de fechamento?…deveria ter alguma variação muito maior de correte de Ip e In em alguma das fases se estivesse com algum fechamento errado?…e deveria impossibilitar a partida, gerando ruido no motor, roncar, ou desarmar por relé de sobrecarga?
Estou achando que pode ser o tempo de comutação de Y para A do relé de tempo utilizado, modelo COEL AY. O relé especifica um tempo de 50ms para comutar, já o relé da WEG RTW-ET especifica um tempo de 100ms.
Estou tentando contato com pessoal da WEG para mais informações sobre as especificações do motor, sobre esse tempo de comutação, sobre os componentes utilizados, se por algum motivo a contatora CWM25 para Y está demorando mais tempo para abrir do que a contatora CWM32 para A está demorando para fechar gerando curto entre as fases.
Os componentes utilizados foram:
1x Disjuntor Tripolar Schneider 32A;
2x Contatoras WEG CWM32;
1x Contatora WEG CWM25;
1x Relé Sobrecarga WEG RW27D;
1x Relé Falta de Fase RCG;
1x Relé Temporizador COEL AY;
2x Contato Aux. NF.WEG BCXMF01;
Gostaria da sua opinião sobre o caso…
Att.
Everton Moraes
Olá Edvandro
Quando você indica que está desligando, provavelmente seria o desarme do disjuntor correto?
Primeiramente seria bom visualizar o diagrama para poder te ajudar melhor, no entanto verifique se o tempo de comutação do temporizador não está inferior com o que é especificado pelo fabricante do motor (WEG), o pico da corrente no momento da comutação para triângulo pode estar desarmando o disjuntor.
Outro ponto seria analisar o diagrama de potência para verificar se os contatores responsáveis pelo fechamento em triângulo não está por algum motivo realizando este fechamento de forma incorreta (1-6, 2-4 e 3-5).
Se isto não for suficiente mande-me um e-mail com o diagrama para que eu possa dar uma olhada…
Fico no aguardo
Um Abraço.
DES
E ai pessoal tenho uma partida estrela triangulo por clp, uma saida do liga em estrela e uma outra em triangulo, e um contato fora de cada partida alimento o contator princial.
isso funcionária?
Everton Moraes
Funcionará sim, levando em conta que teremos três contatores de potência que será responsável por este acionamento.
Gilmar
Meu caro estou aqui numa cidadezinha de 2000 hb. imagina leigo no assunto de eletricas tenho uma lavanderia preciso usar uma chave estrela triangulo para arrancar o motor com velocidade reduzida e depois para potencia maximA É UMA CENTRIFUGA DE ROUPAS INDL. AQUI a energia é trifasica 220/380 comprei uma chave estre triangulo da schneider mod PRM6030 tripolar 30A 500V para motor trifasico 9,0HP em 220V, liguei em um motor de 5 CV qdo liguei a chave em estrela funcionou certinho mas qdo mudei para triangulo queimou o motor que estou fazendo errado as seis pontas foram ligadas certas
Everton Moraes
Olá Gilmar, Muito provavelmente o segundo estágio de funcionamento (triângulo) está fechando o motor de maneira errada analise que neste segundo estágio o motor deve estar fechado da seguinte maneira L1+1-6, L2+2-4 e L3+3-5, outro detalhe é que o relé térmico deverá estar ajustado para uma corrente de 58% a corrente nominal. Somente deverá manter o ajuste da corrente o nominal do motor se estiver a usar um disjuntor motor.
Um Abraço
lucas
ola everton
gostaria de saber ,no fechamento estrela, triangulo a tensao em estrela e 220v
por consequência ,a tensão nas bobinas sera 127 v, mais porque a tensao
sendo menor vai diminuir a corrente eletrica na partida
quanto menor a tensao maior a corrente então por que vai diminuir se a minha tensao
vai ser menor
Everton Moraes
Olá Lucas, Analise que no caso do motor elétrico, a corrente é em função das características resistivas principalmente e está é fixa, analisando a lei de ohm, se a resistência se mantém e variamos a tensão a corrente vai variar diretamente proporcional a variação da tensão…
Espero ter respondido nestas poucas linhas, até mais
Um Abraço
Fábio
Olá Everton,
Como vc vem dizendo no texto: O motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isso……
Existe alguma explicação para isso. O que aconteceu em um serviço foi exatamente isso, um motor deveria ser ligando em triangulo, queimou por ter sido ligado em estrela,
mas a minha duvida principal é porque? se em ligações estrelas a corrente em cada enrolamento é menor. certo?
Everton Moraes
O problema é que se ligado com o fechamento em estrela e alimentado com 220V por exemplo, temos o torque do motor reduzido e assim o motor será exigido pela carga fazendo portanto a corrente aumentar levando o motor a queima
caetano
caro Everton por quer toda partida estrele triângulo tem K3 fechar antes de K1 não pode K1 fechar K3
Everton Moraes
Para evitar o desgaste dos contatos de K3 no momento em que ele é acionado, se estivesse alimentado o K1 no momento em que fechasse os contatos de K3 existiria um arco voltáico prejudicial ao contator…
Otacílio F. Silva
E possível da partida estrela triangulo em motor de 12 pontas 380v 440v. Qual a maneira correta de fechamento das pontas.
Tensão de alimentação 380v. Trifasico.
Abs.
Otacílio F. Silva
Everton Moraes
Existe sim Otacílio, vou criar um artigo sobre este assunto… Um Abraço.
jailton cavalcanti
Esse eu quero ver!
wenderson
olá eu tenho uma duvida como o motor troca rapidamente da ligação estrela para triângulo sem nenhuma chave para fazer essa troca?
Everton Moraes
Atente-se no diagrama de potência, os contatores são os responsáveis pela mudança de fechamento do motor. Assista o vídeo que eu deixei este ponto bem em destaque..
edsonvalin
Professor existe um esquema com contatores para partida estrela/triangulo com um motor de 12 pontas?
Everton Moraes
Existe sim Edson, vou colocar em meus projetos para um próximo artigo
Obrigado pela dica
José Carlos
muito bom mesmo esta iniciativa isso ajuda muito obrigado.
Everton Moraes
Muito Obrigado José Carlos
José Carlos
MUITO BOM
Everton Moraes
Muito Obrigado José Carlos
Fique sempre a vontade para perguntar..
Muito obrigado pela visita
Um forte abraço
Lucas
Boa noite Everton, muito bom seu canal, sempre leio seus novos artigos, meus parabéns.
Bom gostaria em relação a partida estrela-triangulo que disponibiliza-se o diagrama de força desta partida utilizando um motor de 12 terminais, visto que a maioria das vezes essa partida é realizada com motor de 6 terminais, porém com 12 terminais creio que há uma certa falta de conhecimento sobre esse assunto por algumas pessoas. Além do mais como seria, caso exista essa possibilidade, uma partida estrela-triangulo em uma industria por exemplo que utiliza tensão trifásica de 380V entre fases, se possível fazer um resumo, bem como o diagrama desta partida, creio eu que várias pessoas possuem esta mesma dúvida. Desde já agradeço.
Vinicius
Explique porque não é recomendável utilizar a chave Estrela-Triângulo para partida de motores “Em Carga”.
Vlade
ola .. por que em estrela triangulo vc reduz a corrente de partida e conseguentemente o torque inicial do motor, se vc partir com carga provamente este motor dependendo da carga nao consiga dar partida, e ou algum dano ao motor se sua protecao nao for adequada
Roberto
Olá Everton, muito elucidativo este site. Mas uma pergunta eu tenho que fazer:
Toda partida seja ela estrela ou triângulo vai ter o mesmo diagrama de comando? Pois eu fico confuso no momento de saber como efetuar ou até montar o circuito de comando. O quê eu devo ler afinal para ficar mais elucidativo para mim? Teria como me ajudar? Muito obrigado desde já pela sua ajuda…
Everton Moraes
Olá Roberto,
Sim, se a partida for uma partida direta a única coisa que irá mudar é o fechamento do motor (estrela ou triângulo).
Julio C.P. Andrade
Estou precisando instalar um compressor cujo motor é de 5CV, In = 8,7A e Ip= 54A . Voce poderia sugerir algum tipo de contator de partida para fazer essa comutação estrela-triangulo e possibilitar a redução dessa corrente de partida?
O padrão de alimentação é de tensão 220v. Assim como ocorre a redução da tensão na partida estrela nas bobinas do motor acontece também a elevação da tensão para 380v da mesma forma ou seria necessário para alimentação um padrão com tensão de 380v?
Daniel
como é o fechamento do motor 12 pontas em estrela triângulo, a minha nominal é 380v e a marcação dos cabos é por letras ex:(u1,v1,w1…) por favor me mande resposta?
geragodoy
O MOTOR COMUM 12 PONTAS NÃO PODE SER LIGADO EM ESTRELA/TRIANGULO NA TENSÃO 380V, PRECISA SER UM MOTOR COM BOBINAMENTO 380/690V
leandro
estou começando agora nessa área e é bem legal aprender mais aqui no site
Seneval Martins
estou com dificuldade em relacionar os códigos u1,v1, w1,u2,v2,w2, com os numeros 1,2,3,4,5,6 obrigado.
Miguel Araujo Filho
Olá professor Everton boa noite. eu gostei muito desse site o mesmo é muito educativo para nos apaixonados pela eletricidade, espero muito contar com você quando eu tiver minhas duvidas que as mesma serão mitas rsrsrsrs. do seu amigo miguel.
emerson
gostaria que vc mandasse o arquivo pdf com as 10 partidas de motores nao consegui baixar pode mandar no meu imail [email protected]
Eng° Everton Moraes
Olá Emerson, já te encaminhei por e-mail
Robson oliveira martins
se a ao invés de 220 v fosse 440 v a alimentação, o fechamento seria o mesmo?
Eng° Everton Moraes
Bom! será um pouco diferente, o fechamento muda um pouco.
estarei criando um artigo sobre este assunto e em breve colocarei aqui na Sala da Elétrica, Assino a Newsletter que receberá em seu e-mail…
Um abraço
Diego Braz
Você poderia me explicar qual a diferença de um diagrama de potencia e um diagrama de comando??
Fabrício
Olá Everton,
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site.
Estou com uma dúvida, estou com um gerador 220/110 3~ + N 38kVA. Consigo instalar motores trifásicos nessa rede, são motores de 10cv. consigo partir-los com triangulo-estrela?
emerson
ola! Everton gostaria de saber como faço para fazer um fechamento de um motor 3~ quando o mesmo não tem nenhuma identificação.
Manuel bauluane
ola, professor, ajude me por favor porque existe a ligacao estrela triangulo, quando a usamos e quando nao podemos a usar e porque?
Antonio Oliveira
Oi Everton, minha duvida é a seguinte: Na tensao de fase 220V e tensao de linha 380V utilizando a partida estrela/trinagulo o motor parte fechando em estrela 380V e após a contagem de tempo retorna para trinagulo 220v, neste caso o mtor nao permaneceria trabalhando numa tensao menor?
Eng ° Everton Moraes
Não, pelo contrário, se analisar a tensão elétrica será a nominal sendo que o motor neste momento ficará com seu fechamento em triângulo, exatamente o fechamento para a tensão de 220V. No primeiro estágio que alimentamos com 220V e fechamos em estrela sim temos uma tensão reduzida nas bobinas e por consequência a corrente também reduz, mas isso é somente para a partida e durante um intervalo de tempo curto…
Marco Antonio
Sua explicação (na parte que contém as primeiras imagens da ligação estrela triângulo) existe um equívoco. Está escrito que “O Fechamento Triângulo tem por definição permitir com que o motor receba o menor nível de tensão” e que o estrela fornece o maior nível de tensão. Está errado. O correto é estrela = menor tensão e triângulo = maior tensão. Vai dar um nó na cabeça de quem está aprendendo. Por favor corrija.
Eng ° Everton Moraes
Olá Marco, tudo bom? não está errado, o correto é sim triângulo para tensões menores e estrela para tensões maiores.veja esta imagem AQUI
Júlio César
Realmente está bem confuso. Se começa com menor tensão para suavizar a partida, como que começa m Estrela que é a de maior tensão?
Afonso Henrique
“Não existe mágica, para alcançar o objetivo principal (redução da corrente elétrica) existem somente duas possibilidades, a redução da tensão elétrica ou a redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor (esta ultima é impossível para o motor do tipo gaiola de esquilo).”
Caro Everton, muito bom seu site, parabéns pela iniciativa. No texto você afirma que para diminuir a corrente de partida existem duas possibilidades, a redução da tensão elétrica e/ou a redução da resistência elétrica dos enrolamentos do rotor. O correto seria o aumento da resistência das barras do rotor, não a diminuição. Pois na partida o escorregamento é unitário e a resistência do rotor vai ser menor do que quando ele estiver operando em regime permanente. Então para diminuir a corrente é necessário aumentar a resistência rotórica. O que não é possível para um motor gaiola de esquilo.
FLAVIO ALVES
BOA TARDE,
CARO AMIGO.
TENHO UM MOTOR TRIFASICO COM SEGUINTES CARACTERISTICAS
CV = 4.0
REND. = 0.70
COS = 0,60
QUAL A LIGAÇÃO DEVO FAZER?
Estrela Triângulo?
ATT
FLAVIO ALVES
31 – 9748-0046
wando silva
Partida direta
thales santana abrante
qual a conclusão disto?
Adam Knight
Se na partida , inicialmente em estrela a tensão é maior e a corrente é menor, seria correto afirmar que o conjugado também é elevado devido o conjugado ser proporcional ao quadrado da tensão?
E em triângulo a tensão é menor e a corrente maior , o conjugado seria menor em relação ao conjugado do fechamento em Estrela?
Alguém poderia me esclarecer isso?
Felipe Manoel
Na partida estrela tanto a tensão quando a corrente são menores, por conta da tensão maior. A proporção é o valor em triângulo dividido por raíz de 3 (aprox. 1,73). Abs.
geragodoy
OLA PESSOAL, A PARTIDA ESTRELA/TRIANGULO DEPENDE MUITO DA EMPRESA, TRABALHEI EM UMA EMPRESA TÊXTIL QUE OS MOTORES ACIMA DE 7,5 CV TODOS PARTIAM EM ESTRELA/TRIANGULO, AGORA TRABALHO NO MAIOR GRUPO SUCROALCOOLEIRO DO PAÍS E AS PARTIDAS SÃO TODAS QUANDO NÃO DIRETAS FEITAS ATRAVÉS DE CHAVE COMPENSADORA, SOFT START E INVERSORES DE FREQUÊNCIA PELO MENOS NA UNIDADE ONDE TRABALHO NÃO EXISTE ESTRELA/TRIANGULO.
alexandre
as partidas estrela triangulo ou com chave compensadora são ultrapassadas, as empresa que tem um investimento maio e estão querendo modernizar as partidas são soft ou inversor muito melhor em minha opinião particular.
Tiago Almeida
olá vc teria um curso on-line de montagem de painéis?
tarso
boa noite Everton gostaria de saber qual a diferença de uma chave compensadora soft start pra um inversor de frequência
Everton Moraes
Olá Tarso, O Soft Start tem a finalidade de controlar/reduzir a corrente de partida do motor, o inversor de frequência tem como objetivo principal o controle da velocidade, existem hoje modelos de inversor de frequência que além de controlar a velocidade ainda faz o papel do softstarter também…
Junior
Prezado,Estava estudando um pouco de chave estrela-triangulo e me deparei com essa questão. Você poderia me ajudar?
Na sua opinião, a afirmativa 3 é Verdadeira ou Falsa?
Essa mesma questão já possuiu dois gabaritos, Letra B e Letra C.
Fiquei confuso, pois achei a questão ambígua e queria a opinião de algum professor.
Desde já agradeço.
Felipe Manoel
Bom dia colega. Sou professor de eletricidade. A afirmativa 3 é falsa (C incorreta), pois existem motores com mais de seis terminais acessíveis, exemplo motores 12 terminais da siemens.
Link para consulta: http://w3.siemens.com.br/drives/br/pt/conversores/conversores-bt/sinamicsv/sinamics-v20/documentacao/faqs/Documents/Motores%20-%20Guia%20de%20Instala%C3%A7%C3%A3o.pdf
Att.
Jackson Woshy
Letra C
Jayme Luiz
estou de acordo c
Allan Andrade
Minha duvida é eu sendo projetista quando indicar a utilização em detrimento da outra?
Paulo Silva
Bom dia, estou com um motor que possui uma partida estrela triângulo e era ligado em um rede 220v trifásica.
Agora preciso ligar essa partida estrela triângulo em uma rede 380v trifásica.
Já fiz partida direta nesse motor em 380v. Gostaria de saber se posso simplesmente ligar o 380v onde era ligado o 220 na partida estrela triângulo. Obrigado!
Natan OLiveira
Boa tarde, Preciso de referencia normativa que indica numero maximo de partidas em um determinado tempo para partida direta e partida estrela triangulo.