Entenda o real problema do fio neutro interrompido em uma instalação elétrica e saiba exatamente com identificar e solucionar transformando em oportunidade.
Por diversas vezes já fui questionado em relação ao neutro interrompido, e se esta é uma dúvida ou necessidade que você tem em relação a instalações elétricas pode ter certeza que este artigo é para você.
Este é um dos típicos problemas de uma instalação elétrica que é causado em função de má instalação e também de não conhecimento técnico do assunto.
Analisando podemos chegar a conclusão que em diversos casos somos questionados por situações onde o grande problema é a intervenção de profissionais sem capacitação realizando instalações elétricas sem nenhum quesito técnico ou por problemas do cotidiano como um cabo rompido por um roedor (rato).
Para entender melhor sobre o assunto continue lendo este artigo.
Você já deve ter escutado a seguinte frase:
“O 110V virou 220V na minha casa”
Bom, quando este é o argumento, a identificação do problema é, teoricamente, rápida, fio neutro interrompido.
O grande problema é identificar e solucionar esta ocorrência, veja que podemos listar no mínimo 3 causas:
É claro que estas são simplesmente 3 possíveis causas e de antemão te convido a comentar logo abaixo se você teve um problema como estes que eu listei.
O principal problema de um fio neutro interrompido é que quando isso ocorre temos um comportamento do circuito onde a tensão elétrica pode elevar e com isso a queima de equipamentos e eletrodomésticos é praticamente inevitável se estes não forem fullrange (bivolt).
Isso ocorre porque em diversas situações, possuímos cargas elétricas na instalação com as características resistivas e/ou indutivas, veja na imagem abaixo:
Estas cargas fazem com que sua própria estrutura se transforme em um condutor e quando acontece o rompimento do neutro existe uma espécie de retorno por suas estruturas.
Outro caso é quando o profissional não qualificado ou o leigo acaba instalando o disjuntor no neutro, quando este vem a desarmar o comportamento é idêntico.
Como você pode observar na imagem abaixo, quando existe o rompimento do neutro o circuito se comporta como um circuito série.
Nesta hora podemos afirmar que a carga resistiva ou indutiva acaba contribuindo para que exista um retorno na instalação fazendo com que o circuito que antes era 127V se transforme em algo próximo a 220V.
Observe que neste instante o componente/equipamento que está ligado ao circuito acaba recebendo uma tensão com valor acima do suportado, por exemplo, antes alimentado por 127V agora recebendo 220V.
Eu não me canso de falar que você, como um profissional da área elétrica deve ser estratégico em todas as suas ações, todos os serviços prestados e todos os seus contatos com possíveis clientes.
Quando falamos de resolver um problemas, neste caso o cabo neutro interrompido, não é diferente.
Observe que quando um cliente te procura para este tipo de intervenção ele está com um problema e “o que você falar é lei”.
Analisando o tipo de cliente você pode tomar a seguinte ação:
Caso seja um comércio ou pequena indústria você mostra o prejuízo que ele teve para mostrar a necessidade de contratar você como um prestador de serviço de manutenção preventiva para não ter novamente problemas igual ou parecido a este.
Se for um cliente residencial/predial você deve usar a mesma ideia anterior, no entanto, sabemos que não é comum um contrato de manutenção para este público alvo, então você deve se embasar no capítulo 7 da NBR5410 para mostrar a necessidade de verificar toda a instalação, pois com certeza existirá mais intervenções técnicas para que seu cliente não tenha novos prejuízos.
Quando você analisar um problema de cabo neutro interrompido quero que você lembre de identificar todas as possibilidades que possam ter ocasionado este problema, mas não perca a oportunidade de fazer deste problema uma forma de monetizar sua mão de obra.
Comentários
ivan prado
se eu entendi bem, é se eu tiver um neutro para cada circuito isso nunca vai acontecer, se houver qualquer interrupçao ou o fio se desemendar em qualquer lugar, só vai ficar sem energia correto? e parabens pelo assunto muito importante!
Carlos Alberto Ribeiro de Freitas
negativo, isso vai acontecer com o neutro em geral, pois não esta isolado dos outros circuitos, pois vem do barramento do quadro de distribuição onde todos os circuitos em 127 v estão ligados. aconteceu comigo.
Maria da Glória
professor neste caso de neutro interrompido, se o circuito tivesse aterramento, teria mudado algo?
Pingback: Best Writing Service
Thiego Loureiro
Boa noite Everton e Toda Galera presente!
Everton! Realmente o comentário do Carlos Alberto em resposta ao Ivan Prado, no meu entendimento também é pertinente, já que independente de termos um neutro para cada circuito, esses neutros estão interligados em um ponto comum que é o barramento de neutro do QDC, onde desse ponto em comum, alimentam os demais circuitos.
Com isso consigo no presente momento identificar duas situações:
Considerar dois circuitos distintos, com 1 disjuntor para cada, com 2 fases diferentes onde cada uma alimenta um ckt e com um neutro para cada ckt partindo do barramento de neutro do QDC
Por favor Everton e demais interessados, favor comentar e apontar erros nos raciocínios abaixo descritos.
1) O neutro sofreu interrupção a partir do barramento neutro do QDC até entre um dos pontos que o circuito alimenta. Nesse caso como o neutro vai estar interrompido após o barramento de neutro, que é o ponto comum de interligação entre os condutores neutros que alimentam todos os circuitos, não ocorrerá ligação em série quando houver dois equipamentos ligados em pontos diferentes de circuitos distintos, até o barramento neutro do QDC. Por isso não ocorrerá o problema da questão nessa situação;
2) O neutro sofreu interrupção antes do barramento neutro do QDC. Nesse caso sim ocorrerá uma ligação em série quando dois equipamentos forem conectados em pontos diferentes de circuitos diferentes, proporcionando que a tensão de fases distintas cheguem até o barramento neutro que é o ponto comum do condutor neutro que alimenta os demais circuitos.
Everton! Caso tenha cometido algum erro de raciocínio nas duas situações acima, favor me corrigir e caso estejam corretos, no segundo caso, caso seja possível, qual a melhor forma de se evitar que isso ocorra em caso de rompimento do condutor neutro antes do barramento de neutro do QDC?? Tem algum dispositivo, equipamento ou procedimento que possa evitar que essa situação ocorra???
Thiego Loureiro
Retificação do caso 1:
Onde se lê “O neutro sofreu interrupção a partir do barramento neutro do QDC até entre um dos pontos que o circuito alimenta”, leia-se “O neutro sofreu interrupção a partir do barramento neutro do QDC, no máximo até e antes da primeira ramificação/derivação que leva esse condutor neutro para os diversos pontos que podem compor esse circuito”. Dependendo da estrutura e distribuição desses condutores neutros pelos eletrodutos e as conexões de derivação do circuito, poderia ocorrer a ligação em série conforme explicado no vídeo.
Nota: Aterramento
Everton! No exemplo do caso dado no vídeo, é claro o problema. Agora no caso de um bom projeto elétrico, e dando como exemplo as duas situações que coloquei acima, a falta de aterramento seria a causa desse problema? Ou seja, mesmo tendo aterramento, na situação do vídeo, a interrupção do neutro o circuito ou os pontos ficaram sem esse, mas nos dois casos acima, tendo aterramento, isso evitaria que esse grande problema ocorra ou não, ocorreriam mesmo assim???
Pingback: Best Writing Service
Junior
Pessoal , uma dúvida. Caso haja possibilidade de de abrir o circuito desligando-o no disjuntor geral, e se eu colocar uma rastreador de cabos no início do neutro, eu consigo identificar o ponto em que está rompido o neutro, correto ?
wellington santos
Achei interessantíssimo o tema, PARABÉNS, mas me “criou uma dúvida”:
No motor da geladeira, já que da esta passagem e coloca o fase em série, pq quando o neutro esta ligado, não gera um curto circuito?
Douglas
tenho um interreptor parelelo na minha casa, eu troquei o interruptores, agora para de funcionar um ou as vezes os dois, como faco para identificar os cabos para ter certz quais sao retornos e etc?
Carlos Henrique Espindola de Andrade
Boa noite Everton Moraes. Tem um problema na casa da minha cunhada, que possivelmente pode ser referente ao neutro, e gostaria da sua analise. O relato é o seguinte: A casa é alimentada com 2 fases e um neutro comum, sendo que uma fase + neutro alimenta o chuveiro em 127V, e a outra fase + neutro alimenta todo o restante da casa (iluminação + tomadas) em 127V. Bom, quando se liga o chuveiro, a tendência normal seria a tensão dar uma queda, mas não é o que acontece. Na verdade, quando o chuveiro é ligado a tensão aumenta nas tomadas e da pra sentir que a iluminação aumenta o brilho. Quando fiz os testes, na época, quando foi ligado o chuveiro a tensão nos bornes do mesmo de 124V caiu para 94V, mas nas tomadas de 124V aumentaram para 130V. O que pode ser esse problema? Aguardo seu retorno.
Ronaldo
Se o circuito tiver com DR instalado estará protegido contra este problema? Pois com o Neutro interrompido detectaria o não fechamento do circuito?
Engª Camila Andrade
Ronaldo,
Neste caso o DR não irá desarmar.
O DR só terá alguma ação em caso de fuga de corrente (choque elétrico, ou fuga em carcaça).
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Téc. Gil Tamele
Sim mudaria, porque o condutor terra também funciona como auxilio de descargas ou podemos dizer que o aterramento funciona como um “Segundo Neutro”
Carlos Duarte
A descrição do problema não poderia ser mais clara. Contudo, fiquei sem perceber o que é necessário fazer numa instalação elétrica para garantir que cada circuito (cada fase) tem o seu próprio neutro.
Se o fornecimento de eletricidade do exterior pressupõe apenas 4 condutores (3 fases e 1 neutro), como é que pode ser garantida a separação do neutro pelas 3 fases dentro da habitação? Que equipamento e/ou técnica é necessário ter em conta para proteger a instalação elétrica contra o problema descrito?
Engª Camila Andrade
Olá Carlos, tudo bem?
Então você deve distribuir o seu abo neutro que vem da rede através de um barramento de neutro. Desta forma você terá um neutro para cada circuito ou para cada conjunto de circuitos.
A menos que o problema seja o neutro que vem da rede… mas para evitar o problema dentro da sua residência, é feito desta forma.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Leandro
Boa noite Everton, vc tem um modelo de contrato de manutenção que pudesse compartilhar? Um que contenha o escopo, quais serviços seriam realizados dentro da preventiva, quantidade de atendimentos, valores….
Obrigado.
Caio Paiva
Olá Leandro.
Tudo bem?
Infelizmente não temos este conteúdo.
Continue nos acompanhando.
Atenciosamente,
Jefferson Araujo – Sucesso do Cliente.
Sala da Elétrica.
Gabriel Almeida de Moura
Boa tarde, trabalho em uma indústria alimentícia e aqui estamos com um problema parecido. Existe um cabo NEUTRO de 185 mm2 que sai de um transformador de 750 KVA e alimenta um barramento de NEUTRO em um CCM (ccm2). Quando medimos a tensão fase R-Neutro temos 170 V; quando medimos fase S-Neutro temos 240 V; Quando medimos fase T-Neutro temos 260 V.
Do mesmo transformador sai mais um cabo de 185 mm2 do barramento de NEUTRO para alimentar outro CCM (ccm1), e neste as tensões são normais (220 Fase-Neutro e 380 fase-fase). Seria um caso de NEUTRO rompido ?
Jefferson Araujo
Olá Gabriel,
Sim, é bem provável que sim…
Atenciosamente,
Jefferson Araújo
CS-Sala da Elétrica
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.