É muito provável que você conheça ou já escutou alguém falar sobre a Partida Direta de Motores Trifásicos, bom a este sistema de partida, como vimos anteriormente (acesse aqui o post da partida direta), se aplica à motores que possuam potência igual ou inferior a 10cv. Quando a partida direta é escolhida como chave de partida a ser utilizada, devemos atentarmos nos dispositivos de acionamentos que serão empregados, como por exemplo o contator, relé térmico e etc. Caso contrário poderemos ter a redução da vida útil destes componentes. Algumas “regras” deverão ser obedecidas para a escolha destes componentes no dimensionamento partida direta.
Trataremos a seguir das principais características técnicas para podermos dimensionar uma partida de motor elétrico trifásico.
O motor a ser considerado neste artigo será um motor tipo gaiola de esquilo e poderá receber qualquer nível de tensão elétrica, podendo portanto estar com seus terminais proporcionando um fechamento em estrela ou triângulo (isso não implica no dimensionamento) relembre abaixo os fechamentos estrela e triângulo:
Para tornar nosso aprendizado mais pático, iremos partir do pressuposto que possuímos um motor elétrico trifásico com as seguintes características:
Motor elétrico trifásico de 30cv de potência, 4 polos e será energizado a uma rede de alimentação trifásica de 380Vac/60Hz. A corrente nominal informada pelo fabricante é de 44A e possui como fator de corrente de partida: Ip/In=8,0. Este trabalha em regime normal de manobra com rotor gaiola de esquilo e desligamento em regime, por fim, possui tempo de partida de 5 segundos.
OBS: A Categoria de emprego dos componentes será AC3, pois trata-se de aplicação de motor elétrico trifásico de indução e a interrupção se efetua com o motor em regime
Considerando que o contator, neste tipo de acionamento, conduzirá 100% da corrente do motor, temos que a corrente do contator deverá ser igual ou superior a corrente nominal do motor elétrico trifásico, veja a seguir:
Formula
|
Logo teremos para nosso exemplo: A corrente elétrica a ser considerada ao contator K1, chamda de corrente de emprego será de 50,6A como podemos observar no cálculo acima |
Consultando o catálogo do fabricante do contator escolhido, determinaremos qual o modelo que atende a necessidade, veja que neste caso utilizaremos como referência o catálogo do fabricante WEG, sendo assim teremos o seguinte contator:
O contator escolhido foi o CWM65 que, utilizado na classe AC3 conforme necessidade do exercício proposto, pode ser aplicado para potências nominais de até 40cv conforme o item “B” acima (nossa necessidade é de 30cv). Este mesmo contator é aplicado a uma corrente de emprego máxima de 65A conforme o item “A” na figura anterior, nosso cálculo determinou uma corrente mínima de emprego de 50,6A.
Aproveite para interagir com o catálogo eletrônica e assim se habituar com esta prática de consulta, clique na imagem abaixo e acesse para consulta e também o download:
Acesse a página 3
O relé térmico tem a função de proteger a integridade do motor elétrico, desta forma, este deverá possuir em sua faixa de ajuste, a mesma corrente nominal do motor e também deverá ser compatível ao contator escolhido, pois caso contrário não será possível realizar sua montagem ao contator. Veja na ilustração abaixo o relé térmico escolhido…
Observe que o modelo de relé térmico escolhido é o RW67-2D (B) que, por sua vez, é compatível com o contator selecionado anteriormente (A). A corrente nominal do motor fornecida pelo fabricante é de 44A conforme mencionado no início do exercício, portanto, além de determinarmos o modelo do relé utilizado, devemos encontrar uma faixa de ajuste compatível a corrente nominal. Já que In=44A escolhemos a faixa de ajuste de 40 a 57 (C).
Consulte estes valores no catálogo
Acesse a página 5
Próximo de finalizarmos este artigo, iremos agora para o ultimo passo de nosso dimensionamento de partida direta. Serão necessário três situações para determinarmos os fusíveis de proteção, são eles:Antes de determinarmos o fusível devemos submeter o fusível escolhido em três situações distintas que implicará na proteção do circuito como um todo.
Antes de mais nada temos que reconhecer que, neste caso, o fusível terá como função, garantir a proteção do circuito de acionamento do motor e não a proteção do motor propriamente dita.
Quando tratamos de proteção do motor através de fusível devemos nos atentar que, no momento da partida, o motor possui a corrente de partida elevada, podendo chegar a 8 vezes a corrente nominal, sendo assim teremos que utilizar os fusíveis de acionamento retardado para que estes não sejam acionados no momento da partida do motor.Em nosso exemplo o motor executa sua partida em 5 segundos, tempo este em que a corrente de partida terá seu valor acima da nominal, então determinaremos a corrente do fusível baseado nestas características bem como a corrente de partida do motor elétrico trifásico.
Determinando a corrente de partida do motor
Formula
|
Logo teremos para nosso exemplo: A corrente elétrica no momento da partida do motor será de 352A aproximadamente. |
Conhecendo a corrente de partida e o tempo que o motor leva para chegar em seu valor nominal de rotação podemos determinar o valor de fusível a ser aplicado. veja na ilustração abaixo estas informações aplicadas ao gráfico do fabricante do fusível:
Observe que o fusível escolhido foi o de 63A Retardado
A corrente do fusível dever ter valor superior a 20% da corrente nominal do motor elétrico a qual será aplicado. Logo, teremos a seguinte fórmula:
Formula
|
Logo teremos para nosso exemplo: A corrente elétrica que representa a corrente nominal do motor acrescida de 20% é 52,8A aproximadamente |
Portanto teremos o seguinte valor de corrente:
A corrente calculada de 52,8A é inferior a corrente determinada na 1° situação, portanto o fusível escolhido de 63A através do gráfico atende a necessidade desta segunda situação de escolha do fusível.
Nesta terceira e ultima situação observaremos se o fusível irá proteger os dispositivos de acionamento do motor (contator e relé térmico), para isso devemos garantir que a corrente do contator, bem como a do relé térmico seja superior a do fusível escolhido. veja:
IF MÁXIMA DO CONTATOR = 125A |
IF RELÉ TÉRMICO = 100A |
|
|
Tendo em vista que se faz necessário, para a seletividade dos fusíveis, o atendimento dos três requisitos (situação 1, 2 e 3) podemos afirmar que o fusível escolhido de 63A atende perfeitamente as necessidades que o circuito de partida direta exige em sua proteção.
Um link interessante para o dimensionamento de sistemas de partidas de motores:\
Instruções:
Clique na imagem abaixo para acessar:
Comentários
Raclenir Lopes
Parabéns pelo site! Está me ajudando bastante, pois estou me formando e já me preparando para os concursos públicos e estou revisando a parte de comandos pelo seu site! Material muito bom, parabéns!
Everton Moraes
Muito Obrigado Reclenir Lopes… Gosto muito de fazer isto aqui e conto com todos vocês para ajudar a divulgar este meu trabalho… Desde já agradeço sua visita e seja sempre bem vindo!!!
Marco Aurelio Torres
meu nome é Marco Torres, desculpe, mas no seu artigo fala em partida direta ate 10CV e seu exemplo foi com 30 CV, achei deveras interessante o conteúdo, apenas queria fazer esta observação que contradiz o limite da partida direta, ótimo trabalho.
Everton Moraes
Muito obrigado Reclenir e boa sorte nos concursos, sempre que precisar entre em contato
Paulo Haryson Fernandes Gomes
Parabéns pelo site! Estou precisando de um programa para desenhar diagramas elétricos, como partidas diretas, compensadas, por acaso vc indicaria algum programa de fácil manuseio.
Desde já agradeço pela atenção.
Everton Moraes
Olá Paulo, depende bastante de sua necessidade, por exemplo, para pequenos projetos temos aqui um software gratuito, o CADe SIMU mas se você quer algo para projetos mais complexos e mais profissional pode optar pelo Auto CAD Eletrical ou o CADdy+.
Antonio Donizzete Barbosa
Muito bom trabalho, foram muito direto ao assunto como deve ser qualquer explicação que pretende alcançar seu objetivo, que é ensinar,parabéns!
Everton Moraes
Muito obrigado Antonio. Um Abraço
lindomar santana
valeu pela informacao…tem como postar como fazer um projeto de intalacao de motor com descritivo?
Everton Moraes
Vou verificar a possibilidade de criar um artigo para esta finalidade.
William
Na escolha do Fusível ali na tabela, você selecionou 252A, não 352A. Abraço
helton
otimo trabalho
Sérgio Dos Santos Pinto
Sou estudante de engenharia elétrica e proprietário de uma empresa de serviços elétricos,hoje fui fazer um orçamento em um cliente e me deparei com um quadro de comando estrela/triângulo com o motor de 15cv só partindo em estrela e com todos os componentes elétricos bastante antigos.Então para preparar meu orçamento como de praxe fui pesquisar sobre o assunto na net e tive a grata surpresa de achar este blog, com conteúdo bastante técnico mais de fácil compreensão.
Encontrei tudo que precisava para composição do meu orçamento. Parabéns pelo trabalho !! Irei divulgar lá na minha faculdade seu blog , seu trabalho é realmente muito bom!
“Depois gostaria de enviar umas fotos do quadro antigo que vou reformar,pois tem contatores e mini contatores bem antigos arquivo legal para lembrar como a elétrica evolui nestes anos!!!
obrigado!!!
Sérgio
Everton Moraes
Olá Sergio, tudo bom?! Eu fico extremamente feliz em saber que a Sala da elétrica pode ajudar você e tenho satisfação especial por saber que estou sendo útil de maneira a disponibilizar recursos que podem ser útil até mesmo para profissionais experientes como você.
sim, claro que me interessa estas fotos, pode me mandar por e-mail, muitos dos meus visitantes são profissionais recém formados e precisam interagir com este tipo de conteúdo. Agradeço desde já.
meu e-mail: [email protected]
Um forte Abraço e fico no aguardo.
Jorge Luiz
Cara…
Muito bommm…
Simples e didático….
Estava pesquisando transformadores isoladores acabei encontrando muito mais !!!!!
Já a adicionei a pagina aos favoritos….
Parabéns.
Tarcisio
Parabens. Está muito bom. Só tenho uma duvida, Onde voce tirou os valores de corrente Ifmax K1 = 125 A e If FT1 = 100 A?
leandro queiroz
everton parabens estou aprendendo bastante com a sala da eletrica ,eu usei o site da weg para fazer dimensionamento da mesma partida direta da algumas diferenças do contactor e rele ,isto é normal?
Eng° Everton Moraes
Pode ser sim Leandro, as vezes existe algumas alterações nos componentes.
Emerson murilo
Bom dia
gostei do conteúdo pois me formei em eletrotécnica mas tem coisas que agente se esquece
e pude me recordar
valeu
Eng° Everton Moraes
Muito obrigado pela visita Emerson, seja sempre muito bem vindo
geraldo silvestre
valeu amigo pelos video ki vce publica muito bom msmo
agente temos ki agradeçer a vce .obrigado amigo
Re
Você disse que a corrente nominal do fusível deve ser menor que a do contator e do relé, mas quando você vai colocar na fórmula do exemplo, diz que if é maior ou igual que as correntes dos componentes.
afinal qual é o correto?
Roseni Dias de Lima
muito obrigado , você me ajudou muito… estou comum projeto pra fazer…e tenho muitas duvidas ….mais me esclareceu muita coisa. muito obrigado .
Guilherme
Boa tarde, preciso de calcular a corrente de pico de um motor, qual a fórmula que eu preciso usar?
geraldo silvestre de araujo filho
Evertom amigo vce ta de parabens com suas materias ki vce posta so tem a ajudar a centenas de pessoas ki trabalham na area da eletrica
toda as materias ki vce posta todas elas temum conteudo excelente
Carlos Macedo
Qual é a utilidade da informação do “fusível máximo gG / gL” no catálogo do contator? Gostaria de uma explicação que fosse além da verificação If <= IfmaxK1. Muito obrigado e parabéns pelo site.
Emerson vieira
ola! Everton gostaria de saber como faço para saber a potencia em watts de uma central de ar de 60.000 btus ela e trifásica e preciso saber qual cabo devo utilizar e qual dijuntor, pode me ajuda nessa fico no aguardo de uma resposta.
Emerson vieira
ola! Everton gostaria de saber como faço para saber a potencia em watts de uma central de ar de 60.000 btus ela e trifásica e preciso saber qual cabo devo utilizar e qual dijuntor, pode me ajuda nessa fico no aguardo de uma resposta.
gilberto
tenho um motor de 20 hp , tensao nominal dado pelo fabricante de 52,6 a ( 220 v) trifasico, o painel foi dimensionado com
fusivel = 63a
rele termico = maximo 32 a
contatora = 32 a.
esta correto ?
Rodrigo Karsten
Ola, Everton.
Muito boa sua explicação do conteúdo, curso eletrotécnica e estava tendo dificuldades com a explicação do professor, dei apenas uma lida na matéria e já entendi o assunto.
Muito Obrigado.
alberdan froz silva
boa noite evertom tenho um motor de 15cv 24.2a de quanto anperes e o contator q dervo usa lenbrando q a tensão e de 380 volt
Elcio
Boa tarde Caro amigo!
Duvida:
No inicio do post você comenta que o sistema de partida direta deve ser utilizado para motores iguais ou inferior a 10CV mas, o seu exemplo cita um motor de 30CV, não seria errado usar partida direta pra esse tipo de motor?
Parabéns pelo belo trabalho.
Carol Castro
Sim, Elcio, não é recomendado acionar motores com potência acima de 10cv de forma direta. No entanto, acredito que o exemplo dado no site foi apenas para ilustrar a questão do dimensionamento. Até mesmo num livro clássico de acionamentos elétricos, do Franchi, acontece a mesma coisa. Eles dão exemplo de partida direta em um motor de 20cv. Espero ter ajudado!
Wellington Hainfellner
Fala ai Everton, beleza?
Tava acompanhando o seu site e fiquei com uma certa dúvida no dimensionamento da partida direta e outros..
No curso que eu fiz de comandos me passaram a seguinte formula: IN x FS x 1,15
E ainda está escrito que para motores com FS maior que 1,20, multiplica-se por 1,25. Isso seria a taxa de segurança.
Quando fui no seu site ver, não estava multiplicando assim. Era apenas o In x 1,15
Qual o correto? Multiplico In pelo FS e pela taxa de segurança ou apenas o In pela taxa( no caso os 15%)?
Carlos Marques
Everton,
Durante os 5s de partida, IN será de aproximadamente 8*44 A. Vc dimensionou um fusivel retardado que suporte este tempo, mas a contatora e o térmico não foram dimensionados para esta corrente. Na partida, os contatos de força de K1 e F7 não iriam fritar?
Outra questão, estou em busca de um padrão de desenhos para comandos com motores. No seu desenho vi que não existe disjuntor, nem seccionadora geral antes do fusivel. Existe alguma norma que me obrigue a colocar este ou aquele componente de proteção? Se eu fizer uma prova para um concurso ou empresa, irão aceitar somente com o fusivel, disjuntor, contatoras e térmico, sendo o NF do térmico protegendo o comando? O relé falta de fase eu preciso colocar ou é facultativo?
Tiago
Everton, boa noite!
Gosto muito desse site, você realiza um trabalho incrível. estou com uma dúvida no dimensionamento, onde está marcado com vermelho 352A na tabela de fusível não seria 252A?
cada linha ali na vertical não vale 100A?.
grato,
Tiago Santos.
Robson Casemiro dos Santos
Boa tarde, gostei muito do site também! Sou estudante de engenharia elétrica e sou estagiário na secretaria de obras de minha cidade, porém estou com Duvidas no dimensionamento do disjuntor geral de proteção do circuito Elétrico, pois um disjuntor de 315 A não esta aguentando a partida de um motor 220 Vac, 55Kw e de In 170 A. Você poderia me ajudar com esse dimensionamento? Grato
Carol Castro
Apesar de não ter sido informado o tipo de partida que você está executando nesse motor, caso todo o restante do circuito esteja sem nenhum problema técnico, é possível que se você utilizar um DTM de classe maior o problema seja resolvido (por exemplo, se o seu DTM for de classe B, passe para um de classe C de corrente nominal adequada). Obs: Espero que você não esteja acionando esse motor de maneira direta, a potência dele não é adequada pra isso.
Allan Andrade
Estou com duvida para este tipo de chave de partida, existe alguma contraindicação de sua utilização? O que a norma NBR 5410 diz sobre isto?
Csl Fneto
Parabéns cara muito bom!
Carlos André Barros Feitosa da
Tenho um motor monofásico (bomba centrifuga) de 2CV 10.45A FS=1.20, ip/in=5.5 e 220V após fazer os cálculos verifiquei que os resultados não batem com as recomendações do fabricante WEG. Primeiro que a mesma informa em seu catalogo de contatores e reles que para este motor de 2CV o contator seria será o modelo CWC07-10-30V26 porem pelo ensinamento passado acima o contator seria o CWC016-10-30V26. Como pode ser o primeiro contator é de 7 amperes e o segundo é de 16 amperes. Me ajude a entender
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andre
ola bom dia!!! então vi um video seu no youtube, que para dimensionar contator basta pegar In*1.20. neste caso teremos o contator em questão, já no caso do relé, teremos um pela tabela compativel né isso? porem na hora de selecionar a faixa de corrente devemos por lar na nominal, porém devemos respaita o fator de serviço do motor se este mesmo tiver um fator de serviço de 15% então ajustamos a corrente em 1.15 da nominal é isso?
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Lucas
Na terceira situação do dimensionamento do fusível vocês disseram. ”Nesta terceira e ultima situação observaremos se o fusível irá proteger os dispositivos de acionamento do motor (contator e relé térmico), para isso devemos garantir que a corrente do contato”. Porém, vocês erraram, não é ”contato” e sim ”contator”. Agradeço desde já.
Engª Camila Andrade
Olá Lucas, tudo bem?
Muito obrigada pela observação.
O texto foi acertado.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Marcus
Olá, muito boa a aula, só uma dúvida de onde saiu 1.2×44, não séria 0.2 de 20%
Eng ° Everton Moraes
Olá Marcus, obrigado por comentar aqui… o 1,2 x 44 significa que, neste caso de análise, o fusível deve suportar no mínimo 20% a mais do que a corrente nominal da carga
Júnior
Parabéns pelo material, muito bom. Apenas o gráfico de dimensionamento do fusível está meio confuso pra mim. No eixo do “y” está correto (5s), porém em “x” que representa a corrente está com valor incorreto, pois a reta traçada está anterior a 300A. É isso mesmo?
Giliarde
Olá!
O cálculo de Ip = Ip/In × In é apenas para partida direta. Como não é esse o caso apresentado, pois creio que deve ser partida compensadora, a fórmula correta a ser usada é:
Ip = IP/In × In ÷ 3 que também é usada para partida estrela triângulo.
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