Conheça As 7 Principais características do motor elétrico trifásico na hora de realizar a substituição do motor e aprenda os significados
Principais Características na Placa do Motor Elétrico Trifásico: Substituir um motor elétrico trifásico não é algo tão comum, no entanto, não tenho dúvidas que você ainda passará por isso (se é que ainda não passou), então, conhecer estas 7 características fundamentais é muito importante para você.
Abaixo, você verá as 7 principais características do motor elétrico trifásico.
Como você pode ver, a potência elétrica do motor está expressa em:
Ou seja, esse motor tem 0,25 kW ou (0,33 cv)
Agora sabemos que este motor pode ser instalado em 220V ou 380V e dependendo da situação podemos fazer um fechamento:
Volts | Fechamento |
---|---|
220V chamado de Triângulo ou Delta | |
380V chamado de Estrela ou Y (dependendo de catálogos ou até mesmo na internet) |
Significa a corrente elétrica que este motor irá aguentar.
Então a corrente elétrica representada pela letra “A” diz que:
Mas porque precisamos conhecer sobre Corrente Nominal? Porque todos os sistemas de dimensionamentos estão seguindo essa corrente elétrica, na qual estará o funcionamento da corrente nominal.
A velocidade está expressa em 1720 RPM que significa: Rotações Por Minuto. Então, esse RPM é a rotação na ponta do eixo do nosso motor elétrico trifásico. Obs.: Para solicitar um novo motor, deve saber também sua velocidade.
O Grau de Proteção basicamente está antecedido pela sigla IP. E ele representa a capacidade que esse motor tem a penetração de sólidos e líquidos em sua estrutura física/mecânica.
Porque dependendo da aplicação do motor que você estiver substituindo, vai ter que colocar um motor com a mesma capacidade de proteção ou maior para evitar até mesmo gastos financeiros excessivos.
“Quanto maior o Grau de Proteção do motor, maior o custo de aquisição dele”.
IP/IN deste motor é de 4,5. Esse valor simboliza quantas vezes a corrente nominal será multiplicada para encontrar qual a corrente de partida. Vamos supor que a tensão é de 380V e a corrente de partida de 1 mA. Então o IP/IN é de 4,5. Sendo assim, a corrente de partida será 4,5 * 1.
Por que é importante nós conhecemos o IP/IN do motor?
De acordo com estes dados (IP/IN) você dimensionará os dispositivos de seu comando como por exemplo relés térmicos entre outro. Então se o novo motor apresentar o IP/IN diferente, é preciso recalcular novamente para identificar se vai atender, caso contrário, é importante adquirir um outro motor que supra sua necessidade.
Neste caso nós temos o valor 63 da carcaça do nosso motor.
Mas o que significa esse valor?
Significa quais são as formas de fixação deste motor, por exemplo, esse número indica a distância entre o centro do eixo e a base do motor.
Esse é um fator muito importante também na hora de trocarmos nosso Motor.
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Comentários
Valmir
Ha um erro onde se diz corrente de 220v.
Seria tensão em 220v.
Samuel Nassereddine
Obrigado Valmir! já fiz a alteração! Fique ligado em nosso blog e também em nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/user/eletron2/videos
ROSANA VIANA CABRAL
MUITO BOM!!!
Dionisio
Boa tarde, ficou faltando um item importante, que define por exemplo:
– A carcaça (com pés, sem pés).
– Ponta do eixo ( à direita, à esquerda).
– Fixação (Base, trilhos ou Flange FF).
Se chama forma construtiva, e é descrita somente nos catálogos de especificações.
Exemplo Forma construtiva B5D
É um motor sem pés, com eixo a direita olhando de frente a caixa de ligação e com flange FF.
Dionisio
Boa tarde, ficou faltando um item importante, que define por exemplo:
– A carcaça (com pés, sem pés).
– Ponta do eixo ( à direita, à esquerda).
– Fixação (Base, trilhos ou Flange FF).
Se chama forma construtiva, e é descrita somente nos catálogos de especificações.
Exemplo Forma construtiva do motor apresentado no video B3D.
É um motor com pés, com eixo a direita olhando de frente a caixa de ligação e com fixação a base ou trilhos.
Dionisio
Erros importantes a corrigir.
(Errado) A corrente elétrica pode ser 0,955 mA caso instale o motor numa corrente de 380v
(Correto) A corrente elétrica pode ser 0,955 mA caso instale o motor numa tensão de 380v
(Errado) Vamos supor que a corrente é de 380v e a corrente de partida de 1 mA. Então o IP/IN é de 4,5
(Correto) Vamos supor que a tensão é de 380v e a corrente de partida de 1A. Então o IP/IN é de 4,5
RAPHAEL SALDANHA
No caso ha outro erro: A corrente não é de 0,955mA e sim de 0,955A (ampere e não miliampere)
jose
artigo muito sinceramente deu pra ampliar o sconhecimento acerca de motor
Engª Camila Andrade
Olá José tudo bem?
Muito obrigada!
Que legal José, fico muito em ter agregado conhecimento com o nosso conteúdo.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
OSLEY
Existe dois erros na parte da corrente do motor. Uma é que se a corrente em 380V é 0,955 nao é mA e sim A, visto que a grandeza está errada no postado, se for lido o certo seriam 955 uA pois a grandeza é a da casa da esquerda.
O outro erro é em relação que o autor colocou que é a correte o motor aguenta, sendo que o certo é a corrente de trabalho norma/nominal e nao a que o motor aguenta.
Pingback: Como identificar os terminais de um motor trifásico em 3 simples passos • Sala da Elétrica
Michel R. Silva
Houveram sim erros que tecnicamente não podem ser ignorados, mas devemos levar em consideração que o mais importante foi transmitir conhecimento que foi exposto de maneira direta e bem prática.
Excelente artigo, parabéns!
Engª Camila Andrade
Olá Michel, tudo bem?
Muito abrigada! Ficamos muito felizes em saber que o nosso conteúdo é relvante.
Obrigada!
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Pingback: Curso de Comandos Elétricos: Os 3 Pilares Obrigatórios - Sala da Elétrica
Wadson Rocha
Como sugestão, gostaria de uma explicação de o que pode levar um motor a queimar.
Engª Camila Andrade
Olá Wadson, tudo bem?
Obrigada pela sugestão.
Coloquei em nossa lista de conteúdos.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Pedro Giupponi
Existe um erro na escala de corrente em “A corrente elétrica pode ser 0,955 mA”, acredito que o correto seria 0,955 A.
Muito explicativo artigo, obrigado
Engª Camila Andrade
Olá Pedro, tudo bem?
Muito obrigada pela observação. O erro já foi acertado.
Fico feliz em saber que gostou do nosso artigo.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
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Caio Paiva
Olá pessoal!
Muito obrigado pelo feedback.
Os erros mencionados nos comentário já foram corrigidos!
Continue nos acompanhando.
Atenciosamente,
Caio Paiva – Sucesso do Cliente
Sala da Elétrica
Sidney Evaldo Zilz
Parabenizo ao Idealizador do Sala de Elétrica, sou Técnico em Mecatrônica Industrial e já trabalhei mais de 30 anos com elétrica industrial, e as matérias disponibilizadas aqui, são de grande ajuda para quem esta começando, bem como para quem já esta na ativa neste segmento. Parabéns!
Sala da Elétrica
Muito obrigado, Sidney ? Bons estudos!
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