Navegando na internet me deparei com algo que acredito que quando lançado ao mercado será um tanto quanto popular, depois da tomada USB que publiquei a pouco tempo, a tomada solar ou carregador solar, por enquanto pode dar o nome que desejar (rs). Uma tomada que através de um método de fixação por sucção pode ser colocada no vidro de uma janela aproveitando a radiação solar para transformar em energia elétrica e assim fornecendo uma capacidade de alimentar, por exemplo, um carregador de um Smartphone, um Tablet, etc…
O mais interessante é a percepção que os criadores deste produto tiveram, a criatividade é destacada de maneira a trazer um rico conceito de energias renováveis que é uma tendência atual para o desenvolvimento e transformação de nosso dia a dia, muito dos conceitos de automação residencial colocam este objetivo como meta a ser alcançada.
COMPOSIÇÃO DO CARREGADOR SOLAR
Analisando o dispositivo inovador podemos observar que trata-se de uma composição de células solares adicionadas na parte inferior que fica exposta a radiação quando fixada ao vidro da janela e uma interface (tomada) que é utilizada para colocar o equipamento a usufruir desta energia.
Segundo a empresa que criou o dispositivo, este conta com uma capacidade de 1800mAh que garante um excelente desempenho para a grande maioria dos Gadgets que dispomos no dia a dia e o que mais me chamou a atenção foi a praticidade na utilização e no transporte, você pode levar para qualquer lugar e nada impede de você aproveitar de seu deslocamento no trânsito adicionando a tomada carregador solar a janela de seu carro. O tempo de carga do carregador está compreendido entre 5 a 8 horas dependendo, é claro, da quantidade de sol disponível. Esta carga terá vida útil de 10 horas aproximadamente.
O QUE EU ACHEI…
Gostei muito desta novidade e achei incrível a ideia de transformar de maneira inteligente a energia solar em energia elétrica a partir de um dispositivo relativamente simples e compacto, no entanto, tratando-se de um equipamento que terá por foco em sua utilização o carregamento de, principalmente, dispositivos portáteis – que normalmente são USB – eu trabalharia a ideia de substituir a tomada padrão por uma ou duas entradas USB. Outra coisa é que para nós (Brasileiros), em função do novo padrão de tomadas, teríamos que trabalhar este dispositivo para poder utilizar por exemplo um plug com o pino terra, mesmo sabendo que este não teria função alguma uma vez que não se trata de exposição a tensão alternada, mas o pino está la na tomada e não permitiria o encaixe na omada.
Mesmo assim gostei muito da ideia. E você, o que achou deste dispositivo? deixe seu comentário aqui e exponha seu ponto de vista, estou aguardando.
Um Abraço