Ícone do site Sala da Elétrica

Terrômetro e Megômetro, você vai precisar

Terrômetro e Megômetro … Você com certeza já ouviu falar sobre esses equipamentos, mas você já tem pelo menos um deles em sua maleta?

Ao longo do cotidiano trabalhoso e agitado, nos lembramos apenas do que é sucintamente necessário de se carregar na maleta. E quando se trata de instrumentos de medição, o eletricista pode ficar em dúvidas sobre o que colocar e o que não colocar lá, e isso pode fazer com que ele nem mesmo se importe em ter algumas ferramentas por considerá-las dispensáveis.

Instrumentos como o multímetro ou o alicate amperímetro estão sempre por lá. Porém, um simples mal-entendido de funcionalidade de equipamentos ou falta de preocupação pode levar o profissional a problemas, às vezes até mesmo graves, que poderiam ser facilmente resolvidos pelo manuseio de dois simples instrumentos: o terrômetro e o megômetro.

É provável que eles passem despercebidos para muitos que já estão acostumados a trabalhar sem o auxílio destes equipamentos, mas o investimento compensa para potencializar seu trabalho e lançar sua carreira nas alturas.

Mas o que é Megômetro e por que ele deveria estar na sua maleta?

Megômetro Minipa

À princípio, o megômetro é um tipo específico de ohmímetro que consegue inserir na instalação níveis de tensão muito mais elevados, assim você consegue verificar a resistência de isolação de motores elétricos e transformadores, etc.

Uma ótima aplicação, principalmente para os eletricistas prediais, é o de informar a presença de fiações e cabos com baixa isolação em determinadas instalações elétricas.

Imagine a seguinte situação: o cliente, por exemplo, questiona sobre o alto consumo de energia na residência, e quando é checado no quadro do relógio padrão, certifica-se de que há um consumo de corrente mesmo com todos os outros elementos desligados. Um incidente como esse pode deixar alguns eletricistas batendo a cabeça contra a parede, mas o megômetro permite que essa fuga de corrente seja encontrada sem esforço.

Ok, mas e o Terrômetro… Ele é tão importante assim?

Terrômetro e seus componentes

Agora, quando se fala de DR, DPS e sistemas de proteção, o aterramento vem como um fator fundamental e indispensável. No entanto, ter um aterramento e não poder comprovar a sua efetividade acaba por banalizar o próprio aterramento, jogando um esforço fora. Como anunciar uma qualidade se não é possível comprová-la? É então que o terrômetro entra em cena, instrumento que, assim como o megômetro, reduz o trabalho ou até mesmo o retrabalho.

O terrômetro, todavia, já exige uma infraestrutura mais bem produzida para que seja utilizado. Num procedimento, ele requer que duas hastes sejam utilizadas no solo e dois cabos sejam conectados a elas, e um terceiro cabo segue no próprio instrumento. Em resumo, tal execução concede a possibilidade de observar qualquer resistência de aterramento do local, constatando, por fim, se ele permanece eficaz e funcional ou não.

No vídeo abaixo você pode ter mais detalhes sobre esses dois equipamentos e suas funções, Clique e Assista agora mesmo.

Megômetro e Terrômetro na prática, assista:

Conclusão.

Conhecer a existência do terrômetro e do megômetro já traz uma imensa diferença na vida daqueles que sempre se emperram nestes problemas. Pode parecer completamente desnecessário o investimento nas ferramentas, principalmente quando todos os outros estão fazendo o mesmo – ignorando e continuando a trabalhar num ritmo fácil que traz resultados difíceis.

Mas a simples inclusão dos instrumentos na gama de instrumentos traz um destaque sem igual ao profissional que atua na área, transmitindo, assim, para os clientes a preocupação com a entrega segura e precisa do trabalho.

Sair da versão mobile