Você já deve ter escutado falar sobre o Sisu que é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem, ou seja, a forma com a qual você pode iniciar seu curso superior através de sua nota no ENEM e a partir do mês de agosto deste ano você poderá também ingressar em um curso técnico utilizando-a. A presidente da república, Dilma Rousseff, anunciou no dia 22 de julho de 2013 a tão aguardada abertura do Sisutec, o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos. Nesse contexto, este sistema passará a funcionar com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
SISUTEC
Sisutec – Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos
Este programa estará disponível a partir do dia 6 de agosto deste ano. Portanto, não vacile e fique atento, pois institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades vão informar o número de vagas disponíveis no cadastro do Sisutec. Além disso, como não poderia ser diferente, o Sisutec fornecerá a opção de acompanhamento on-line ao cadastro e, consequentemente, à inscrição, permitindo que o estudante escolha entre as instituições de ensino e cursos disponíveis.
“O Sisutec vai facilitar o acesso aos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para quem já terminou o ensino médio e agora quer fazer o ensino técnico”, disse Dilma em seu programa semanal de rádio, o Café com a Presidenta, no qual foi feito o anúncio.
Para 2013 o SISUTEC oferece quase 240 mil vagas gratuitas de curso técnico em todo território nacional e as inscrições que começaram no dia 06 de agosto vão até o dia 12 deste mesmo mês.
Terá direito a participar do processo seletivo aqueles que prestaram o ENEM 2012, então tenha em mão o número de sua inscrição e senha do ENEM 2012. Mas não se preocupe se não possui em mão o seu número, no site você encontrará um link de recuperação deste dado.
As inscrições devem ser realizadas através do site:
sisutec.mec.gov.br
PRONATEC
Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
Um programa que está dando muito certo e eu posso dizer porque “assisto de camarote” já que no SENAI “Almirante Tamandaré” (onde leciono) é uma das instituições cadastradas e que oferece cursos.
Quem pode se inscrever no Pronatec?
Se você está interessado realizar um curso utilizando os recursos disponíveis por este programa veja abaixo quem poderá usufruir dos benefícios:
- Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;
- Povos indígenas;
- Comunidades quilombolas;
- Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
- Desempregados;
- Pessoas com deficiências;
- Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico;
- Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra;
- Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
CURSOS ONLINE UOL
Na verdade, recursos não faltam para auxiliar em nossa formação profissional. Por exemplo, recentemente coloquei aqui na Sala da Elétrica um artigo sobre alguns cursos grátis, e além disso, alguns leitores que realizaram esses cursos elogiaram bastante. Além do mais, descobri um outro portal de treinamentos que vem crescendo bastante e ganhando muito conceito: o portal de treinamentos do UOL.
Bom! O que eu, particularmente, queria deixar como mensagem é que hoje temos diversas alternativas para conquistarmos qualificação. Além disso, podemos melhorar nosso currículo por meio de cursos presenciais, cursos a distância ou até mesmo reciclagens. Para isso, podemos buscar conhecimento em sites e blogs na internet.