Relé térmico é um dispositivo de proteção de sobrecarga de corrente e falta de fase. Geralmente usado em motores elétricos. Umas das principais funções do relé térmico é proteger o motor de sobreaquecimento através da sobrecorrente.
O relé térmico funciona pelo princípio da deformação de uma lâmina bimetálica. Quando esta lâmina sofre uma sobrecarga de corrente, a mesma se deforma diferentemente nos dois metais e então ocorre a deformação, fazendo com que o contato mecânico abra o circuito elétrico sequente ao disjuntor térmico, efetuando assim a proteção dos equipamentos elétricos.
Nota: O relé térmico deve ser compatível com os contatores usados no sistema.
Onde usar: O relé térmico é usado como proteção do motor elétrico contra sobreaquecimentos provocados por sobrecarga de corrente prolongadas. Também é usado para proteção dos condutores de alimentação e dos dispositivos de manobra.
O que causa desarmamento do relé térmico
Alguns fatores determinam a atuação (desarmamento) do relé térmico:
- Travamento do rotor
- Curto-circuito entre as bobinas (rolamento interno)
- Curto-circuito entre bobina e carcaça do motor
- Quando aumenta a corrente além das correntes nominais do motor elétrico.
Classes
Existem classes de disparo, tornando assim possível o melhor dimensionamento do mesmo, de acordo com o tempo de partida do motor.
Categoria do relé térmico X Tempo de disparo a partir do estado frio.
Classe | 1,05 Ir | 1,2 Ir | 1,5 Ir | 7,2 Ir |
10A | > 2h | < 2h | < 2min | 2 ≤ t ≤ 10s |
10 | > 2h | < 2h | < 4min | 4 ≤ t ≤ 10s |
20 | > 2h | < 2h | < 8min | 6 ≤ t ≤ 20s |
30 | > 2h | < 2h | < 12min | 9 ≤ t ≤ 30s |
Simbologia
Fx: Essa nomenclatura é a adotada para falar de relé térmico.
Contatos principais (1, 2, 3, 4, 5 e 6): Recebem as três fases para a alimentação da carga e quando acionados, conduzem sua corrente nominal. Identificados pelos algarismos 1,3,5 ou as letras L1,L2,L3 (linha) para a entrada da alimentação e 2,4,6 ou T1,T2, T3 (terminal) para a saída até carga.
Contatos auxiliares: Protege o circuito de comando do motor trifásico, protege o circuito de lógica do motor.
Contato fechado (95 e 96): usado para evitar que o usuário fique tentando ligar o motor após o desligamento pelo relé. Geralmente associado próximo ao botão de emergência.
Contato aberto (97 e 98): usado para sinalizar o problema, sinalizar através de uma lâmpada, por exemplo, que o relé térmico está acionado, que existe um problema, um defeito no circuito.
Contato tipo comutador: usado da mesma forma que os outros contatos (aberto e fechado), porém com apenas uma entrada (alimentação).
Vantagens
- O relé de sobrecarga compensa automaticamente as mudanças de temperatura ambiente, porque o seu funcionamento depende da temperatura dos seus elementos térmicos.
- O circuito de comando pode ser testado.
- O relé térmico pode ser ajustado, dentro de determinada faixa de corrente de acordo com a necessidade.
- O relé tem um certo tempo de resposta, evitando assim que o mesmo seja acionado durante a partida do motor onde o pico de corrente é maior.
Conclusão
Você pode observar que o relé térmico é utilizado para proteger o motor de sobreaquecimento, e para isto ele usa o mesmo princípio do disjuntor térmico, identifica o sobreaquecimento através da sobrecorrente. Assim como os demais dispositivos elétricos, o relé térmico também necessita de ajuste específico de acordo com cada circuito, cada tipo de motor a ser utilizado.
Saber como e quando utilizá-lo é bastante importante, assim como sempre se atentar para aplicar os conhecimentos da forma mais segura possível, evitando assim, possíveis acidentes elétricos.
Para saber um pouco mais sobre o relé térmico assista ao vídeo abaixo, onde você vai encontrar informações mais detalhadas sobre suas características e outros fatores sobre este componente.