Acredito que você já tenha se deparado com a pergunta: O que é relé de impulso? Ou até mesmo qual a diferença entre um relé de impulso e um relé tradicional? Qual tipo de relé é melhor usar?
Pois bem, não tem como falar qual é melhor.
Neste caso é necessário entender que cada um é melhor para um tipo de aplicação, para uma determinada situação, aplicação. Cada um será melhor em um caso.
No artigo de hoje falaremos melhor sobre como utilizar, e porque utilizar esse relé de impulso para facilitar e até mesmo economizar no seu projeto.
Relé de impulso são dispositivos eletromecânicos que quando tem a sua bobina alimentada pela tensão nominal da rede, através do comando de interruptores pulsadores, comandam pontos de iluminação, por exemplo.
A diferença entre o relé de impulso e o relé de interface é que o relé de interface mantém os contatos acionados apenas enquanto estiver alimentado, quando sua bobina não está mais energizada seus contatos voltam ao estado de repouso.
Já o relé de impulso, quando tem sua bobina energizada a mesma aciona um mecanismo (uma espécie de engrenagem que aciona uma alavanca), que faz com que os contatos comutem em uma sequência. Porém quando a bobina é desenergizada os conatos se mantém no estado atual, e só serão comutados quando a bobina for energizada novamente.
O relé de impulso é o muito usado para pré-automação e automação residencial. Eles podem ser usados dentro do quadro de distribuição ou dentro da própria caixinha do ponto de luz.
Uma das vantagens em usar estes relés, é que ele nos possibilita economizar em interruptores e cabos por exemplo.
É possível comandar um mesmo ponto de luz através de vários dispositivos de impulso. Por esta razão em residências, estes relés de impulso podem substituir os interruptores paralelos ou intermediários.
Utilizando o relé de impulso pode-se ter uma economia significativa de material, pois ao invés de comprar vários interruptores paralelos e intermediários, que não são tão baratos, podemos usar apenas interruptores de pulso.
Além de que, para usar o relé de impulso podemos usar cabos de 0,5mm2 ao invés de 1,5mm2, o que fará com que você economize comprando cabos de bitola menor.
O relé de impulso funciona da seguinte maneira: Na verdade o nome dele já nos dá a dica de como ele funciona.
Toda vez que eu pressionar o interruptor de pulso e alimentar aquela bobina, ele dará um pulso elétrico que fará com que uma engrenagem interna do relé mude os contatos do relé de uma maneira diferente.
Esta variação de contatos depende do relé, mas pode ter mais de 2 variações de estados.
Por exemplo: Aberto – aberto, fechado – fechado, aberto-fechado, fechado-aberto. A cada pulso temos uma combinação de contatos.
Quem determina esses estágios e a quantidade de estados é o fabricante. No nosso exemplo mostramos o relé de impulso da Finder.
Seu funcionamento é relativamente simples.
Dentro do dispositivo, uma bobina eletromagnética recebe o acionamento a cada pulso, tanto para ligar quanto para desligar. A ligação dessa bobina ocorre nos terminais A1 e A2, assim como nos contatores industriais. Quando você alimenta essa bobina, o efeito eletromagnético movimenta uma alavanca por meio de uma espécie de engrenagem, que comuta o estado dos contatos.
Esses estados são comutados a cada pulso.
Estes relés, podem ser alimentados com diferentes tensões de alimentação, bem como em corrente alternada ou corrente contínua, portanto deve se ficar atento às orientações dos fabricantes, pois cada fabricante ou modelo de relé tem suas particularidades.
Uma das principais vantagens em usar estes relés, é que ele nos possibilita economizar em cabos e interruptores por exemplo.
Quando usamos o relé de impulso podemos usar cabos de 0,5mm2 ao invés de 1,5mm2.
Podemos usar também interruptores pulsadores ao invés de interruptores paralelos ou intermediários. Por esta razão este sistema acaba se tornando mais econômico e com maior durabilidade devido a redução do sobreaquecimento.
Com uma durabilidade maior e menor volume de cabos nos eletrodutos, reduzimos consideravelmente o risco de sobreaquecimento dos condutores e, consequentemente, redução do risco de incêndio.
Então temos que, usando o relé de impulso podemos ter um circuito econômico, seguro, e com maior durabilidade.
NOTA: Atente-se para que as emendas e conexões estejam firmes e isoladas corretamente para evitar problemas.
O relé de impulso, além disso, proporciona uma economia no dimensionamento dos materiais e no consumo de energia. Além de reduzir custos, ele permite otimizar a quantidade de tipos diferentes de acionadores, o que resulta em mais versatilidade, flexibilidade, redução da mão de obra na instalação e, consequentemente, proporciona maior conforto ao usuário.
Você pode obter mais informações sobre os relés de impulso, tipos de relés, quantidade de contato, tensão de alimentação enfim, características em geral, deve-se consultar o manual do fabricante.
Compartilhe esse artigo sobre relés de impulso com seus amigos eletricistas para que eles também possam absorver mais uma informação sobre elétrica.
Para saber um pouco mais sobre este conteúdo assista ao vídeo abaixo.
Comentários
MIGUEL PENNA SATTAMINI DE ARRUDA
Muito bom o artigo do Relé de Impulso. Sempre usei em quadros que comandam bombas de recalque de modo que, a cada vez que a bobina é acionada, entra uma bomba diferente, impedindo desta maneira que uma das bombas fique parada estragando, ou que tenha que fazer a transferência manualmente.
Engª Camila Andrade
Olá Miguel, tudo bem?
Que legal! Esta é mais uma forma de usar esse dispositivo.
Que bom que gostou do artigo. Muito obrigada!
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica
JADERSON LUCAS DE CARVALHO SILVA
Boa noite. Parabéns pelo site!
Para acionamento de um conjunto de lâmpadas, posso usar o esquema de relé de impulso + pulsadores ou contator + botoeira (ou timer), certo? Qual seria a diferença neste caso? Ou é a mesma coisa, ou seja, causa o mesmo efeito que é acionar as lâmpadas? Qual dos dois esquemas é mais vantajoso?
Engª Camila Andrade
Olá Jaderson, tudo bem?
Na verdade depende da aplicação que você quer.
Depende da função,e como você quer que as lâmpadas acendam, enfim… existem várias formas de você fazer isso.
Você pode sim usar pulsadores e relé de impulso para acionar lâmpadas.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Bruno Coutinho Fernandes
Olá! Parabéns pelo Post! Só não entendi porque posso usar cabos de 0,5mm2 no lugar de cabos de 1,5mm2 apenas pelo fato de usar um relé de impulso. No caso de iluminação, o uso de cabos de no mínimo 1,5mm2 é obrigatório por norma. Para outras aplicações, a bitola do cabo é definida pelo método da queda de tensão e pela capacidade de corrente, ou ainda por um método adicional. Em nenhum destes métodos, o uso do relé irá influenciar.
Engª Camila Andrade
Olá Bruno, tudo bem?
É que o relé de impulso trabalha com correntes menores, e por isso é possível economizar usando cabos de bitola menor.
Mas nada impede de você usar os cabos de 1,5mm2.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Camillo
O cabo 0,5mm só pode ser usado no acionamento do relê de impulso. Como a corrente da lâmpada não passará por esse cabo, a norma diz que para acionamentos, pode-se usar essa bitola. O cabo que sai do relê e vai para a lâmpada deve continuar sendo o de 1,5mm.
leandro
o uso de cabos de 0,5mm, só deve ser levado em consideração, para acoplamento entre o rele, e a tecla pulsadora, na parte eletrica em si, não interfere, nem modifica as bitolas padrões para ligar as lampadas
Cosmo
A bobina do rele de impulso pode ser energizada permanente? Estou fazendo um projeto utilizando esse tipo de rele e gostaria de saber.
leandro
pela lógica pode sim, porém, esse rele em especial, não mantém a bobina energizada o tempo todo, funciona assim, quando uma tecla de pulso é acionada, uma das entradas de controle do rele(A1 ou A2) recebe energia e, então faz com que uma engrenagem de “posição”, fique numa determinada posição e empurre ou afaste os contatos para passagem de energia para alimentar uma lampada, resumindo, a bobina só fica energizada pelo tempo em que a tecla pulsadora, fica acionada, depois a bobina fica desenergizada mas, a engrenagem faz a parte de manter os contatos na posição lig/desl
REINALDO SANTOS LUCENA VASQUES DE OLIVEIRA
olá gostei muito dessa pagina mais me tire uma duvida: eu tenho que faze um circuito em andares do prédio no condomínio onde eu moro são 5 andares e cada andar tem 2 lâmpadas, eu quero ligar todas elas em paralelo para ascender em 10 pulsadores esse mesmo relé do exemplo ele me serviria?
leandro
esse rele não seria adequado para uso em escadarias, devido ao fato, que se alguém liga em qualquer ponto do prédio, deverá desligar acionando a tecla quando sair no andar desejado, mas, se a pessoa esquecer, ficará ligado constantemente, ou até alguém desligar, o correto, seria usar temporizadores para essa situação
João Luiz
Ótimo os esclarecimentos Camila, me tira uma dúvida, se eu ligar o relé de impulso para ligar Por exemplo ; um aparelho eletrônico qualquer e acontecer de faltar energia na rede, o aparelho desligará é claro ! Mas quando a energia voltar ele ligará sozinho ou eu terei que dar um pulso no botão ?
Caio Paiva
Olá João, tudo bem?
Em caso de uma queda de tensão, o relé ficara em sua ultima posição ao qual foi atuado,
ou seja em um relé de 3 posições, foi iniciado o sistema, após receber um pulso, ele parte para a primeira posição;
Recebendo o segundo pulso, parte para a segunda posição, neste momento há uma queda de tensão na rede;
Após ser restabelecida a rede, o relé se inicia na segunda posição (ultima posição atuada);
Ao pulsionar novamente o mesmo irá para terceira posição.
Atenciosamente.
Caio Paiva
Equipe Sala da Elétrica
Mauricio
Oi Camila.
Qual a distancia máxima que podemos instalar os pulsadores do relé?
Caio Paiva
Oi Mauricio,
Tudo bem?
A distancia máxima entre o interruptor pulsador e o relé de pulso deve respeitar as normas de queda de tensão de forma que a alimentação chegue com a tensão nominal do componente(relé).
Atenciosamente,
Jefferson Araujo – Sucesso do cliente
Sala da Elétrica.
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.
Visão geral da privacidade