Imagine uma caçada ao tesouro sem um mapa! É mais ou menos essa a sensação quando você precisa realizar uma intervenção em uma instalação elétrica/circuito sem ter um diagrama elétrico ou quando você tem um diagrama e não sabe fazer a leitura e interpretação deste. Neste artigo quero te mostrar porque eu considero importantíssimo a presença deste documento em uma instalação elétrica, seja ela qual for..
Recentemente ministrei um treinamento Online e o Tema era exatamente este, Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos e chamei este evento de LIDE. Neste evento ao vivo foi possível interagir com dezenas de pessoas de diversas áreas de atuação e foi surpreendente o resultado. A necessidade de criar este conteúdo partiu do próprio público da Sala da Elétrica e também em notar nas aulas que ministro no SENAI que o diagrama elétrico normalmente é uma barreira para os profissionais iniciantes.
Gravei este PodCast para você:
Com este artigo quero trazer uma realidade um tanto quanto desagradável, isto mesmo, hoje muitas pessoas estão se formando na área elétrica mas poucas, muito poucas saem com capacidade de realizar um leitura e interpretação de diagramas elétricos.
QUANTO MAIS RASTREÁVEL MAIS SEGURO E CONFIÁVEL
O Diagrama elétrico permite a você algo espetacular que é a rastreabilidade de sua instalação, sabe o que isso significa?
Não importa o tipo de intervenção que você venha fazer você saberá exatamente onde e como fazer. A identificação de uma possível falha/defeito e respectivamente a solução deste se torna muito mais rápida e eficiente.
Um exemplo simples e muito comum de um problema de rastreabilidade dentro de uma instalação elétrica residencial é quadro de disjuntores não identificado com o s números dos circuitos. Como ter certeza que um circuito foi corretamente desligado se eu não sei qual é a sua fonte de alimentação?
Pense em como este problema “simples” pode intervir diretamente em seu tempo de execução, na qualidade de seu serviço e principalmente em sua segurança. Não ter certeza de qual disjuntor deve ser seccionado para efetuar a desenergização pode e vai implicar diretamente na sua segurança.
Eletricidade não é brincadeira, costumo dizer que é o perigo que não se vê e tenho certeza absoluta que você há de concordar comigo.
PORQUÊ VOCÊ PRECISA SABER LER UM DIAGRAMA ELÉTRICO?
Antes de mais nada gostaria que perguntasse a si mesmo: Qual é a minha “intimidade” com a leitura de um diagrama elétrico?
Comumente eu me deparo com situações onde profissionais já com bastante tempo de profissão buscam o curso de comandos elétricos para aprender a ler e interpretar diagramas elétricos, isso mesmo, profissionais com 10, 15, 20 anos de profissão.
Sabe porque estas pessoas optam por, na maioria das vezes, refazer o curso de comandos elétricos ou mesmo de instalações elétricas? Porque quando tiveram pela primeira vez na sala de aula não deram a atenção devida a este assunto.
Eu particularmente prefiro trabalhar com estes profissionais porque neste caso eles estão mais focados e com objetivos claros. Muitos dos alunos não entendem que somente o diploma não fará a menor diferença e pecam no compromisso de APRENDER.
Você não pode se dar ao luxo de participar de um treinamento e não aprender, não questionar, esta é sua obrigação como aluno.
O QUE EU ACHO
Eu acredito/espero que num futuro teremos a exigência de possuir toda a documentação necessária para estruturarmos um projeto de instalações elétricas, seja este um projeto de uma residência, comércio ou indústria. Na minha opinião, qualquer obra deveria ter a obrigação – fiscalizada por órgãos competente – de contar com projetos completos e profissionais capacitados, neste artigo escrevi como contratar um eletricista exatamente porque existem muitos profissionais inexperientes e sem qualificação no mercado.