Você já deve ter ouvido falar que o dimensionamento elétrico de uma instalação elétrica depende de vários pré requisitos para o atendimento de normas que focam o bem estar dos indivíduos e o bom funcionamento da instalação, certo?
Se já ouviu este assunto, com certeza deve estar se perguntando como deve ser projetada uma instalação elétrica de maneira que seja atendida todos estes pré requisitos Bom, neste artigo iniciaremos esta discussão.
No dimensionamento da instalação elétrica em uma residência deve seguir uma série de pré-requisitos e cálculos que são definidas por normas como, por exemplo, a NBR 5410, NBR 5444 e NBR 5419. Para darmos início ao dimensionamento elétrico de uma residência deveremos relembrar alguns conceitos básicos como, por exemplo, cálculos simples e muito importantes, de área e perímetro, estes são fundamentais para darmos início ao nosso desenvolvimento das atividades abordadas neste artigo.
A NBR5410 – Instalação elétrica em Baixa Tensão
A partir desta norma podemos estruturar todos nossos conceitos referente a instalação elétrica de baixa tensão, desde o simples cálculo de área visando o dimensionamento de potência de iluminação e o cálculo de perímetro para quantificarmos a potência estabelecida para as famosas TUG’s de nossa instalação elétrica até conceitos de dispositivos de proteção e aterramento. Clique aqui para acessar o conteúdo da NBR 5410.
Área e Perímetro
Para darmos início ao dimensionamento elétrico de uma residência deveremos relembrar alguns conceitos básicos como, por exemplo, cálculos simples e muito importantes, são eles:
- Área
- Perímetro
Cálculo de Área
Podemos considerar a área como sendo a determinação da superfície de um elemento trigonométrico. Para que possamos entender o dimensionamento elétrico de uma residência devemos conhecer no mínimo o cálculo de três figuras geométricas, a saber:
- Área do quadrado
- Área do retângulo
- Área do triângulo
Área do quadrado e retângulo
Sabemos que o quadrado ou o retângulo são representados por uma figura plana com quatro lados onde estes formam ângulos retps entre sí. Assim, teremos o seguinte cálculo a ser considerado:
Exemplos
Exemplo de Calculo de Área do quadrado
Exemplo de calculo de área do retângulo
Perímetro do quadrado e do retângulo
Considera-se como perímetro a dimensão obtida através da somatória dos lados de um símbolo trigonométrico. Sendo assim, podemos considerar o exemplos abaixo.
Exemplos
Exemplo de cálculo de perímetro do quadrado
Exemplo de cálculo de perímetro do retângulo
Planta Baixa
Não perca nosso próximo artigo: Dimensionamento de área e perímetro de planta baixa residencial. Nele consideraremos como exemplo a planta a seguir:
Esta planta foi obtida no site: Monte sua Casa
PARTE 2
Não perca a oportunidade de ler nosso segundo artigo desta série clique aqui