Neste segundo podcast tratei o assunto que complementa o primeiro podcast que publiquei no dia 15 de outubro. Falo aqui sobre Potência elétrica complementando as grandezas elétricas tratadas anteriormente (Tensão, Corrente e Resistência Elétrica).
Para tornar o artigo mais intuitivo gostaria de mostrar a vocês de forma bastante simples como podemos associar a Potência Elétrica ao nosso dia a dia.
Você sabia que a potência pode ser classificada de acordo com o tipo de alimentação que a respectiva carga possui? É verdade! Podemos classificar esta grandeza elétrica de duas maneiras: Potência Elétrica em corrente alternada e em corrente contínua. Você não pode deixar de ouvir este Podcast, são seis minutos de áudio onde aproveitei o momento em que eu estava me deslocando para dar aula no SENAI (gravei no trânsito, rs).
Potência Elétrica: Definição Podcast
Entenda sobre a Potência elétrica:
Definição
Potência Elétrica é a capacidade que um material possui de realizar um determinado trabalho em um instante de tempo.
Potência elétrica em corrente contínua
Ao passar por uma carga instalada em um circuito, a corrente elétrica produz, entre outros efeitos, calor, luz e movimento. Esses efeitos são denominados de trabalho. O trabalho de transformação de energia elétrica em outra forma de energia é realizado pelo consumidor ou pela carga. Ao transformar a energia elétrica, o consumidor realiza um trabalho elétrico.
Unidade de Medida da Potência Elétrica
A potência elétrica é uma grandeza e, como tal, pode ser medida. A unidade de medida da potência elétrica é o watt, simbolizado pela letra W.
Um watt (1W) corresponde à potência desenvolvida no tempo de um segundo em uma carga, alimentada por uma tensão de 1V, na qual circula uma corrente de 1A.
Múltiplos e Submúltiplos:
Determinação da Potência de consumidores C.C.
A Potência Elétrica dos consumidores em corrente contínua é dado através da relação entre a corrente elétrica e a tensão que circula em seus terminais. A formula é dada pelo produto da tensão e a corrente. Veja:
Sendo que, na fórmula temos as seguintes incógnitas:
- P – É a potência dissipada expressa em watts (W)
- V – É a tensão elétrica entre os terminais do consumidor expressa em volts (V)
- I – É a corrente elétrica que circula no consumidor expressa em Ampere (A)
Potência Elétrica em Corrente Alternada
Como já vimos, a capacidade de um consumidor de produzir trabalho em um determinado tempo, a partir da energia elétrica, é chamada de potência elétrica. Em um circuito de corrente contínua, a potência é dada em watts, multiplicando-se a tensão pela corrente.
Todavia, quando se trata de circuitos de CA com cargas indutivas e/ou capacitivas, ocorre uma defasagem entre tensão e corrente. Isso nos leva a considerar três tipos de potência:
- Potência Aparente (S)
- Potência Ativa (P)
- Potência Reativa (Q)
Potência Aparente
Potência Aparente é o resultado do produto da multiplicação entre a tensão e a corrente. Em circuitos não resistivos em corrente alternada esta potência não é real, pois não considera a defasagem que existe entre a corrente e a tensão. Recebe a notação S e é expressa em Volt Ampere (VA)
Potência Ativa
Potência Ativa, também chamada de potência Real é a potência que realmente produz o trabalho na carga. Recebe como notação a letra P e é expressa em Watts (W). No cálculo da potência ativa é importante considerar o produto entre a corrente e a tensão e também o fator de potência (cos φ).
Teremos então:
Potência Reativa
Potência reativa é a porção da potência aparente que é fornecida ao circuito. Sua função é constituir o circuito magnético nas bobinas e um campo elétrico nos capacitores. Como os campos aumentam e diminuem acompanhando a freqüência, a potência reativa varia duas vezes por período entre a fonte de corrente e o consumidor. A potência reativa aumenta a carga dos geradores, dos condutores e dos transformadores originando perdas de potência nesses elementos do circuito.
A unidade de medida da potência reativa é o volt-ampère reativo (VAr) e é representada pela letra Q.
Resumindo a Potência Elétrica em Corrente Alternada
- A Potência Ativa é a potência que realmente realiza trabalho no sistema, no copo de chopp é o chopp descontado da espuma.
- A Potência Reativa é a potência desperdiçada pelo sistema, no copo de chopp é a espuma, que é desperdiçada.
- A Potência Aparente é a Potência total que o sistema retira da rede de alimentação, no copo de chopp é o valor pago pelo copo inteiro
Gostou? Deixe um comentário
O que você achou de mais um artigo no formato PodCast? Eu gostaria de ouvir de você, comente aqui no artigo e diga o que achou de mais um conteúdo que fizemos exclusivamente para você. Um forte abraço e fico no aguardo de seu comentário e se acreditar que este conteúdo merece, gostaria que desse um CURTIR e principalmente um G+1 (Google Plus) aqui no Artigo. Até o próximo Podcast.