Entre todos os detalhes que envolvem a potência demandada e a corrente elétrica em um determinado objeto.
O mais interessante deles é a variação que pode existir entre a potência demandada de um equipamento ou outro, mesmo que eles tenham a mesma quantidade de volts.
Um bom exemplo disso é o caso de duas lâmpadas com a mesma quantidade de volts, mas com potências diferentes.
Por exemplos, a lâmpada A tem 12 volts e 1 w de potência elétrica, já a lâmpada B tem 12 volts e 2 w de potência.
Isso significa que a lâmpada B tem o dobro de corrente elétrica da corrente A.
Para se calcular a potência elétrica, é preciso analisar a diferença do potencial e a corrente no elemento.
Nele você vai aprender sobre:
- Potencia demandada
- Cálculo de demanda
- Fator de demanda
POTÊNCIA DEMANDADA
A Potência Instalada, chamada de Pinst, também é chamada de Potência Nominal.
Que nada mais é que a soma de todas as potências nominais dos aparelhos em um determinado lugar.
Entre essas potências, incluem-se também as tomadas.
De maneira prática, é importante saber qual a Potência Instalada em um determinado ambiente para descobrir o chamado fator de demanda, o que resultará em uma grande economia de energia.
Para descobrir qual é essa potência demandada, multiplicamos a Potência Instalada pelo Fator de Demanda.
Assim, o cálculo que fazemos é Pd = f x Pinst
Onde podemos definir:
Pd = Potência Demandada
F = Fator de Demanda
Pinst = Potência Instalada
A principal contribuição da Potência Instalada é o cálculo realizado para descobrir qual a energia demandada de acordo com o número de tomadas e de pontos de iluminação para um determinado ambiente.
O cálculo que demonstramos acima é exatamente o mesmo utilizado pela NBR 5410.
CÁLCULO DE DEMANDA
Além de descobrir a variação da potência elétrica e conseguir calcular a potência instalada, para fazer uma instalação residencial é necessário realizar o Cálculo de Demanda de um ambiente ou de uma corrente elétrica.
Esse Cálculo de Demanda é uma norma indispensável para qualquer instalação, já que ela define os requisitos mínimos para a ligação de uma ou várias unidades consumidoras individuais em uma tensão secundária de distribuição através de redes elétricas.
Esse cálculo é indispensável também pois estabelece o valor-base necessário para o bom desempenho com segurança e qualidade das instalações.
Garantindo a integridade de todas as pessoas que tenham que realizar qualquer instalação ou manutenção na corrente elétrica.
Para conseguir chegar ao Cálculo de Demanda, é necessário considerar os padrões de segurança estipulados pela Norma NBR 5410, que já citamos acima.
Leia também: Potência Elétrica em Corrente Alternada e Fator de Potência
FATOR DE DEMANDA
Por fim, ainda existe um último valor que precisa ser considerado, o Fator de Demanda, que nada mais é que o valor estipulado pela concessionária de energia elétrica para a transmissão de energia em um determinado lugar.
Não como regra, mas normalmente o Fator de Demanda para tomadas é de 0,8, enquanto para a iluminação geral é de 1.0.
Através do Fator de Demanda, conseguimos fazer o cálculo exato da demanda de energia em uma residência.
Através de um medidor de demanda, é possível saber exatamente qual será a energia necessária em um determinado ambiente ou em uma instalação elétrica.
Sem esse cálculo, é praticamente impossível conseguir realizar o desenvolvimento de uma instalação elétrica com segurança, qualidade e sob as normas necessárias para garantir a integridade dos usuários e dos instaladores.
Para finalizar, é indispensável levar em consideração os cálculos necessários para definir a Potência Instalada, a Potência Demandada e o Fator de Demanda, facilitando assim o desenvolvimento dos mais variados tipos de projetos elétricos, sempre levando em consideração segurança, qualidade e o desempenho para um projeto de qualidade.
Quer saber mais sobre potência demandada? Deixa nos comentários.
Aqui na Sala da Elétrica nós temos o curso que está mudando a vida profissional de mais de 7 mil eletricistas ao redor do mundo.
Nosso curso de Máquinas e Comandos Elétricos na Prática.
Um curso que vai te colocar em outro nível quando o assunto for manutenção elétrica, vai te colocar passos a frente no mercado de trabalho.
Para conhecer o curso que vai te tornar um eletricista de manutenção bem sucedido, clique na imagem abaixo e dê o primeiro passo para tornar seu trabalho em outro nível.
Clique na imagem abaixo