Os projetos e alternativas ecologicamente corretas para diversas atividades se tornaram assunto rotineiro nos canais de televisão, programas de jornalismo e de variedades, sites, ONGs e projetos governamentais. Muitas dessas alternativas já têm sido incorporadas ao nosso cotidiano através de ações educacionais, enquanto outras ainda precisam de alguns passos particulares para que aconteçam.
Quando falamos em energias renováveis, reutilização de energia e consumo consciente de energia, estamos falando também de novas tecnologias que permitem o uso de modelos de aquecimento ou de geração de calor. Esses sistemas não só se enquadram no que está conceituado como politicamente correto, mas como economicamente viável, como será explicado no decorrer do texto.
Ouça o Podcast que gravei sobre energia solar no brasil
veja o artigo da exame que comentei no podcast sobre a maior ponte solar do mundo
É conveniente entender que projetos de aquecimento, geração de calor ou reutilização de calor e energia, como o Sistema Fotovoltaico, soam como tendências naturais, e representam um caminho convergente para a tecnologia a favor do ser humano e da natureza. Você pode entender um pouco melhor através deste artigo que publiquei sobre sistema de Geração de Energia Elétrica Através de Energia Solar.
Um problema é a dificuldade de aplicação do conceito e de tecnológicas como o Sistema Fotovoltaico em países em desenvolvimento como o Brasil. É possível lembrar que projetos desse porte são, normalmente, vinculados a altos investimentos, casas modernas ou a países muito desenvolvidos. Porém, o Brasil ficaria atrasado em seu desenvolvimento se esse conceito perdurasse. Como pode um país tropical como o nosso, onde reina o calor e a luz do sol é abundante, ficar distante do Sistema Fotovoltaico?
[alert type=”green”]Cientes dessa realidade e prevendo que era hora de investir nesse sistema de captação de calor, empresários e técnicos com conhecimento da área e disposição para fazer crescer o mercado, apostaram em um tipo de negócio vantajoso para todos os lados: para o cliente, para a empresa, para a população e para o país.[/alert]
Cientes dessa realidade e prevendo que era hora de investir nesse sistema de captação de calor, empresários e técnicos com conhecimento da área e disposição para fazer crescer o mercado, apostaram em um tipo de negócio vantajoso para todos os lados: para o cliente, para a empresa, para a população e para o país.
Por que investir em eficiência energética
Investir em eficiência energética é o mesmo que usar a inteligência para economizar energia e dinheiro, porém, com o uso de novas tecnologias. Eficiência energética é o mesmo que reaproveitamento de energia, controle de energia e calor, utilização adequada de energia, entre outros termos.
Na prática, a eficiência é saber conseguir energia de outras formas que não sejam as convencionais. Dessa maneira, há economia de dinheiro e favorecimento aos meios naturais, muitas vezes sacrificados na produção energética.
Qualquer abuso durante o uso das fontes energéticas é prejudicial, sendo que algumas dessas fontes são finitas. Um exemplo é o petróleo, cujo uso é exagerado na sociedade moderna.
No Sistema Fotovoltaico, acontece o aproveitamento do calor gerado pelo sol para gerar energia. Conforme os projetos de captação de energia solar foram sendo disseminados e espalhados pelo mundo, eles ficaram mais baratos e acessíveis para a população. Com os novos moldes aplicados pelo mercado, o Brasil se beneficia, e a classe social que estava distante do Sistema Fotovoltaico pode agora aproveitar suas vantagens, com ótimo custo-benefício.
Sistema Fotovoltaico
O Sistema Fotovoltaico é um sistema bastante conhecido no mundo inteiro, que utiliza placas no teto de uma casa ou de uma empresa para captação e retenção do calor produzido pela energia solar. Esse calor/energia pode ser utilizado de outra maneira depois de captado e armazenado pelos painéis fotovoltaicos classe A.
Uma das grandes vantagens dessa energia é que ela é totalmente limpa e renovável, diferente de muitas outras que são distribuídas por aí. Com os módulos, você pode obter geração de energia elétrica contínua em seus ambientes.
Muitas pessoas e empresas têm aderido ao novo modelo de captação de energia. Se os sistemas forem autônomos, é possível obter energia sem interdependência, ou seja, você possui energia somente com o Sistema Fotovoltaico, algo que tem atraído os investidores devido à liberdade e à redução de problemas com redes de energia e abusos de cobranças feitas pelas concessionárias.
Energia solar no brasil, ótima relação custo-benefício
O custo-benefício é um dos grandes fatores que tem atraído pessoas e empresas a procurarem o sistema de captação de energia solar por placas e painéis com Sistema Fotovoltaico em todo o país. O preço do investimento tem atraído os brasileiros.
Junto com o benefício financeiro, os brasileiros mais conscientes gostam de investir em saídas ecologicamente corretas, em energias limpas e renováveis, principalmente quando se trata de empresas socialmente responsáveis.
Existem vários tipos de Sistemas Fotovoltaicos, com diferentes painéis e estruturas, sendo algumas complexas, para grandes empresas e outras menores, para residências. Porém, todas garantem o custo-benefício. Isso quer dizer que você vai investir agora e ficar despreocupado com a conta de luz nos próximos anos.
Existem investimentos que se iniciam por exemplo em em R$ 2.500, e alguns que beiram R$ 20.000. Porém, os valores podem variar bastante de acordo com o tamanho da estrutura. O mais importante é saber que o resultado é garantido após o investimento e que essa atitude consciente pode preservar nossos recursos naturais e nossa biodiversidade.
A sociedade atual necessita de alternativas energéticas sustentáveis e renováveis, e os Sistemas Fotovoltaicos são excelentes para gerar energia sem resíduos e sem poluir o meio ambiente.