Ícone do site Sala da Elétrica

Painel de Comando Elétrico: Por onde começar a montar

painel-de-comando-3

Quando o foco é didático, muitos professores ensinam a montagem de um painel de comandos começando pelo diagrama de comandos elétricos. Mas, na prática, será que é assim que se deve fazer?

Neste artigo quero te mostrar como é feita a montagem de um painel de comando elétrico e porque que na verdade o primeiro passo deve ser o diagrama de potência.

Leia este artigo para entender como você irá realizar a montagem no seu dia a dia quando estiver atuando na profissão de eletricista montador.

O que é um painel de comando elétrico?

Um painel de comando é na verdade um conjunto de componentes elétricos com a finalidade de acionar uma determinada máquina elétrica e que normalmente compõe um sistema mais complexo, como um torno mecânico por exemplo.

Em um painel de comando você encontrará normalmente dois conjuntos de interligações de cabos elétricos, os de comandos e os de potência.

Claro! Aqui está a frase reescrita na voz ativa:

Os cabos de comandos e os componentes definem a lógica de funcionamento da máquina elétrica que vai acionar.

Os cabos que compõe o circuito de potência são responsáveis, junto aos componentes, por conduzir as fases de alimentação da máquina que será controlada/acionada.

Por onde começar a montagem de um painel de comando?

Como comentei no início, na escola, estrategicamente nós professores iniciamos a ensinar a montagem de um painel pelo circuito de comandos elétricos. Isso porque se torna fácil a visualização do circuito “impresso” nos componentes a partir da inclusão dos cabos.

Mas na prática, iniciamos a montagem pelo circuito de potência, e isso tem uma explicação lógica.

Pense comigo, os cabos que representam o circuito de potência na grande maioria dos casos possuem maiores seções transversais (bitola).

Iniciar a montagem por eles é uma forma de garantir a melhor performance na montagem, já que, por ser mais robusto, seria totalmente inviável finalizar a montagem com estes condutores.

Sair da versão mobile