Como é possível termos gasto tudo isso?
Conheça os 5 vilões da sua conta de energia elétrica: Você está chegando em sua casa após um dia longo no trabalho, é final do mês e você não vê a hora de chegar tranquilamente para uma noite de descanso e harmonia com a sua família.
Antes de entrar você verifica a caixa dos correios e pega a correspondência com a sua conta de energia com um certo receio de quanto gastou dessa vez.
Ao abri-la você mais uma vez fica espantado com o valor da conta e não acredita no que está vendo. Você olha pra carta e se pergunta: “Como é possível termos gastado tudo isso?”.
E então, aquela noite que era pra ser tranquila se transforma em um transtorno, quando a família começa a buscar culpados pelo valor alto da conta mais uma vez. Essa é a realidade de muitas pessoas no dia que verificam suas contas.
Quantas vezes recebemos nossa conta de energia e ficamos espantados com o valor total? Parece surreal comparado com o nosso uso, não é mesmo?
O assunto de hoje é sobre “Os 5 vilões da sua conta de energia elétrica”. Ao longo deste post você notará que é TOTALMENTE POSSÍVEL diminuir consideravelmente o consumo e consequentemente os nossos custos finais adotando novos hábitos e observando conscientemente nossa residência ou comércio.
Deixar as luzes acesas e aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade
Primeiramente, sempre apague as luzes ao sair de um cômodo e desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiver mais utilizando-os. Além disso, todos os envolvidos devem colaborar para construir esse hábito simples. Para facilitar, coloque alguns lembretes em cada cômodo até que você construa o hábito de forma consistente. Por fim, faça o teste: além de economizar, você ainda colabora com o meio ambiente.
Os vampiros de energia estão te dando trabalho
Sabe aquele carregador de celular que fica plugado na tomada após ser utilizado, a TV no stand-by, entre outros aparelhos domésticos? Pois bem, eles podem estar desempenhando um papel de vilão para o seu bolso sem que você saiba. Afinal, mesmo não sendo utilizados efetivamente, muitos aparelhos acabam “sugando” energia elétrica passivamente e, como resultado, aumentam os seus custos.
Portanto, se você quer diminuir consideravelmente o consumo de energia, é recomendável desligar os aparelhos das tomadas após o uso.
Utilizar aparelhos obsoletos
Por isso, aparelhos antigos, especialmente as geladeiras, fornos e lava-louças da década de 80, costumam drenar sua energia. Sempre que possível, é claro, faça uma reciclagem e utilize aparelhos mais atualizados.
Abusar da claridade artificial sem necessidade
Durante o dia, em vez de utilizar a energia elétrica para clarear o ambiente, vale mais a pena investir na luz natural. Por isso, abra as cortinas do seu ambiente e aproveite ao máximo os benefícios que a luz natural pode trazer — tanto para o seu bolso quanto para a sua saúde.
Utilizar lâmpadas antigas
Utilizar lâmpadas incandescentes antigas é uma das causadoras do grande custo no final do mês. Uma atualização para novas tecnologias de lâmpadas pode significar uma economia de 75% nos custos. Com o preço das lâmpadas econômicas ficando mais acessíveis, para que esperar?
Grande parte das dicas, além de simples, você pode colocar em prática agora mesmo, sem precisar investir R$ 1,00 sequer. Caso esteja em dúvida, eu te desafio a fazer o teste de 1 mês e, em seguida, voltar aqui para contar o resultado. E então, topa virar um SUPER-HERÓI e mostrar como é fácil acabar com esses VILÕES?