Conheça as particularidades e características básicas de conexões e disposição dos símbolos para uma construção perfeita dos diagramas tanto para o atendimento das necessidades do projeto quanto para a utilização da ferramenta “Simulação”.
Opções editáveis dos símbolos comuns
O CADe SIMU conta com uma vasta biblioteca de símbolos dos mais variados dispositivos para a construção dos projetos elétricos. Cada um dos símbolos utilizados conta com opções que são acionadas quando são submetidos ao comando de dois cliques com o botão esquerdo do mouse.
Observando a caixa de opções aberta para a maioria dos componentes temos na parte superior o tipo de contato (neste exemplo “contato de botoeira NA”), o nome ou TAG que será expresso no diagrama caso a opção visualizar esteja habilitado, um campo com nome de “Função” que na verdade é um rótulo que será ou não exibido abaixo do nome do contato.
Logo em seguida teremos nove campos descritos como “Conexão” que nada mais nada menos é do que as referências dos contatos (no exemplo temos para “Conexão 1” o valor 3 e para “Conexão 2” o valor 4 que representa a numeração de um contato aberto).
No entanto, somente estarão disponíveis efetivamente os campos que apresentarem o check box de visualização ao lado, por exemplo: no contato aberto de um botão estará disponíveis as opções:
- Nome;
- Função;
- Conexão 1;
- Conexão 2.
As demais opções não estarão disponíveis para este tipo de símbolo.
Opções editáveis de símbolos específicos
Alguns símbolos possuem particularidades apresentadas em seus menus de opções. Dispositivos com funções específicas dependem de configurações atípicas para funcionar perfeitamente, nestes casos, deveremos nos atentar a cada um dos dispositivos dentro da variedade do CADe SIMU.
Abordaremos aqui os mais importantes para a montagem de projetos no dia a dia, são eles:
- Sinalizador luminoso;
- Relé Temporizador;
- Sensores;
- Inversor de frequência;
- Conversor de corrente contínua.
Sinalizador Luminoso
As cores disponíveis são:O sinalizador luminoso se diferencia dos demais componentes por possuir a opção de seleção de cor que irá preencher seu interior no momento da simulação do projeto.
As cores disponíveis são: | |
|
Bobina do Temporizador
Este campo possui quatro opções de configuração, são elas:
- O valor decimal que será adotado como tempo ( 1, 2, 3 …)
- O fator de tempo a ser aplicado ao montante digitado, este fator pode ser:
- X1 seg
- X10 seg
- X60 seg
Sensores
Os sensores também apresentam características incomuns quando comparado com os tradicionais dispositivos encontrados na biblioteca do CADe SIMU.
Sabemos da existência de diversos tipos de sensores, no entanto, algumas características referente a construção física destes é comum para a grande maioria, por exemplo, o tipo de sua construção (PNP ou NPN), desta maneira teremos a disposição cinco opções a serem definidas para os sensores, veja:
- 2 fios;
- 3 fios;
- PNP;
- NPN;
- Conexões Laterais.
Como podemos observar, a opção de dois ou três fios representa a estrutura física dos sensores, sendo assim dependendo do tipo de sensor que usará no projeto.
NPN ou PNP classifica o tipo de sensor em relação a sua construção essa característica aplica-se para os sensores que possuem seu funcionamento através de tensão contínua.
A forma de conexão lateral é, meramente, um atributo para melhorar a inserção no desenho construído melhorando o layout principalmente quando usamos o sensor de três fios.