Você já se questionou sobre qual é a função do eletricista? Recentemente recebi um e-mail de um leitor e ele me perguntava exatamente assim:
“… O que faz o Eletricista? Quero iniciar minha carreira profissional mas ainda estou com dúvidas…“.
Provavelmente você deve, em algum momento de sua carreira, ter sido questionado desta maneira, seja por um jovem que está prestes a iniciar sua carreira ou mesmo por um profissional que está em busca de mudar de profissão.
Mas quando somos questionados nos deparamos com um auto-questionamento:
“Como colocar em palavras tudo o que faço todos os dias durante todos estes anos?“.
Muito mais de saber trocar uma resistência do chuveiro como nossos vizinhos pensam, e como pensam!!!
Em alguns casos o profissional da área elétrica observa que existe a possibilidade de iniciar uma carreira como autônomo e realmente é possível, diria ainda que é bem fácil.
Só não esqueça de que iniciar uma atividade e ser seu próprio “chefe” exige de você algumas atenções especiais, em um outro artigo eu tentei demonstrar cinco dicas para você se tornar um Eletricista Autônomo de sucesso, se esta é sua intensão vale a pena conferir.
O Eletricista pode seguir, basicamente, três áreas de atuações: Predial, Residencial ou Industrial e o que podemos adiantar é que independente da área escolhida este profissional contará com a responsabilidade de executar tarefas como por exemplo:
Se fossemos listar aqui a atribuição profissional de tudo o que o eletricista em suas diversas áreas e seguimentos faz, escreveria um texto gigantesco, o intuito é abranger de uma forma genérica e transparente para que seja possível tirar dúvidas e auxiliar alguns de vocês na tomada de decisão na escolha de uma profissão que eu enxergo como profissão de sucesso.
Podemos definir a Manutenção da seguinte maneira:
Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida (Fonte:http://wikipedia.org)
O profissional da área elétrica poderá estar direcionado para área de manutenção e para ser sincero, a grande maioria dos profissionais que decidem atuar na indústria decidem seguir esta área de atuação (principalmente pelo salário que normalmente é bem vantajoso).
Normalmente para atuar com eletricista de manutenção o profissional deverá ter conhecimentos em Instalações Elétricas para o desenvolvimento de instalações e infraestrutura de por exemplo redes de alimentação de máquinas, ponto de distribuição de energia, tomadas e iluminação de uma residência entre outros.
Também será exigido deste o conhecimento em Comandos Elétricos que o auxiliará principalmente na área industrial onde todo o desenvolvimento de lógicas de funcionamento e automação é em função de comandos elétricos mas o profissional da área Predial ou Residencial também vai se deparar com comandos elétricos quando estiver realizando uma manutenção em um sistema de bombeamento de água ou em uma automação residencial, entre outros.
Referente a este assunto acima, nós fizemos um vídeo recentemente onde você responde sobre essas questões, e se chama EletroQuiz
Para assistir o vídeo e participar, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M0MMsB97w9E
Que o Eletricista não é projetista você já sabe correto? Mas isso não significa que o eletricista não terá que desenvolver pequenos projetos, por exemplo, dimensionar a partida de um motor elétrico ou mesmo a instalação elétrica residencial.
O fato é que no dia a dia seja um profissional de muita experiência ou não, terá que interagir com dimensionamentos e projetos para realizar instalações e/ou manutenções.
É fato que o profissional da área elétrica tem muita facilidade em prestar serviços de forma autônoma e que pode ser considerado como muito rentável, mas muitos fatores são levado em conta na hora de você decidir realizar a prestação de serviços, recentemente publicamos um artigo que contempla como desenvolver um orçamento de mão de obra para a instalação elétrica de uma residência.
Note que sua experiência é valiosa e poucos fazem um serviço igual ao seu então valorize seu trabalho mas prove ao seu cliente sua capacidade técnica e seja transparente elaborando um orçamento detalhado, seja para a instalação elétrica de uma instalação residencial seja para a instalação de uma máquina no ambiente industrial.
Além de realizar instalações, montagens de painéis e infraestrutura o Eletricista deve saber inspecionar, realizar vistorias em instalações existentes para checar a segurança e a eficácia dos dispositivos, fiações e equipamentos que contemplam a instalação.
Muitas empresas, depois da implantação da Norma Regulamentadora NR10, contratam profissionais da área elétrica simplesmente para realizar vistorias e checar suas instalações elétricas para adequar com as exigências da NR10.
O Eletricista possui diversas áreas de atuação, mas é fato que, esta profissão é e será sempre muito bem requisitada, podemos dizer que não existe automação que substitua esta mão de obra e é sem sombra de dúvidas uma profissão que permite você iniciar um trabalho autônomo com um investimento inicial muito, mas muito baixo em relação as demais profissões.
Espero que tenha gostado deste artigo e se você concorda com nosso ponto de vista deixe seu comentário abaixo. Até a próxima.
Como usar o Multímetro Digital: Aprenda todas as escalas
Comentários
wilson
ola everton …bons tempos que eletricista so trocava a resistencia do chuveiro ..pois é colega ,vc sabe que esse dias me deparei com um chuveiro da marca lorenzetti ( antigo panelao) tradicional que hoje nao é mais o mesmo e nem a armadura é mais a mesma pois trata-se de pvc cromado , e entao o mesmo deixou de funcionar ,disjuntor …fiaçao ..nada …tudo intacto resistencia idem ..( com direito a resistencia ohmica no meter ) é mole …é o fim …preciso fazer um curso de magico com esses fabricantes que temos ai no mercado ,e falando em fiaçao vc ja reparou que o fio (condutor) nao é mais o mesmo …pois é nao instalo mais fiaçao pra chuveiro que nao seja de 6 mm de secçao (32amperes) pois o fio de 4mm virou ..sei la oque …e o de 1,5 mm ,ma minha ultima instalaçao escondi o rolo pro cliente nem ver …pra esse rapaz ai que quer começar na profissao muito boa sorte ..mesmo!!!!!!!!!!!
Everton Moraes
Nossa Wilson, falou pouco mas disso tudo!!! realmente enfrentamos diversos problemas no dia a dia que nos faz questionar a qualidade de produtos e a integridade dos fabricantes mas o que nós da profissão temos que deixar muito claro a nossos clientes é a importância do atendimento de Normas e adequações que garantam a segurança… Bom! poderíamos ficar horas escrevendo sobre estes pontos não é? Eu só sei que não troco esta área por nada…. Um forte Abraço!!!!
JACKSON DA SILVA SANTOS
Olá Everton, sem dúvida esse mundo da elétrica é fantastico seja qual for a área de autuação.Gostaria que você falasse um pouco mais sobre a área de inspeções das instalações,qual o caminho a seguir, cursos treinamentos etc.obrigado.
Rubens Pinto de Lima
Materias muito importantes sobre nós técnicos de elétrica e eletrônica,muitos não acreditam que um profissional desta área é tão capaz de desenvolver certos trabalhos com calculos e outros como dimensionamentos de cabos e outros.
Everton Moraes
Todo profissional da área da elétrica, sem dúvidas, vai precisar utilizar em alum momento seus conhecimentos teóricos e cálculos são inevitáveis… Obrigado pela visita Rubens
Alberto
Parabéns pela matéria, andei pesquisando na net, vários blogs e sites que pudesse ajudar os eletricistas. só recomendo 2 Esse e um outro muito bom também Ensinando Elétrica.
Obrigado por existir pessoas como vcs, um abraço.
Alberto Eletricista manutenção
Everton Moraes
Muito Obrigado Alberto, já conheço o Ensinando Elétrica, realmente possui muito conteúdo de qualidade….
marcio festino
Antigamente eu montava extensões de tomada por uma necessidade ou outra e já tinha uma idéia do que era levar um choque de 110/220V, outras situações em puxar um ponto de luz aqui ou ali, trocar uma resistência de chuveiro etc.
Mas um dia tive a necessidade de fazer um curso de eletricista para aprender a profissão e aprender a lidar com energia elétrica que no meu conceito é altamente importante e perigoso se não forem respeitados os devidos cuidados.
Hoje quando falamos num eletricista, esse profissional precisa sim de todo conhecimento, e quanto mais ele souber maior sera a valorização da sua mão de obra.
Everton Moraes
Não tenha dúvidas Marcio, ainda mais hoje com o a chegada da automação residencial e as novidades constantes no setor industrial exige que o eletricista de hoje mantenha-se atualizado e procure cada vez mais conhecimento, cursos, leituras são indispensáveis…
marcio
Excelente trabalho!!! Estou em um cursando de eletricista de manutenção industrial, e seu blog tem exatamente TUDO o que eu preciso. Gostaria de submeter meu trabalho para sua avaliação, coisa muito simples.
Everton Moraes
Olá Marcio! Muito obrigado pelo comentário, fico feliz que esteja gostando da Sala da Elétrica.
Pode sim encaminhar seu trabalho, você pode enviar ao e-mail: [email protected]
Um Abraço
Rubens
Everton,obrigado pelo blog,sempre que preciso de algumas matérias tirar dúvidas procuro na sala da elétrica vc está de parabéns continua assim nos ajudando ogrigado que Deus te abençoa mais e mais.
Everton Moraes
Muitíssimo Obrigado Rubens! seja sempre bem vindo, é muito bom saber que estamos sendo úteis!!!! Um Abraço!!!!!
Adalberto da costa de cavalho
caro Everton, aqui em Manaus não há curso de CLP avançado pelo Senai gostaria de uma dica sua um abraço ..
Everton Moraes
Temos neste momento um blog com assuntos relacionados: Sala da Automação
Moacyr Nunes Brum
Prezado everton muito simples e objetiva suas explicações para os que ainda tenham alguma duvída é so se aplicarem e executarem o proposto muito bom
Pingback: Sala da ElétricaNR 10 Comentada - Segurança em eletricidade • Sala da Elétrica
Pingback: Sala da ElétricaCOMO CALCULAR A CORRENTE NOMINAL DO MOTOR TRIFÁSICO - COMPLETO • Sala da Elétrica
Ivan
Então cara, este cursinhos do IPED qualificam para instalador profissional? Para trabalhar com elétrica não é necessário ter curso técnico presencial?
Guilherme Green
Muito bom artigo Everton, estou começando agora na indústria como eletricista e estou gostando muito, pretendo mais pra frente (e com mais experiência) trabalhar como autonômo. Essa é a profissão que escolhi. Everton tenho uma pergunta: qual a diferença de um eletricista e uma pessoa que trabalha com automação? Pois trabalho com Inversores, CLP, sensores, etc, e sou registrado como eletricista.
Pingback: O QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE O MULTÍMETRO | Mundo Manutenção
Carlos Henrique Almeida Santos
Bom dia. tenho uma dúvida de quais seriam os exames admissionais de um eletricista que irá trabalhar em um poço de produção de petróleo, pois nas NR’s 07 e 10 não discriminam tais exames médicos
Pingback: Dia do Eletricista • Sala da Elétrica
Pingback: O QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE O MULTÍMETRO • Sala da Elétrica
Pingback: Eletricista em Joinville - Marido de Aluguel Joinville
Pingback: Eletricista em Jaraguá do Sul - Marido de Aluguel Jaraguá
Pingback: Eletricista em Blumenau - Marido de Aluguel Blumenau
Pingback: Eletricista em Curitiba - Marido de Aluguel Curitiba
Joel Silva
Muito bom. Não sabia que eletricistas faziam projeto também kkkkk
Alias, achei um site com ótimos profissionais da área http://www.123achei.com.br/servicos/profissionais-liberais/eletricistas/limeira/
Pingback: Multímetro, via saladaeletrica. | omottablog
Mateus
esta profissao envolve matematica ?
Clayton
O eletricista capacitado na NR-10 pode fazer um esquema unifilar e ser o responsável técnico? ou é só o engenheiro que pode?
Douglas.
Muito bom, sou professor de matemática e acabei de tirar meu diploma de eletrotécnico, para mim que pretendo atuar nas duas áreas simultaneamente, reconheço como muito valiosa as dicas deste site, parabéns!
Roberto
Muito bom esse blog Éverton dicas incríveis sempre que preciso entro e tiro dúvidas .
Engª Camila Andrade
Olá Roberto!
Que bom! Ficamos muito felizes em ver que te ajudamos de alguma forma.
Continue nos acompanhando para ver mais conteúdos.
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica
lais
ola bom dia ,eu estava curiosa para sabe o que um eletricista faz pois eu vó faz o curso e quero ter uma noção do é e to muito satisfeita com o conteúdo visto .obg
Engª Camila Andrade
Olá Lais
Legal!! Esperamos ter te ajudado nesse quesito.
Você vai se apaixonar pele elétrica.
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Vitor Sá
Profissão muito importante, requer um conhecimento técnico e pratico apurado.
Engª Camila Andrade
Oi Vitor tudo bem?
Realmente, elétrica é uma das profissões que necessitam de estudos constantes.
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Genildo
Que bom conhecer a Sala da Elétrica, nesse momento que estou decidido a mudar de profissão, acredito que irá me ajudar muito nessa nova empreitada.
Engª Camila Andrade
Olá Genildo, tudo bem?
Seja muito bem vindo! Esperamos poder te ajudar.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
mateus
queria saber se eletrotécnico é a mesma coisa que eletroeletronica ?
Engª Camila Andrade
Olá Mateus, tudo bem?
Não, elas são coisas diferentes… em eletroécnica você trabalhará mais com indústria e residências. Já a Eletroeletrônica você trabalhará com a parte eletrônica dos componentes. Trabalhará com uma área de eletrônicos digamos.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Otalicio Tadeu F.de Oliveira
O que faz o profissional de elétrica reparadora
luis
quais as 3 características que devem ser analisadas em um motor em funcionamento?
Engª Camila Andrade
Olá Luiz, tudo bem?
Geralmente as informações mais relevantes são Corrente nominal, tensão, potência, torque, depende quais as informações são mais relevantes para o usuário.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
luis
quais as características que devem ser analisadas num motor em funcionamento
Engª Camila Andrade
Olá Luiz, tudo bem?
Geralmente as informações mais relevantes são Corrente nominal, tensão, potência, torque, depende quais as informações são mais relevantes para o usuário.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Jarede Matos
Quero saber o que vocês têm a dizer sobre os tais economizadores de energia que apareceram agora. Diga a verdade, doa a quem doer, e doe sangue.
Engª Camila Andrade
Olá Jarede, tudo bem?
Iremos colocar sua sugestão em nossa lista de conteúdos.
Não temos informações sobre este assunto.
Muito obrigada pela sugestão.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
José Marques
Existe um equipamento chamado Poupa Luz e com site de mesmo nome possuo este ha 4 anos e realmente depois que instalei a minha conta diminuiu 35% ao longo deste período ( mês a mês) pois hoje só pago o que consumo, antes pagava o que consumia mais os ruídos que todas as instalações elétricas geram num consumidor,
MARCOS
muito bacana este site, estou querendo fazer um curso de elétrica para trabalhar como autônomo
Pingback: Alicate Amperímetro: Como usar e como funciona este alicate - Sala da Elétrica
Eletricista Sjc
Muito boa as dicas gostei muito parabéns me ajudou muito !!
Pedro Braz
Quais os profissionais responsáveis por dar esse tipo de manutenção? Sei que diversos cursos técnicos capacitam para tal finalidade, gostaria de saber quais e se há a possibilidade do engenheiro elétrico realizar tal atividade ! Obs.: Estou estudando para um concurso público.
Grato !
Caio Paiva
Olá Pedro, tudo bem?
Os profissionais destinados a este tipo de manutenção,
São os eletricistas, técnicos e tecnólogos.
É mais difícil um engenheiro aplicar este tipo trabalho, já que possui os tecnólogos para intermediar nestas funções,
Mas ainda há uma possibilidade.
Saudações.
Caio Paiva
Equipe Sala da Elétrica.
Atecnolar
Eletrica me facina, um campo vasto a ser explorado.
Eletrica e eletronica estão sempre evoluindo.
E um mundo em construção.
Caio Paiva
Olá, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu feedback!
Continue nos acompanhando.
Caio Paiva – Sucesso do Cliente
Sala da Elétrica.
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.