Motor trifásico WMagnet | Weg

Você conhece o WMagnet? Quando o assunto é motor elétrico trifásico logo imaginamos o tradicional e populoso motor gaiola de esquilo

(Aconselho a ler nosso artigo sobre motores | Clique aqui).

Porém, algumas novidades prometem mudar nosso modo de pensar quando tratamos de motores acima de 15cv de potência.

Responsável por cerca de 70 a 80% do consumo da energia elétrica na industria o motor elétrico se porta como o melhor recurso em transformação de energia elétrica em energia mecânica para as mais diversas aplicações.

A tendência de aumentar a performance das máquinas elétrica trouxe ao motor elétrico trifásico uma nova forma de enxergar o indutor como sendo a pior vilão do consumo no processo industrial, o motor Wmagnet é a prova disso.






Wmagnet

Trata-se de um motor síncrono (Leia nosso artigo sobre velocidade síncrona | Clique Aqui) de alta performance que baseia-se em um motor com rotor constituído por imãs de alta energia e estator muito parecido com o que conhecemos no motor gaiola de esquilo. Atendem praticamente todo seguimento/aplicações dos motores tradicionais, no entanto com maior performance em relação ao rendimento, menos vibrações e ruídos e respectivamente maior vida útil. O motor Wmagnet obrigatoriamente, necessitará de um inversor de frequência próprio,  o CFW-11 da WEG.

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Inverso de Frequência CFW-11

O inversor CFW-11 é específico e garante a alta performance deste incrível motor. Capaz de controlar o motor WMagnet de 15 a 200cv, este inversor de frequência possibilita o controle eficiente de velocidade e mantêm o torque sem prejudicar o sistema onde encontra-se instalado.

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Características – Wmagnet Drive System

A seguir as características do motor/inversor que compõe a solução Wmagnet Drive System:

Características do Motor Características do Inversor
  • Grau de proteção: IP55 – IP66W (opcional)
  • Potência: 15 cv a 200 cv
  • Carcaça: 132S a 250S/M
  • Faixa de Rotação: 240 a 3600 rpm*
  • Tensão: 380 V
  • Vedação nos mancais: anel V’Ring
  • Isolamento: Classe “F”
  • Fator de serviço: 1.0
  • Proteção térmica: PTC
  • Forma construtiva: B3D
  • Auto ventilado
  • Características opcionais sob consulta
  • Tensão de alimentação do inversor: 380 a 480 Vca
  • Potência: 15 cv a 200 cv
  • Controle Vetorial Sensorless e Controle Vetorial com encoder
  • Expansão de entradas e saídas (opcional)
  • Função Soft-PLC inclusa no produto padrão: agrega as funcionalidades de um CLP ao inversor
  • Indutores no barramento CC incorporados
  • Disponível em versão com grau de proteção IP54
  • Microcontrolador RISC 32bit
  • Modbus RTU

Massa e volume

Esta nova tecnologia de motores  permite com que seja possível alcançar desempenhos iguais ou superiores aos motores de indução com dimensões e massa menores otimizando espaço.

Todos os motores Wmagnet são pelo menos uma carcaça menor em relação ao motor de indução, podendo haver casos em que há uma redução de dois tamanhos de carcaça para uma mesma potência.

Comparado aos motores de indução tradicionais temos uma redução de seu volume em aproximadamente 47% e sua massa apresentar uma redução, em média, de  35%. Veja a seguir uma imagem que retrata esta característica:

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Assista o vídeo de Apresentação

Conclusão

O Wmagnet oferece uma solução eficaz no sentido de aumentar a eficiência do processo de funcionamento de máquinas e equipamentos uma vez que com menores dimensões e tecnologia de ponta consegue-se chegar em objetivos superiores a motores de indução tradicionais de mesma potência.

Comentários

  • José Antonio

    E em questão de preço será que vai compensar?

  • Moris

    E a faixa de temperatura? Um motor com ímãs permanentes não teriam problema, comparando com os tradicionais?

  • Alexandre Reis

    Tem como ligar este motor trifásico em uma rede 220 monofásica

  • carlos henrique de souza rodrigues

    olá boa noite! gostaria de saber se tem como fazer uma ligacao de motor de 6 pontas fechamento em 220v com tensao de chegada em 380v?

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