Os motores elétricos trifásicos de corrente alternada são os mais utilizados porque na maioria dos casos a distribuição de energia elétrica é feita em corrente alternada (Leia nosso artigo sobre fechamento de motores elétricos | Clique Aqui) e também em função de simplicidade, robustez e baixo custo, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas encontradas, este tipo de motor é largamente encontrado na indústria.
Possui velocidade constante podendo variar em função de alguns fatores como cargas aplicadas a seu eixo. (Recomendamos também que leia nossa página Comandos Elétricos | Clique Aqui)
Seu princípio de funcionamento é baseado no campo magnético girante, que surge quando um sistema de correntes alternada trifásico é aplicado em polos defasados fisicamente de 120º.
Dessa forma, surge através desta defasagem um campo magnético em cada conjunto de bobinas do motor, estes campos magnéticos gerados formam o que chamamos de Campo Magnético Girante.
Veja a animação abaixo:
Você sabia que é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução trifásicos, do tipo gaiola de esquilo, com o auxílio de inversores de frequência?
O Motor de indução funciona normalmente com velocidade constante proporcionada pelo campo magnético girante, logo a velocidade do campo é chamada de velocidade síncrona, e é em função de, basicamente, dois fatores, são eles:
Portanto, dizemos que:A velocidade do motor elétrico de indução é diretamente proporcional a frequência e inversamente proporcional a quantidade de pólos magnéticos
Um motor elétrico trifásico possui as seguintes especificações:
Alguns fatores faz com que a velocidade real no eixo do motor deixe de ser exatamente a velocidade do campo magnético girante, por exemplo, esta velocidade varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada a seu eixo, etc… Por natureza, o motor elétrico trifásico possui uma diferença entre a velocidade do campo magnético girante (Ns) e a velocidade real em seu rotor (N) este fato se dá em função de um fenômeno chamado escorregamento e é fornecido pelo fabricante do motor podendo variar de motor para motor. Na maioria das vezes este fenômento é descrito pelo fabricante em poorcentagem (%). Temos a seguinte fórmula para representar o escorregamento do motor elétrico trifásico:
Vejamos a seguir um exemplo de cálculo de escorregamento:
Sendo assim a velocidade real no eixo do motor elétrico será a diferença entre a velocidade síncrona e o escorregamento. Esta recebe o nome de Velocidade Nominal
Comentários
Dheyson
Everton Moraes, Parabéns cara! Excelente matéria,e site com conteúdo extremamente interessante..
Deus te Abençoe, é isso ae Abç
Everton Moraes
Muitíssimo obrigado Dheyson, seja sempre muito bem vinda a Sala da Elétrica!!!!!
Ricardo
Ola! Preciso de sua ajuda! esta questao:
Uma instalacao eletrica possui um motor de induçao trifasico 60hz com 4 polos e com escorregamento nominal de 0.05??
Meu email [email protected]
Thamires
Muito obrigada por disponibilizar essa informações de forma didática!! Parabéns pelo site
Everton Moraes
Por nada Thamires, seja sempre bem vinda
Alexandre Melo
Cara adorei estes, assuntos disponivies, que continue assim. Parabéns.
Eng° Everton Moraes
Eu que agradeço sua visita Alexandre.
Um Abraço
Rogerio Perpetuo Araujo Dos Anjos .
EVERTON SOU ESTUDANTE DE ELETROTÉCNICA E ESSES VIDEOS ESTÃO ME AJUDANDO MUITO, OBRIGADO POR ESPALHAR O SEU CONHECIMENTO, TENHO CERTEZA QUE MUITAS PESSOAS ESTÃO APRENDENDO COMO EU ESTOU. ABRAÇO!!!!!!
Aryel tavares
e quando eu não tenho a velocidade do rotor ??? como eu faço para calcular o escorregamento ???
Filipe
Oi, muito bom o post, preciso de ajuda, se utilizar um motor em um gerador e nao conseguir atingir o limiye de rpm do mototor o que vai acontecer? Aprnas perde tensao?obrigado
Rômulo
Conciso e direto, muito bom o conteúdo! Tenho 17 anos e estou me formando técnico, um espero carregar seu atual status… Obrigado pelas informações.
Eng ° Everton Moraes
Olá Rômulo, eu que agradeço a confiança… um forte abraço
ODIMAR BONETTI
EVERTON MORAES,
PRIMEIRAMENTE PARABÉNS, EXCELENTE ARTIGO, FAZ UM TEMPO JÁ QUE ACOMPANHO O SITE, SEMPRE ATUALIZADO E BEM ESTRUTURADO, JÁ VI VÁRIOS OUTROS ARTIGOS, VÍDEOS, WEBINAR, E OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ DISPONIBILIZA, TODOS NUM NÍVEL EXCELENTE DE INFORMAÇÃO E DE CLAREZA, RECOMENDO A TODOS OS PROFISSIONAIS QUE TEM INTERESSE EM SE MANTER ATUALIZADO. OBRIGADO POR COMPARTILHAR ESSAS INFORMAÇÕES. ABRAÇO.
Eng ° Everton Moraes
Olá Odimar, muito obrigado pelo reconhecimento, estamos no começo, a intenção é poder ajudar cada um dos profissionais no brasil de maneira a daro maior número de informações de qualidade e que possa fazer a diferença no dia a dia …. Novamente muito obrigado pela visita… m forte abraço …
Luiz Alberto
Quais os cuidados que devem ser observados para realizar o controle de rotação dos motores elétricos?
Marcelo Ribeiro da Silva
Como a quantidade de polos interfere na velocidade do motor, ou seja, o que acontece com o campo girante que faz diminuir a velocidade quando é aumentando o número de pólos do motor?
Micaelle Siqueira
Como posso saber qual a velocidade mínima que um MIT suporta, para que eu possa aplicá-la usando um inversor de frequência?
Joel Rocha
Muito Bom o conteúdo, é claro e objetivo. Parabéns Everton Moraes!!
Engª Camila Andrade
Olá Joel!
Muito obrigada!
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Eng ° Everton Moraes
Muito obrigado Joel
VALDIR
Otimo artigo parabens..meu amigo..
Gostaria de saber se o escorregamento e diretamente proporcional a carga do motor???
Daiane
Velocidade medida no rotor: 1760 RPM
Como sei que é essa medida
como calcular???
elias
não se calcula, se mide com tacometro. slds
Jhonatan
A velocidade rotorica se é calculada através do valor do escorregamento, podendo altera de acordo com o valor deste.
Robersoni
Como saber o fator de potência do escorregamento ??
JAIR FERREIRA CAMARGO
Qual a perda de potência com o uso de um inversor de frequência usando alimentação monofásica em motor trifásico?
Engª Camila Andrade
Olá Jair, tudo bem?
Jair, veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BN9OgMc0jRs&t=233s.
Neste vídeo o Everton fala um pouco melhor sobre este assunto.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
jessica
ola boa noite estou precisando de ajuda estou tentando dimensionar um motor para elevação de carga no trabalho da faculdade porem os dados que tenho são 57 metros de altura capacidade de 800 kg tensão 440v frequência 60hz 6 pontas 1200 rpm
a potencia do meu motor em CV esta dando muito alta e meu torque também se alguém puder me ajudar agradeço.
Eng ° Everton Moraes
Olá Jessica, você precisa conhecer estas fórmulas:
Fórmula para calcular velocidade em rpm:
Ns = (120 x F) / N° de polos
Onde:
Ns = Velocidade síncrona em RPM
P = Número de polos
F = Frequência em Hz
Fórmula para calcular a potência:
P = V x I x Ef
Onde:
P = Potência.
V = Tensão.
I = Corrente.
Ef = Eficiência.
Fórmula para calcular o trabalho de um motor:
W = F x D
Onde:
W = Trabalho (N x m).
F = força em Newton (N).
D = distância em metro (m).
Fórmula para calcular o torque de um motor:
T = F x D
Onde
T = Torque (N x m).
F = força em Newton (N).
D = distância em metro (m).
eduardo
qual a frequência minima que posso aplicar em um motor atraves de inversor de frequência? quais as consequências disso na rede elétrica
Engª Camila Andrade
Olá Eduardo, tudo bem?
Isso depende do motor, é importante que você verifique com o fabricante os limites de frequência que o motor pode trabalhar.
Veja o nosso vídeo sobre este assunto, o Everton explica sobre sua dúvida (a partir dos 15:35 do vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=7QTr9JQb9yU
Qualquer dúvida estaremos a disposição.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
eduardo
qual a frequência minima que posso aplicar em um motor atraves de inversor de frequência quais as consequências disso na rede elétrica
Engª Camila Andrade
Olá Eduardo, tudo bem?
Isso depende do motor, é importante que você verifique com o fabricante os limites de frequência que o motor pode trabalhar.
Veja o nosso vídeo sobre este assunto, o Everton explica sobre sua dúvida (a partir dos 15:35 do vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=7QTr9JQb9yU
Qualquer dúvida estaremos a disposição.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Douglas Cassemiro
Como se mede a velocidade de um motor elétrico de indução e como podemos alterar
a velocidade do motor em funcionamento?
fwall
Um motor Δ220V e Y380V de 4CV será ligado em uma rede trifásica com tensão de linha de 220 V.
Qual o fechamento dever ser utilizado e porquê?
Se o usuário por livre e espontânea vontade quisesse ligar esse motor em partida Y- Δ nessa rede, ele poderia? O motor queimaria?
Jenifer
Bom dia, preciso contruir um motor DC, e depois medir a frequência de rotação do motor. Gostaria de saber como consigo medir o rpm desse motor que construirei.
Jenifer
Bom dia, preciso construir um motor DC, e depois medir a frequência de rotação do motor. Gostaria de saber como consigo medir o rpm desse motor que construirei.
Deyvi de Carlos Stecker Santos
caro Ewerton, primeiramente eu gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho que vc tem feito. Mas eu gostaria de saber como calcular a força de um motor eletrico com 5cv, 4 polos e com 35mm de diametro na ponta do eixo?
Cleison Colinçani
Amigão sou estudante de engenharia elétrica , todos nós sabemos que um MIT 60Hz, 4 polos, a velocidade síncrona do motor é 1800 rpm.
Sendo assim a velocidade do rotor é dada pela equação abaixo:
nR=(1-S) x nS
nR=(1-0.05) x 1800
nR=1710 rpm
Frequência do rotor
frotor=0.05 x 60
frotor=3Hz
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