Definição
Existem coisas com as quais temos contato na vida diária que não ocupam lugar no espaço, não sendo, portanto, matéria. Por exemplo, o som, o calor e a eletricidade não ocupam lugar no espaço e, por isso, não são considerados matéria. Chamamos esses elementos de “fenômenos”, pois, na maioria das vezes, surgem a partir de acontecimentos que envolvem a matéria, como a eletricidade, que utiliza a estrutura atômica dos elementos para se manifestar.
A matéria e consequentemente os corpos são formados de moléculas e átomos.
Molécula
Molécula é a menor partícula em que se pode dividir uma substância de modo que ela mantenha as mesmas características da substâncias que a originou, logo se usarmos como exemplo a água temos que: Se dividirmos a água continuamente, esta tornará-se cada menor até chegarmos na menor partícula que ainda sim mantém as características da água (H2O).
Átomos formam as moléculas, por exemplo, a água contém dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio, por isso a fórmula H2O.Este tipo de ligação entre os átomos para a formação das moléculas somente é possível porque possuímos na natureza, átomos que procuram o equilíbrio elétrico.
Átomos
Toda e qualquer matéria contém átomos. O átomo representa a menor partícula que compõe um elemento e ainda mantém as características químicas e físicas desse elemento.
Composição do Átomo
O Átomo é formado, basicamente, por três partículas, são elas: Elétron, Próton e Nêutron. Os Prótons e Nêutrons compõem o núcleo do átomo, o próton com carga positiva e o nêutron são eletricamente neutros, já o elétron que será alvo de nossos estudos, são eletricamente negativos e são responsáveis pelos fenômenos que representam a eletricidade e suas principais características estão ao redor do comportamento desta partícula.
A quantidade de prótons e elétrons em um átomo é a mesma, dizemos ‘nesta situação que este átomo está equilibrado eletricamente, No entanto, existem situações em que um determinado átomo perde ou ganha elétrons, fazendo com que este fique desequilibrado eletricamente transformando-o então, em um íon.
Íons
Chamamos de íons os átomos que apresentam desequilíbrio elétrico. Assim, quando um átomo ganha elétrons, ele passa a ter mais elétrons do que prótons e recebe o nome de ânion. Por outro lado, quando perde elétrons, ele fica com mais prótons do que elétrons e se torna um cátion.