Sempre mostrei aos meus alunos o que acontece por não saber ler diagramas e para a grande maioria sempre foi uma surpresa, mesmo os mais experientes sempre notaram que este conceito é o mais importante para um profissional de nossa área mas, na grande maioria das vezes, o profissional não se encontra apto para ler um diagrama elétrico. No ano passado realizei uma pesquisa com 774 profissionais e o resultado foi surpreendente, e isso não quer dizer que foi positivo, aliás, pelo contrário.
O que 774 profissionais disseram sobre ler diagramas?
Como disse anteriormente, em outubro de 2014 realizei uma pesquisa com 774 profissionais da área elétrica, entre eles possuíamos em sua maioria os cargos eletricistas, técnicos e autônomos:
Uma das perguntas que realizei neste questionário foi qual o maior problema que eles encontravam no dia a dia atuando como profissionais e olha só o que responderam:
Quase 40% assumiram que possuem dificuldade na leitura de diagramas, isto é um problema gravíssimo para um profissional da área da elétrica. E como pode observar, em segundo lugar o que mais preocupam estes profissionais é o fato de “não ser reconhecido no ambiente de trabalho”.
- Realizar uma manutenção
- Desenvolver um diagrama do zero
- Realizar a montagem de uma infraestrutura elétrica ou um painel elétrico
- etc…
Quando identifiquei este “problema”?
Durante aproximadamente 10 anos, instrui treinamentos no SENAI SP e, ao conviver com alunos e profissionais da área, percebi que, mesmo capacitados e com experiência prática, a maioria não sabia ler um diagrama elétrico. Quando iniciavam na profissão, o problema se tornava ainda mais evidente.
Atuei na indústria diretamente na área de manutenção durante mais de 8 anos e a minha maior dificuldade no início foi exatamente esta, bem como foi fácil observar que os meus colegas de trabalho também sofriam desta deficiência, mas percebi algo interessante…
A primeira é que, como profissional, ganhei mais credibilidade e reconhecimento, o que me ajudou muito a crescer nas empresas onde trabalhei. A segunda é que ajudei meus alunos a superar essa dificuldade, um ponto que as escolas técnicas e profissionalizantes quase sempre ignoravam. Nos meus treinamentos no SENAI, sempre foquei em formar cases de sucesso, mas isso não me bastava. Por isso, decidi criar o Método de Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos, que chamei de Método LIDE.
O que é o Método LIDE?
O Método LIDE foi a maneira que eu encontrei de auxiliar os profissionais da área
Criei um módulo exclusivo onde ensino, passo a passo, meus alunos a realizar a Leitura e Interpretação de diagramas elétricos na prática e por este motivo o nome do curso (LIDE).