Por muitas vezes sou questionado sobre o consumo de energia elétrica e as várias formas viáveis para sua redução, para o uso consciente deste recurso e também (É Claro!!), a fim de obter economia, redução na conta.
O segredo mesmo todos nós já sabemos: o uso racional da energia elétrica com a redução do tempo de utilização do chuveiro, substituição de eletrodomésticos antigos (geladeiras, freezer, etc…) ou até mesmo uma re-instalação de toda infraestrutura elétrica.
Mas a ideia de criar este artigo nasceu em função de uma pergunta que recebi há algum tempo de um de meus alunos enquanto explanava sobre Potência Elétrica em um treinamento de Instalações Elétricas, a pergunta foi mais ou menos assim:
“Um equipamento em 220V é mais econômico do que em 127V?”
Esta dúvida é muito comum e você pode se surpreender com o que vamos abordar neste artigo.
Definição: “Potencia elétrica é a capacidade que um determinado consumidor possui de produzir trabalho a partir da eletricidade em um determinado tempo”
Vamos relembrar um conceito muito importante para sanarmos esta dúvida: Quando estudamos a potência elétrica em corrente contínua aprendemos em instalações elétricas que a corrente ao passar por material condutor provoca o chamado “Efeito Joule” que representa o aquecimento em função da excitação dos elétrons na estrutura do condutor, correto? O conceito de potência é a base de funcionamento dos consumidores em geral, mesmo em circuitos eletrônicos que possuem baixíssimas correntes e tensões a potência está lá. Daí somos apresentados a uma equação (fórmula) que expressa exatamente este fenômeno, esta abaixo:
Nenhum! Mudar o nível de tensão objetivando redução do consumo de energia elétrica é na verdade perda de tempo, observe que sua conta de energia elétrica está baseada em KW/h ou seja, o valor da conta de energia elétrica será em função da Potência Elétrica que os seus aparelhos eletrodomésticos, máquinas, etc, consomem, sendo assim a tensão elétrica não irá interferir no seu bolso no final do mês.
Observe no exemplo abaixo, um chuveiro em 220V e um outro com mesma potência em 127V. A única alteração que observamos é o nível da intensidade da corrente, a potência será sempre a mesma, logo, o consumo também não irá alterar.
Esta é fácil de responder. Observe novamente o cálculo acima… O que mesmo mudou nas duas situações? Exatamente! A corrente elétrica foi o fator que diferenciou as duas situações. Neste caso temos que lembrar que em instalações elétricas, o dimensionamento de condutores está diretamente ligado a corrente que ele suporta, neste caso acima teríamos uma necessidade de um condutor de 4mm² para o chuveiro de tensão nominal 220V, já que este condutor suporta até 28A e um cabo de 6mm² para o chuveiro aplicado a tensão de 127V.
Sendo assim, aplicação preferencial de maior nível de tensão a consumidores de maior potência se dá em função de, principalmente, redução dos custos e da inviabilidade técnica na implantação dos fios ou cabos e não para a redução da energia elétrica como muitos costumam dizer.
Deixa eu te provar este conceito! as hidroelétricas transportam a energia elétrica gerada através de torres de transmissão que muita das vezes possui um nível de tensão de 500kV, isto porque se transportasse a mesma potência através de tensão mais baixas teria que utilizar cabos imensos que não tornaria viável o transporte aéreo.
Comentários
Rafael
E muito bm que tenha pessoas iguais a vcs dispostos a compartilhar o bm mas precioso o conhecimento valeu
Everton Moraes
Eu que agradeço Rafael, seja seja sempre bem vindo…
Rubens Pinto de Lima
Sou um apaixonado por elétricaeletrônica desde da minha infância,fazia das pilhas e lampadas de lanternas iluminação de ruas e as pilhas era meu gerador de energia,instalava chaves liga-desliga,postes passava fios e torres de transmissão e depois disso nunca mais deixei de trabalhar com eletricidade e eletrônica,não sou um engenheiro mas sou técnico,gosto muito da minha profissão.No dia a dia do meu trabalho tenho muitas surpresas vou aprendendo mais, tenho 57 anos não quero parar de trabalhar. Um abraço………………………………………………..
Everton Moraes
Olá Rubens! Também sou apaixonado por esta área e sem dúvidas é o que me motiva a estar aqui com vocês, muito Obrigado pela visita e até uma próxima.
Marcus Cunha
Excelente matéria. Tenho certeza que você tirou a dúvida de muitas pessoas, inclusive a minha.
Sigo o site já algum tempo, pois vocês tem boa matérias e como eu trabalho com motores elétricos, me ajudou.
Continuem com o ótimo trabalho, pois nada é mais gratificante do que passar conhecimento às outras pessoas.
Everton Moraes
Olá Marcus! muito obrigado pela mensagem, estamos trabalhando para melhorar a cada dia , ainda temos muito que aprender…. Até a Próxima…
André
Olá! Dois comentários:
1) A potência demandada pelo equipamento é a mesma em 127 V ou 220 V; porém, a perda nos condutores pela corrente 1,73 vezes maior em 127 V nem sempre é desprezível.
2)
“Perca”de tempo é, na realidade, perda de tempo… 🙂Abraço
André
Everton Moraes
Olá André obrigado pelas observações, como eu disse no texto, o consumo de energia não tem referência direta em relação a tensão, a corrente elétrica será o fator principal a ser observado e com certeza não será desprezível.
Luiz Edésio de Magalhães
Olá Everton,
Parabéns pelo trabalho, excelente o seu blog. Sou profissional de instalações elétricas residenciais, com o diferencial de automação adequada para cada situação. Gosto de trabalhar com este perfil de cliente principalmente pelo fato de dividir conhecimentos. As pessoas merecem aprender coisas novas todos os dias.
Grande abraço.
Everton Moraes
Obrigado Luiz Edésio! Também gosto bastante desta área…. No que depender de mim a Sala da Elétrica terá cada vez mais conteúdo de qualidade para auxiliar todos os leitores….
Lucas Silva
Olá, muito obrigado pelas dicas.
Vou termina meu técnico em eletrotécnica e pretendo fazer o concurso da Petrobras, será que vc poderia corrigir algumas questões dos concurso passado, explicando detalhadamente ?
Ficaria muito grato.
Everton Moraes
Boa idéia Lucas, vou tentar criar uma vídeo aula explicando uma determinada prova de concurso público… Obrigado pela dica…
Carlos fontenele
Então, parabéns por todos os posts sou fã da pagina, passo por aqui quase todos os dias, sou tecnologo em automação e fico melhor no que faço cada vez que passo aqui com suas informações
Everton Moraes
Olá Carlos! tudo bem??? Esteja sempre a vontade para visitar-nos e perguntar/comentar sempre!!! Um forte abraço e Até a Próxima….
Paulo
Parabéns pela iniciativa, merece o Prêmio Topblog Brasil 2013.
Everton Moraes
Muitíssimo obrigado Paulo, Estou trabalhando para tornar a Sala da Elétrica um site de relevância para todos da área…
Já estou muito contente com a interação de todos vocês nas redes sociais e aqui no site com os comentários, o Top Blog seria muito bom mesmo mas eu tenho paciência e tenho muita esperança de que a Sala da Elétrica irá crescer muito…
Um Abraço
Jader
Excelente site prof!!!
marcio
Ola abençoa esta de paraben lovado seja aDEUS pela sabedoria que tem demostrado nas explicaçoes vou prestar umma prova estou em Duvida referente qual curso tecnico fazer eletroeletronica ou eletrotecnico ou tecnico automação.
que o colega me auxiliaria no momento
josé Donizete da Silva
Sou eletricista, depois que conheci a sala da elétrica agora quero cada vez mais conhecer, coisas novas,queria fazer cursos de atomação industrial, Everton por gentileza me indique um sait, para que eu posso me iniciar obrigado.
Everton Moraes
Para ser sincero ainda não conheço nenhum site com cursos de automação industrial mas recentemente criei um blog com estes assuntos, dê uma olhada: Sala da Automação
Sérgio L. Costa
Boa Tarde, Everton!
No exemplo de potência elétrica segue em corrente continua, como ficaria em corrente alternada.
atenciosamente.
Everton Moraes
Para o exemplo do chuveiro pode ser considerado o mesmo para corrente alternada, pois para cargas resistivas a potência gerada será “sempre” a potência Ativa somente.
Paulo Sérgio
Quero parabeniza-lo pelo site, ele é muito instrutivo e com boas informações na área de Elétrica. Espero que possamos contar sempre com pessoas como vc, que não guardam informações e conhecimentos. Abraço.
Everton Moraes
Muito obrigado Paulo, no que depender de mim estarei sempre aqui para ajudá-los… Um forte Abraço
Wellington H Silva
Muito legal Everton, não ”expert”, estou no 2º ano de Eng. Produção, acabei de estudar isso em Física e Física Experimental!
se não fosse essas materias que acabei de estudar, acho que não entenderia muito bem o que se fala nesses post.
vlw
Everton Moraes
Legal! este assunto é bastante interessante e é uma dúvida muito comum… Obrigado pela visita
FERNANDO
Meus caros colegas por ventura vc tem algum programa gratuito para se trabalhar com eletrica em autocad, pois os que conheço são muito caro, Obrigado
Lenine Santiago Duarte Nazareno
Oi Everton, td bom?
Amigo, tenho um problema na minha casa, pois moro no primeiro andar e não tenho como fazer um aterramento para o meu chuveiro. O que fiz foi aterrar no neutro, pois sei que este é aterrado pois não existe neutro sem aterramento pois é isto que dá o potencial zero para o mesmo. Mas sei que isto não recomendado, embora não entenda o porquê, de qualquer forma, existe algo que eu possa fazer para resolver este problema?
Abraço e parabéns pelo site! Coloquei no meu Favoritos.
Everton Moraes
Muito Obrigado Lanine, bom, o correto é tentar passar o terra eficiente em toda a instalação vinda do relógio padrão, qualquer coisa fora disto está em desacordo com a NBR5410.
edvaldo garcia
ola nao me arependo em me cadastrar no site e otimo sou eletronico a 30 anos e me ajuda no site…..gostaria de baixar curso completo de eletrica trifasica estrela delta como funciona tudo isso e pq se usa trifasico numa industrial isso boa tarde
lucas
ola gostaria de saber pra que serve aquele modulo RC na contatora
Alexandre
Os comentarios feitos pelo plugin do facebook nao estao aparecendo !!!!
Adnael
Na realidade lendo esse conteudo que achei muito interessante, me restou uma duvida comprovada com um equipamento, no caso de maquinas como por exemplo lixadeira quando utilizada na tensão de 127V aparentemente força e rotação em relação a uma de mesma marca e potencia mas na tensão de 220V, parece ser menor. É possivel?
Everton Moraes
Olá Adnael, na teoria não poderia ser diferente levando em consideração que o motor do equipamento será sempre alimentado com um nível “x” de tensão e a seleção da tensão vai estabelecer somente a possibilidade de utilizar como alimentação 127 ou 220V, não altera-se então a tensão de trabalho do motor… mas qual o equipamento que você notou esta diferença?
ROBERTO
Muito bom meus parabens, e continue nos ajudando.
Eng° Everton Moraes
Obrigado Roberto. Pode deixar que no que depender de mim estarei sempre por aqui. Um Abraço
marcio
gostaria de fazer uma pergunta tenho 03 fases uma com 128 Amp ,outra COM 108 Amp,outra com 118 Amp, estou com pouca carga no neutro .
O neutro tem só 25 Amp, posso passar parte dessa rede para 127,exemplo iluminação.
Para que eu possa baixar a tensão,o padrão suporta até 135 Amp.
Aguardo ajuda. abraço. Márcio.
Théo
Everton excelente sua explicação, agora gostaria de saber, com cálculos, o que acontece quando colocamos um equipamento 127V EM 220V, (QUEIMA), Agora com cálculos convincentes.
Desde de Já agradeço.
Marcilio Drums
o equipamento vai queimar simplesmente pelo fato dele ter sido projetado para trabalhar com tensão mais baixa 127v que 220v.
Não vou elucidar cálculos, porém tentarei uma reflexão:
imagine que a tensão é a velocidade com que os elétrons correm ou os amperes viajam no fio. supostamente 127v seria uma velocidade menor que a velocidade de 220v. Agora vamos fazer uma comparação: Quanto vc consegue correr numa estrada? supondo que vc consiga incríveis 40km/h. Agora imagine que atrás de vc vem um carro em 80km/h (que é o dobro da sua velocidade), e vc não vai conseguir sair da frente a não ser que consiga correr mais rápido ou no minimo na velocidade igual. Se vc não conseguir o que acha que vai acontecer?
A mesma coisa acontece com equipamentos construídos pra trabalhar em 127v e são ligados em 220v.
Ps- Por favor entenda que tudo acima escrito foi para explicação.
Brian Freitas
Mais um excelente artigo!
Coisas que infelizmente não vi em 5 anos de curso, aprendi aqui no site…
Fanequipamentos Tanques Polipropileno
Olá,
Muito bom o conteúdo, estava com uma dúvida e com uma simple leitura consegui resolver minha dúvida.
Seu exemplo matou minha dúvida.
Grato.
Fanqeuipamentos
Luhtier: Marcos Santos.
Muito boa a matéria!!!
Parabéns por compartilhar o conhecimento de uma forma bem didática.
marciel
Excelente explanação e ilustrações! Parabéns pelo blog.
Givago Prandini Maia
Boa tarde Eng. Everton Moraes.
Ótima explicação sobre o consumo de energia em corrente de 110 e 220.
Sanou minhas dúvidas sobre produtos que estou comprando.
Muito obrigado pela sua disposição em nos auxiliar.
Eng ° Everton Moraes
Olá Givago, eu que agradeço sua visita e reconhecimento do meu trabalho… um forte abraço e até mais
antonio
Muito bom seu artigo, estsva ckm essa dúvida, por que minha rede é 220 e tenho um equipamento que é 127 comprei um transformado 220-110 potencia 100 wthz o meu consumo seria o mesmo se fosse 220?
Eng ° Everton Moraes
É isso mesmo Antônio, a potência não é alterada, somete terá gastos maiores com os condutores e componentes, isto em função da corrente ser maior, mas a potência elétrica tende a ser a mesma…
Marcilio Drums
sim o consumo seria o mesmo. Mas observe que só por usar um transformador o seu consumo aumenta um pouco devido as percas de corrente desperdiçadas em forma de calor nos enrolamentos do transformador.
Viana
Prezado Everton, muito curiosa sua explicação.
Se não há diferença de consumo usando 110V, porque então continuam instalando chuveiros elétricos 220V nas casas mesmo sendo mais perigosos?
Quanto a economia de material: Uma instalação correta 220V (padrão ISO) necessita de bom aterramento, ao contrário da de 110V onde as pessoas dão um “jeitinho” usando o neutro (os fabricantes até sugerem veladamente essa prática…) , portanto, o material supostamente”economizado” será utilizado na instalação 220V , pois a mesma terá três fios ao invés de dois na instalação.
Eng ° Everton Moraes
Olá Viana, esta sua dúvida é bem comum e pertinente, o fato de utilizar os equipamentos em 220V é sim para a redução da corrente elétrica que se fosse utilizados em 127V teríamos a necessidade de condutores muito maiores, por exemplo um chuveiro de 6800W dependendo do fabricante do cabo teríamos que colocar uma bitola de 10mm²…. o disjuntor também seria com uma capacidade superior….
Marcilio Drums
Nunca observei tal recomendação dos fabricantes relacionado a dar um jeitinho usando neutro da rede em tensão 110v. Amigo nunca utilize neutro como aterramento. Aterramento é aterramento e neutro é neutro, cada qual com sua função independente da tensão. Então por motivos de segurança nunca dê um jeitinho, sempre faça o correto.
jose roberto
ola everton tenho uma duvida eu tenho um chuveiro 5400wats em 127v e outro chuveiro 5400em 220v qual destes dois chuveiro eu gasto mais kvh no final do mes att jose roberto
Fernando
O gasto será igual, mas o desgaste dos fios e menor no 220, explicando, o fio vai esquecer menos, e não se esqueça se o fio esquenta está consumindo energia tanto para aquecer o chuveiro quanto para aquecer o fio, onde as pessoas acham que 110 consome mais
Rodrigo
Éverton, uma pergunta: quando a tensão no imóvel em 220V e gostaria de usar um equipamento em 127V utilizando um transformador? Temos impacto no consumo?
Domenica Rubia
Olá Everton, bom dia, muito boa sua explicação, ao meu ver o relógio la´no quadro de força, ele não enxerga WATS e sim corrente elétrica , tanto é que quando colocamos um chuveiro de 5400 WATS em 220V, num relogio mais antigo (de disco) onde se pode ver o disco girar, ele gira numa velocidade, Enquanto que se colocarmos o mesmo chuveiro de 5400 WATS em 110V, o relogio gira mais rápido, portanto deve faser diferença e grande na conta (rs rs).
Douglas
Boa tentativa, mas ele ainda continua enxergando só em WATTS.
O que acontece é muito provavelmente em todas as casas onde tem tensão bifásica (2 fases de 127 + 1 neutro), fazemos a instalação do chuveiro para 220V – que é o que mais usamos devido à explicação da economia da espessura do cabo que utilizaremos para liga-lo a qual o Everton citou no artigo. O seu chuveiro de 5400W em 220V vai ter 24,45A de corrente – por isso geralmente o cabo do chuveiro é 4mm² . Mas se colocamos um de 127V com os mesmos 5400W, ele vai exigir 42.51A de corrente. Aí colocamos esse chuveiro no mesmo cabo de 4mm – que suporta até 28A. A corrente tem que fluir num aperto total – super limitada – e é por isso que ocorre a “mágica” no seu relógio e na sua conta.
João Paulo Leite
Olá…
Seria possível ter em minha residencia tomadas com 110v e 220v com um padrao de entrada de 220v sem o uso de transformadores,e se essa pratica causaria algum impacto no gasto de energia,e se interferia nos outros equipamentos funcionando em 220e110v.Obrigado
Fernando
Sim perfeitamente, as duas fases são individuais, vc pode usar uma fase e o neutro para uma tomada 110 da casa, a outra fase com o neutro para outra tomada110, e as duas fases para uma tomada 220, se vc tiver um padrão 220 vc pode ter tomadas tanto 110 quanto 220, a ligação errada pode fechar curto ou queimar seu aparelho.
Maucirio J. Silva
Olá professor! Posso colocar um exaustor 220 no banheiro na mesma rede do chuveiro, considerando que ele será acionado todas as vezes que usar o banheiro, inclusive no banho?
Danilo I. Alexandro
Bom dia!
Se eu for instalar um ar condicionado e minha rede só tem 127v o que seria melhor eu colocar um transformador ou mudar a rede para 220?
digo em relação a menor consulmo. E menor gasto na conta de energia.
Cleiton Pellenz
Professor estou com uma duvida em minha residência. Mas entes parabéns pela explicação acima. Tenho um problema aqui, minha residência é 127v e gostaria de ligar duas tomadas 220v no fundo da casa, gostaria de saber qual a bitola do fio que é necessário pra puxar do relógio de luz, até próximo da tomada? sendo que vou ligar uma lampada de 400w e um futuro Flash cure de uns 3000w.
Luiz Otavio S Silva
Boa tarde. Boa explicação. Mas ainda não me convenci de que não faz diferença no preço pago na conta a diferença de tensão. O medidor de energia está medindo o que, exatamente? Não é a corrente (amperes) que passa por ele? Daí ele transforma essa corrente em KW/h, que é o que é cobrado. Ora, os equipamentos 220V precisam aproximadamente de metade da corrente para obter a mesma potência daqueles de 110V, não é isso? Se os medidores funcionam assim, medindo a corrente que passa por eles e a convertendo em KW/hora, os quanto maior a tensão, menor a corrente. Pois, do meu ponto de vista, o medidor não tem como saber em que aqueles amperes que estão passando por ele estão sendo utilizados. Exemplo prático. Na minha casa todos os equipamentos são 220V. Moro sozinho. E tenho bastante equipamentos elétricos, mais do que um de meus filhos, que mora numa casa em que todos equipamentos são 110V e também vive sozinho. Temos hábitos de consumo semelhantes em relação a esses equipamentos (chuveiro, televisão, computador, geladeira, microondas e iluminação). MInha conta de luz é aproximadamente 60% do valor da conta dele. Pode me esclarecer essas dúvidas?
Diego Camolesi
Boa tarde, Luiz!
Deixa eu tentar lhe ajudar…
Um exemplo prático: um chuveiro de potência igual a 4400 watts ligando nas duas tensões, 127 e 220 volts.
4400 / 220 = 20 Amperes
4400 / 127 = 34,65 Amperes
Se a conta parasse aí, realmente não seria vantajoso realizar uma ligação 127 volts, PORÉM, a rede bifásica (220), como o nome sugere, trabalha com duas fases ligadas ao equipamento, sendo assim temos a seguinte situação:
chuveiro de 4400 watts em uma rede 127 = 34,65 Amperes
chuveiro de 4400 watts em uma rede 220 = 20 Amperes x 2 fases = 40 Amperes
Então o gasto seria igual, ou então maior na rede 220, mas como a rede 127 trabalha com uma amperagem maior, logo o fio esquenta mais, gastando mais energia caso o mesmo não tenha um dimensionamento correto. Isso pode explicar o porquê do maior consumo na residencia do seu filho.
O caso apresentado por você, em relação à residencia do seu filho comparada com a sua
Luiz Otavio S Silva
Obrigado pela resposta, Diego. Bastante esclarecedora, proém criadora de mais uma dúvida. Se a rede tem duas fases de 220V e um neutro e o chuveiro é de 220V, não seria o caso de ligar o chuveiro numa fase de 220 e no neutro?
Na minha outra casa, onde a rede é bifásica 127, os chuveiros 220 são ligados nas duas fases de 127. Se a rede é bifásica 220, não deveria ser fase 220 e neutro?
Estou confuso.
Diego
Luiz, desculpe a demora, não achava o site de novo rsrs…
Na verdade, uma rede bifásica trabalha com DUAS fases 127. Não existe fase única que seja 220.
É um calculo meio confuso, afinal duas fases de 127 resulta em 254 e não 220, porém a explicação envolve contas complexas (dê uma olhada nesse site que está bem explicado http://www.sofazquemsabe.com/2015/09/a-confusao-das-voltagens-qual-e-correta-127-ou-110-volts.html). Espero ter ajudado mais uma vez! Abraços meu amigo.
Gustavo Ferreira
Sim, existe fase única de 220v, temos estados no Brasil onde é fornecido os 220v em uma única fase
Francisco Negreiro
Boa noite!
Eu posso ligar um medidor de energia eletrônico 220v (fase e neutro) em uma rede 127v. Ele vai registrar o consumo de energia corretamente?
Obrigado pela atenção.
Francisco Negreiro
anderson
Boa noite! não entendi a situação da bitola do condutor ser menor para 220v e maior para 110v???
Gustavo Ferreira
Quando você faz o cálculo I(CORRENTE)=P(POTENCIA) / V(TENSÃO), você perceberá que a corrente será menor para 220v do que para 127v, sendo assim, a bitola necessária para conduzir esta energia em um sistema 220v também será menor do que para 127v.
Espero ter ajudado.
Antonio Carlos
Boa tarde pode me tira uma duvida? Gerador de Energia a Gasolina 3,1Kva 4T 110 240V e 12V 3100W 212cc vg-3100 Vulcan pode ligar uma fritadeira eletrica e 4 lampadas fluorecentes ?
Fabrício de Carvalho
A utilização da alimentação 127v ou 220v é interessante somente para concessionária que acaba equilibrando sua rede.
Reinaldo
Everton, tudo bem? me ajuda ai. 127 volts e 220v o consumo é o mesmo para uma carga de 100 watts certo? mas em 220 volts a taxa da concessionaria é maior que a taxa de 127v correto? sendo assim , o valor na conta de luz seria maior ??? e sobre as correntes serem diferentes nas tensões que mencionei, porque isso acontece?
Edinaldo Lopes Vargas
Qual consome mais energia um choveiro ou uma máquina de solda de 250 amperes?
Edinaldo Lopes Vargas
Ainda não obtive a resposta professor
Gilberto Dorneles
Acho que a melhor analogia é relacionar a água.
O que gasta mais água? Caixa d’agua a 3m de altura ou 10m de altura? A única diferença vai ser que com a caixa a 10m de altura a pressão vai ser maior, permitindo um menor diâmetro
Engª Camila Andrade
Olá Gilberto, tudo bem?
Muito obrigada pela dica.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Willy Borges
Boa tarde Everton.
Eu tenho uma duvida que ninguém soube me responder.
Eu mudei agora e a cidade tem a tensão 127v e meus eletrodomésticos são 220v, eu pedi a mudança para o padrão bifásico e estou usando as duas fazes 127v pra ter os 220v.
Eu percebi que a quantidade de quilowatts aumentou muito, normalmente eu consumia 140 quilowatts e agora esta vindo 195 quilowatts.
Estou pensando em mudar os eletrodomésticos.
O que você acha ?
Obrigado, e parabéns pelo site.
Engª Camila Andrade
Olá Willy, tudo bem?
Veja o vídeo abaixo, nele estamos falando sobre este assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=WY5C1sLFKAw
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Anísio Geraldo
Eu gostaria de aprender a resolver o problema em que ; quando se liga o acendedor elétrico do fogão ou aciona a campainha a tela de tv apaga por segundos e volta ao normal.
Agradeceria o retorno.
Iraciene Santana Pereira
Oi, Everton! Amei sua explicação. Desejo que você sempre tenha disponibilidade para continuar doando seus conhecimentos como vem fazendo: com paciência, atenção e carinho. O Brasil precisa de educadores assim. Você é show!
Engª Camila Andrade
Olá Iraciene, tudo bem?
Muito obrigada! Fico muito feliz em saber que você gosta dos nossos conteúdos e que ajudamos os leitores de alguma forma.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Lucineide
Muito bom!! valeu!!
Eng ° Everton Moraes
Nós que agradecemos Lucineide
Ranieri Macedo
Mas tenho uma dúvida.. Se calcular a potência pela tensão, no 110 têm se um ampere maior que 220..entao se tem um ampere maior..não a maior gasto de energia?
Caio Paiva
Olá Ranieri, tudo bem?
No nosso artigo foi considerado a potencia (P) constante, devido os equipamentos já apresentarem uma potencia pré determinada de fabrica,
portanto só haveria alteração na tensão ou na corrente.
Porém para se calcular um desses fatores, o Sr. necessita ter conhecimento das outras duas grandezas P = V * I;
Portanto com o aumento da tensão [V] e/ou da corrente [I], tem se uma potencia [P] maior.
Atenciosamente
Caio Paiva
Equipe Sala da Elétrica
Maria pazuelo
Bom dia gostaria de saber pq desde novembro meu consumo em watts dobrou.ja troquei chuveiro fios e coloquei pra 220.Não adiantou só tenho em casa 2 chuveiros liquidificador 1 TV 2 ventiladores uma geladeira frost frete uma máquina de lavar.so fica ligado dia todo a geladeira a máquina 3 dia na semana.liquididificador 2 x na semana ventilador a noite toda um só.ferro uma vez na semana 2 h. E 8 lâmpadas mercurio
Caio Paiva
Olá, tudo bem?
A Sra. deve realizar alguns testes simples, como por exemplo, desligar alguns equipamentos por um determinado tempo,
E observar o consumo em seu medidor. Outra opção é contratar um profissional e verificar se todos os componentes do circuito estão em conformidade.
Atenciosamente,
Caio Paiva – Sucesso do Cliente
Sala da Elétrica.
gleidson
O que é mais em conta? usar um tranformador de 110v para 220v, ou solicitar uma fase de 220? (para ligar uma central de ar).
Caio Paiva
Olá Gleidson, tudo bem?
A viabilidade vai depender do custo de material, ou seja, no seu caso é necessário verificar custo do transformador(com potência equivalente ao equipamento) e o custo que será cobrado para incluir uma nova fase.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Jefferson Araujo – Sucesso do Cliente
Sala da Elétrica
Albio Silveira dos Santos
Boa Tarde Everton
Sou técnico em segurança do trabalho, mas também técnico mecânico e como tal, trabalhei vinte e cinco anos em uma concessionária de energia. Dez anos na geração de energia térmica e treze anos na segurança do trabalho nesta mesma empresa. Resumindo, sempre envolvido com a questão eletricidade, o que fez com que aprendesse a gostar da área. Hoje, aposentado, ministro muito curso de NR10( parte de segurança). Leio muito e também assisto aos vídeos da sala da elétrica e muitas dúvidas tenho sanado. Cumprimento de coração aos componentes da escola e continuem assim, colaborando e muito com nosso crescimento profissional, pois, apesar dos meus setenta anos não perdi a vontade de aprender. Abraço
Jefferson Araujo
Olá Albio,
Muito obrigado pelo seu feedback.
Ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo, e mais felizes ainda por ajudar no seu crescimento e conhecimento.
Atenciosamente,
Jefferson Araújo
CS-Sala da Elétrica
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.