Ícone do site Sala da Elétrica

Emenda Derivação

emenda-derivação

Nem sempre o que parece ser fácil é realmente tão fácil quanto parece, esta sem dúvidas é uma frase que pode tranquilamente ser utilizada para iniciarmos este artigo sobre a emenda derivação (Sugerimos que visite o artigo sobre emenda prolongamento | Clique Aqui).

A utilização mal feita das técnicas pode levar uma conexão de dois condutores ser quase uma “arma” para a instalação elétrica, por isso vamos entender um pouco mais a fundo sobre a emenda e como deve ser construída.






Iniciaremos com a emenda derivação que é utilizada quando precisamos criar um ramal de alimentação a partir de uma linha já existente. É comum termos a necessidade de realizar um emenda para ampliar ou reparar uma instalação elétrica, a emenda derivação será muito útil, principalmente quando o intuito é criar novos ramais em uma instalação nova ou existente. Por exemplo, quando temos que instalar um receptáculo e adicionamos a este o fio Neutro, normalmente a emenda utilizada (pelo menos deveria ser) é a Derivação.

Técnica para realizar a Emenda Derivação

Desencapando os condutores

Inicialmente, com auxilio de um alicate decapador ou um canivete de eletricista desencape os condutores a serem emendados. Para realizar esta emenda desencape o condutor principal em aproximadamente 20 vezes seu diâmetro, assim conseguiremos um resultado satisfatório em nossa emenda.

Desencape o condutor a ser derivado em 50 vezes o seu diâmetro.

Posicionamento dos condutores

Posicione os condutores de maneira a deixá-los perpendicular (formando um ângulo de 90° entre si) segurando-os firmemente com um alicate universal.

Construindo a emenda

Com auxilio de um segundo alicate universal enrole o condutor derivado sobre o condutor principal, lembre-se de sempre manter as espiras (cada volta do condutor) uma ao lado da outra. Garanta que esta emenda possua no mínimo seis espiras.

Sair da versão mobile