Nem sempre o que parece ser fácil é realmente tão fácil quanto parece, esta sem dúvidas é uma frase que pode tranquilamente ser utilizada para iniciarmos este artigo sobre a emenda derivação (Sugerimos que visite o artigo sobre emenda prolongamento | Clique Aqui).
A utilização mal feita das técnicas pode levar uma conexão de dois condutores ser quase uma “arma” para a instalação elétrica, por isso vamos entender um pouco mais a fundo sobre a emenda e como deve ser construída.
Iniciaremos com a emenda derivação que é utilizada quando precisamos criar um ramal de alimentação a partir de uma linha já existente. É comum termos a necessidade de realizar um emenda para ampliar ou reparar uma instalação elétrica, a emenda derivação será muito útil, principalmente quando o intuito é criar novos ramais em uma instalação nova ou existente. Por exemplo, quando temos que instalar um receptáculo e adicionamos a este o fio Neutro, normalmente a emenda utilizada (pelo menos deveria ser) é a Derivação.
Inicialmente, com auxilio de um alicate decapador ou um canivete de eletricista desencape os condutores a serem emendados. Para realizar esta emenda desencape o condutor principal em aproximadamente 20 vezes seu diâmetro, assim conseguiremos um resultado satisfatório em nossa emenda.
Desencape o condutor a ser derivado em 50 vezes o seu diâmetro.
Posicione os condutores de maneira a deixá-los perpendicular (formando um ângulo de 90° entre si) segurando-os firmemente com um alicate universal.
Com auxilio de um segundo alicate universal enrole o condutor derivado sobre o condutor principal, lembre-se de sempre manter as espiras (cada volta do condutor) uma ao lado da outra. Garanta que esta emenda possua no mínimo seis espiras.
Comentários
Luiz Gustavo Ribeiro de Queiroz
estou absorvendo tudo o que posso muito obrigado.
Everton Moraes
Por nada Luiz… conte conosco
Luiz Henrique Mantovani
como eu faco a derivacao de um fio apos o disjuntor. Por exemplo, tenho 10 lampadas em um disjuntor, cada uma em um ambiente. Fica impossivel ligar 1o fios no mesmo disjuntor, como eu faco essa instalacao
Mário Moraes
Luiz !
Vejo que sua pergunta jaz algum tempo e até então não apareceu resposta.
Nesta situação costumo reunir todos os cabos e introduzir no disjuntor (estanhar a união); ou reunir todos em um cabo de maior dimensão; ou usar um barramento Din.
Cada caso dependerá do espaço em seu quadro. Se não der para fazer o sugerido acima; deverá então criar uma caixa de derivação e nesta caixa usar o barramento Din.
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.