Muito provavelmente, você já deve ter se perguntado: afinal, eletricista deve cobrar orçamento? Além disso, você provavelmente já assistiu vídeos ou leu artigos nossos sobre temas como atuar como autônomo, escolher sua área de especialização, elaborar orçamentos e, quem sabe, até tenha baixado nossa planilha de precificação.
Se ainda não baixou, clique aqui para fazer o download gratuito.
Essa é uma dúvida comum entre profissionais que visitam clientes para avaliar os serviços a serem realizados em residências, comércios ou indústrias.
Antes de tudo, é essencial conhecer o que diz o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com o artigo 40, o prestador de serviço, portanto, deve fornecer um orçamento prévio ao cliente. Nesse documento, deve constar detalhadamente o que será entregue, os custos envolvidos e os prazos para execução.
De acordo com o artigo 39, parágrafo 4º, não deve ser cobrada de maneira nenhuma a elaboração do orçamento.
Entretanto, quando analisamos a teoria versus a prática do dia a dia, precisamos considerar um ponto importante: você não pode cobrar nada do cliente sem informá-lo previamente.
Uma alternativa válida ao debate sobre se eletricista deve cobrar orçamento é a cobrança pelo deslocamento, desde que informada com antecedência e com aprovação do cliente. Portanto, você pode apresentar esse custo de forma simples, por exemplo: R$ 4,00 por quilômetro percorrido. Dessa forma, em uma distância de 10 km, o valor da visita seria de R$ 40,00.
Você pode estruturar uma política de visita técnica baseada na distância. Veja um exemplo:
Mas lembre-se: não se pode cobrar pela elaboração do orçamento em si, e sim pela visita técnica. O eletricista precisa informar previamente essa cobrança e obter a autorização do cliente.
Aprenda Como Precificar um Serviço ou Produto! De forma Definitiva
Clique aqui e veja nosso artigo com mais informações que podem te ajudar 🙂
Comentários
Fabiano
Caro Samuel,
Parabens a voces pelo trabalho realizado com o Sala da Elétrica.
Muito bom esse post, porem gostaria de fazer um adendo. O CDC no item 39 nao diz que é proibido cobrar para fornecer orçamento. Inclusive o próprio site do Procon diz que essa pratica é permitida, como você informou na sequência. Apenas a primeira informação ficou desencontrada.
Valeu. Abraços.
WALTER OTTO WUTZKE
Muito importante,
Engª Camila Andrade
Olá Walter,
Ficamos felizes em ver que ajudamos de alguma forma.
Continue nos acompanhando.
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica
Wendel Diniz
Na minha opinião deve ser cobrado a visita + diagnóstico. Antes eu não cobrava, porém percebi que muitas vezes eu dava a informação da falha para o cliente de graça, ele arrumava um curioso passava meu diagnóstico que eu fornecia grátis e eu técnico ficava no vácuo. Hoje eu faço a visita e cobro por hora
Engª Camila Andrade
Olá Wendel,
Realmente, é complicado mesmo né.
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Sergio Neto
Eu não cobro nada, nem visita, diagnostico e orçamento, já forneci solução para defeitos via telefone, isto serviu até como uma forma de marketing, atualmente alguns clientes fornecem transporte e ou refeições quando passamos o dia nas empresas. Empresas que não atedendem as normas de segurança, higiene, e meio ambiente, assim como empresas que atendem as prefeituras, estados e orgão publico, em decorrencia de muitas denuncias não fazem parte da minha cardeneta de clientes. Acima de tudo algo deve ser preservado a ETICA.
Samuel Nassereddine
Olá Sergio, tudo bem?
Seja muito bem vindo à Sala da Elétrica!
Ficamos felizes que você expôs a sua opinião e a sua experiência para nós!!
Realmente, precisamos sempre ter Ética! Assim conseguimos fazer o melhor serviço e conquistar os nossos objetivos de forma harmoniosa!
Um Forte Abraço!
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.
Visão geral da privacidade