Muito hoje se tem falado a respeito de crise e de como o país anda financeiramente, você eletricista também deve ter notado isso.
Em todo esse quadro de crise financeira, é importante pensarmos em algumas questões básicas e como toda essa circunstancia pode fazer a gente focar em conseguir novas oportunidades de negócio ou não.
Imagine aproveitar o que de um ponto de vista chamamos de crise e transformar em uma verdadeira oportunidade de negócios. Este é o meu objetivo com este artigo e espero que se surpreenda com o exemplo atual que coloquei logo abaixo
Para entender melhor o conceito de crise, e entender como ela pode ser favorável aos seus negócios, continue lendo.
O que é uma crise?
A crise na verdade é apenas uma situação atípica no nosso cotidiano. É uma situação que foge da nossa rotina e de alguma forma temos que ser capazes de contornar o problema e achar novas soluções.
Por ser uma coisa que foge da nossa rotina, normalmente uma crise é associada naturalmente à problemas ou é associada a uma circunstancia negativa.
Para termos um exemplo de crise, vamos nos colocar numa situação cotidiana.
Imagine que você está indo passear e decide ir assistir um jogo de futebol em um estádio. Logo quando você está à caminho, você percebe que vai começar a chover, e evidentemente você não levou um guarda-chuva para assistir o jogo de futebol.
Pra você, a chuva rapidamente se torna um problema, uma situação fora do cotidiano que te pegou despreparado. A chuva se tornou uma crise.
Porém, por outro lado, os vendedores ambulantes que vendem água do lado de fora do estádio, por exemplo, normalmente se encontram preparados para essa circunstancia e levam consigo além das bebidas, várias capas de chuva descartáveis para vender.
Ou seja, para eles a chuva virou uma oportunidade de negócio, e para você que está do outro lado da moeda, você ainda tem a sensação de estar em uma crise.
Um exemplo atual para o eletricista
Logo no título, você percebeu, por exemplo, que eu coloquei a Globo, a famosa rede de televisão. Isso é justamente para te chamar a atenção e traçar um paralelo com o conceito de crise antes citado.
Se você assiste televisão em algum desses dias ou semanas passadas, você deve ter reparado que a rede Globo não cansa de avisar que vai haver uma séria conversão do sinal que eles transmitem. O sinal agora vai deixar de ser analógico e vai passar a se tornar digital.
Com centenas de milhões de telespectadores, é claro que uma boa parcela dessas pessoas vão se sentir com um grande problema ou com uma crise instaurada.
As pessoas que não converterem seus televisores para sinal digital vão perder o acesso a todos os programas que costumam assistir. Ou seja, a novela das nove e o futebol na noite de quarta-feira estão ameaçados por essa mudança da Globo.
Agora, traçando um paralelo com o exemplo antes citado, a mudança dos conversores das televisões é na verdade a chuva no estádio de futebol.
Percebendo isso e também os frequentes avisos da rede de televisão para as pessoas procurarem um antenista, fica claro que os profissionais que atuam nessa área vão ser os vendedores ambulantes que vão conseguir fechar vários negócios em meio a essa crise.
No que isso beneficia você, eletricista autônomo?
Imagine que em meio a toda essa “crise” (ou “chuva”), que as pessoas estão passando com suas tvs, você tenha se posicionado nesse mercado.
Você obviamente vai poder fechar novas oportunidades de negócio. Justamente por que a rede globo de televisão está fomentando essa grande mudança necessária para todos seus telespectadores.
É claro, que você não deve largar toda a sua ocupação ou todos os seus trabalhos como eletricista autônomo. Mas esse é apenas mais um dos exemplos que existem oportunidades a todo lugar. É importante prestar atenção a todo lugar e a toda hora para poder ser oportunista em meio dessas circunstancias.
Obviamente, quando falo ser oportunista, não significa enganar as pessoas. Apenas significa ser capaz de transformar aquele problema das pessoas, em oportunidades de negócios. Solucionando assim o problema delas e aumentando consequentemente o seu faturamento.
Essa técnica também é chamada por alguns empreendedores de “Estratégia da Rêmora”.
A rêmora, é um peixe que fica embaixo do tubarão para não ser comida por ele. Ela segue o tubarão a todo canto que ele vai. E toda vez que ele come alguma coisa, sobra uns restos de comida que a rêmora vai lá e aproveita. Mas é claro, que a rêmora come restos de comida fresca não é mesmo? Ela não precisa caçar, ela simplesmente fica atenta ao que aparece e aproveita a oportunidade. O que faz essa situação se assemelhar bastante com o que chamamos de “crise”.