Neste podcast de hoje eu vou tratar de um assunto um tanto quanto polêmico: Como conscientizar as pessoas a contratar um bom eletricista.
Você que atua na área como profissional da eletricidade já teve a oportunidade de prestar algum tipo de serviço, mesmo que seja para um pequeno trabalho de final de semana, e sem dúvidas se deparou com situações onde o potencial cliente optou por contratar um profissional que ofereceu um menor valor, sem considerar a importância de instalações elétricas seguras.
O grande problema nesta situação é que em uma grande maioria dos casos, isso acontece porque este profissional possui pouca qualificação profissional e não irá oferecer uma execução do trabalho segundo as normas, daí a pergunta:
“E como conscientizar este cliente de que ele precisa verificar a qualidade oferecida no orçamento de instalações elétricas residenciais ?”.
PODCAST CONSCIENTIZANDO SEU CLIENTE.
Tenho uma proposta para você, quero mobilizar o máximo de leitores deste artigo para propagar uma conscientização em massa para que as pessoas entendam a importância de contratar um bom serviço de instalações elétricas residenciais. Ouça o PodCast e entenda um pouco mais do que eu quero fazer através deste artigo:
A CONCORRÊNCIA – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS
Você sabe do que estamos tratando aqui, já falei em outras ocasiões das dificuldades e de como conseguir fazer um orçamento de instalações elétricas residenciais e quanto é complicado quando temos a nossa frente um monte de profissionais desqualificados, certa vez ouvi a seguinte frase de um instrutor que ministrava aulas comigo:
“O problema da eletricidade é que ela permite o funcionamento mesmo estando errado”
Ele se referia simplesmente que por mais que uma instalação elétrica residencial fosse realizada de maneira a não atender as normas como a NBR5410 ou mesmo NBR5419 e NBR5444 (dentre várias outras) ainda sim seria possível obter o funcionamento do circuito e eu achei esta colocação incrível, realmente é o que acontece.
Observe o que acontece: o cliente aprova um orçamento mais barato. O profissional desqualificado faz a instalação elétrica fora das Normas, mas a instalação funciona. As lâmpadas acendem e apagam, as tomadas mostram tensões nominais. O que fazer então diante dessa situação?Conscientizar antes de vender o serviço!
Imagine quando terminarmos, aqui na Sala da Elétrica, uma sequência de artigos que explique a um “leigo” todas as medidas de segurança. Esses artigos também abordarão as necessidades de realizar uma instalação elétrica segura e conforme as normas. Você poderá usar esse recurso como uma ferramenta para mostrar ao cliente, com conteúdo relevante, o motivo do seu orçamento não ser tão barato. Além disso, ficará claro por que o serviço mais barato, muitas vezes, é inferior ao seu, principalmente em qualidade e segurança.
CONCLUSÃO
Acredito de verdade que podemos nos juntar e tornar este objetivo uma realidade, promovendo instalações elétricas seguras e realizadas de acordo com as especificações técnicas, que envolvem aspectos de funcionamento e segurança. Deixe seu comentário, quero saber o que acha deste nosso conteúdo e desta nova missão.
Um Forte Abraço