Neste podcast de hoje eu vou tratar de um assunto um tanto quanto polêmico: Como conscientizar as pessoas a contratar um bom eletricista.
Você que atua na área como profissional da eletricidade já teve a oportunidade de prestar algum tipo de serviço, mesmo que seja para um pequeno trabalho de final de semana e sem dúvidas se deparou com situações onde o potencial cliente optou por contratar um profissional que ofereceu um menor valor.
O grande problema nesta situação é que em uma grande maioria dos casos, isso acontece porque este profissional possui pouca qualificação profissional e não irá oferecer uma execução do trabalho segundo as normas, daí a pergunta:
“E como conscientizar este cliente de que ele precisa verificar a qualidade oferecida no orçamento de instalações elétricas residenciais ?”.
Tenho uma proposta para você, quero mobilizar o máximo de leitores deste artigo para propagar uma conscientização em massa para que as pessoas entendam a importância de contratar um bom serviço de instalações elétricas residenciais. Ouça o PodCast e entenda um pouco mais do que eu quero fazer através deste artigo:
Você sabe do que estamos tratando aqui, já falei em outras ocasiões das dificuldades e de como conseguir fazer um orçamento de instalações elétricas residenciais e quanto é complicado quando temos a nossa frente um monte de profissionais desqualificados, certa vez ouvi a seguinte frase de um instrutor que ministrava aulas comigo:
“O problema da eletricidade é que ela permite o funcionamento mesmo estando errado”
Ele se referia simplesmente que por mais que uma instalação elétrica residencial fosse realizada de maneira a não atender as normas como a NBR5410 ou mesmo NBR5419 e NBR5444 (dentre várias outras) ainda sim seria possível obter o funcionamento do circuito e eu achei esta colocação incrível, realmente é o que acontece.
Observe o que acontece, o cliente aprova um orçamento de menor valor, o profissional desqualificado realiza a instalação elétrica em desconformidade as Normas e mesmo assim a instalação está funcionando – Lâmpadas acendendo e apagando, tomadas com tensões nominais, etc – O que fazer então? Conscientizar antes de vender o serviço!
Imagine quando terminarmos criar aqui na Sala da Elétrica uma sequência de artigos que explique a um “leigo” todas as medidas de segurança e necessidades de se realizar uma instalação elétrica segura. Você poderia utilizar este recurso como uma ferramenta para demonstrar a seu cliente através de conteúdo relevante o porque seu orçamento não é tão barato quanto o de seu concorrente e o porque que provavelmente o serviço mais barato é inferior ao seu em relação a qualidade e segurança.
Acredito de verdade que podemos nos juntar e tornar este objetivo uma realidade, a instalação elétrica residencial realizada de acordo com as especificações técnicas envolvem aspectos de funcionamento e segurança. Deixe seu comentário, quero saber o que acha deste nosso conteúdo e desta nova missão.
Um Forte Abraço
Comentários
jose martins
muito bom obrigado pelo ótimo material parabens
Everton Moraes
Eu que agradeço sua presença aqui na Sala da Elétrica Jose, seja sempre bem vindo
João Marques Garrucho
Você esta coberto de razão.temos que conscientizar o consumidor dos nossos serviços para o real perigo de uma instalação sem projeto e feito por quem não é capacitado.
Everton Moraes
Vamos unir força para propagar esta necessidade
Jailton Bastos
Seria muito bom se o governo exigisse documento técnico com a planta da casa segundo as medidas da NBR 5410, e só então liberasse a casa. Assim a segurança e nosso serviço ia ser bem valorizado.
antonio santos
sinceramente é missão dificil, mas temos que cada dia + falarmos sobre a diferença
entre um profissional qualificado e uns que só sabem fazer gambiarras. ou seja os baratos que saem caro.
Alexandre Morais
Bom dia Everton, a conscientização do cliente a respeito do serviço de instalações elétricas é muito importante. Eu trabalho de desenhista na empresa e faço serviço de autônomo de eletricista residencial e muitas pessoas que me ligam querem que eu passe o orçamento por telefone. eu não faço isso mas também devemos ter jogo de cintura para não perder o cliente porque a sua maior preocupação é o valor a ser cobrado. Então achei esse assunto que você abordou muito interessante e fico no aguardo de maiores informações. Obrigado Alexandre Morais.
Everton Moraes
Olá Alexandre, vou publicar em breve alguns artigos para continuar esta ideia de conscientização…
Alexandre Morais
Everton, gostaria de fazer uma pergunta: nessa área de perguntas não tem possibilidade de você deixar uma correção de testo igual no Word? Pergunto isso porque fica mais confortavél para escrever e evitar erros de portuguê. Obrigado!
Fabio
Tenho com certeza a mesma parcela de opinião que a sua (Everton)onde executo meus trabalhos como profissional da área elétrica,passo opiniões e sugestões de como meus clientes identificar um profissional de qualidade,para a execução de seus trabalhos com segurança e dentro das novas normas que regem nossa área de atuação,estamos juntos nessa onda vamos propagar nossa qualidade.
samuel
quero aderir a sala da eletrica.
Rikson cesar
Muito obrigado Everton pelas dicas, estão me ajudando bastante.
wilson lellis
concordo com você É MUITO IMPORTANTE A CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS A RESPEITO DE UMA MÃO DE OBRA QUALIFICADA,E MERECE SER RECONHECIDA,PARABENS PELO SEU TRABALHO.
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.