Todo contator é trifásico?
A resposta é não, e o assunto deste artigo é justamente sobre o contator monofásico. A maioria dos contatores é trifásico e de potência, feitos para seccionar o sistema trifásico e comandar uma carga que pode ser um motor elétrico trifásico, obviamente.
Entretanto, os contatores denominados de monofásicos são elementos que possibilitam a secção de uma ou duas fases de uma maneira que é possível usar em motores ou cargas de pequena potência.
Saiba mais sobre o contator monofásico e o que o difere dos contatores trifásicos!
A princípio, um detalhe interessante é a diferença de tamanho que existe entre os contatores monofásicos e os trifásicos, sendo que os trifásicos são muito mais robustos que os monofásicos.
Falando sobre a capacidade de condução de corrente, a dos monofásicos é muito menor. Temos então que levar em conta qual é a corrente máxima que podemos utilizar nesses diferentes elementos.
Tenhamos então dois modelos como exemplo para análise, o da Schneider, que possui o máximo de 16 amperes e outro, que é da Finder e possibilita conduzir um elemento com uma carga de até 25 amperes.
A partir da análise do modelo Finder, observando o conjunto como um todo, temos entradas A1 e A2, que são nada menos do que a limitação da bobina desse nosso contator, além de dois contatos que recebem o nome de 1 e 3 na parte superior e 2 e 4 na parte inferior.
Nesse exemplo há normalmente dois contatos abertos, então, posso conduzir tanto uma quanto duas fases, a fim de realizar o seccionamento de um motor monofásico em uma única fase, isso num motor monofásico que está em fase neutra.
Agora, sobre o contator da Schneider, há uma particularidade sobre ele. Temos a mesma distribuição de A1 e A2, que são os contatos da bobina na parte superior, porém, há um contato 1, bem pequeno, também na parte superior e um contato 2 na parte inferior, normalmente aberto.
Além de outros dois contatos R1 e R2 localizados respectivamente na parte superior e inferior, normalmente fechados. Esse tipo de contator monofásico tem um contato aberto e um fechado.
Algo importante e que merece a nossa atenção é onde, efetivamente, esse tipo de contator será utilizado. Serão obviamente para cargas monofásicas, mas, você pode encontrar bastante em sistemas comerciais e prediais, digamos assim. Por isso, encontrar esse tipo de elemento na parte industrial vai ser mais difícil.
Podemos perceber então que o modelo Finder permite fazer uma instalação de um seccionamento de duas fases, para controlar alguma carga específica. Já o modelo Schneider é para realizar um seccionamento de uma única fase para uma carga como um pequeno motor ou algo do gênero, que tenha o limite de 16 amperes.
A conclusão que temos ao analisar a função dos contatores monofásicos é que eles são mais uma opção que temos às mãos, principalmente no que diz respeito a fazer o seccionamento de maneira organizada e estratégica de cargas de menor porte, isso claro, sem precisar dos contatores trifásicos.
Deixe o seu comentário