Ícone do site Sala da Elétrica

Como calcular a corrente nominal do motor trifásico

como calcular a corrente nominal do motor elétrico


Se você é estudante ou profissional da área eletroeletrônica e ainda não sabe como calcular a Corrente Nominal do Motor trifásico então este artigo é para você.

Você até pode estar dizendo que este tipo de grandeza é encontrado na placa de identificação do motor elétrico e que aprender a calcular pode ser “inviável”.

No entanto, gostaria que entendesse que este tipo de conceito pode ser um diferencial para você que está em busca de um novo desafio, um novo emprego ou mesmo uma alteração de cargo.

É comum, e você deve saber melhor que eu, que para ingressar em um novo desafio antes terá que ser avaliado e esta pode ser uma das exigências de um teste de admissão que você estará sujeito.

Você ainda pode estar dizendo: “Mas eu não penso em mudar de cargo e não vou precisar deste conceito“, Será mesmo?
Abaixo eu estou deixando um vídeo onde explico como calcular a corrente nominal do motor trifásico, assista e deixe seu comentário.

COMO CALCULAR A CORRENTE NOMINAL DO MOTOR TRIFÁSICO


No exemplo do vídeo eu coloco valores meramente ilustrativos para que você possa entender e se possível calcular também, entenda este conceito, caso não consiga pode deixar um comentário aqui na página.

PORQUE UTILIZAR O RENDIMENTO E O COSSENO Fi?


Primeiramente você precisa entender sobre como o motor elétrico funciona, principalmente como a potência elétrica deste tipo de máquina se comporta, para isso você pode ouvir este PodCast que gravei em outubro de 2013.

O desempenho de um motor elétrico está atribuído a uma série de fatores que caracteriza a classe das máquinas elétricas de indução, o fato é que nem toda a potência consumida é transformada em trabalho mecânico (RPM) e por isso devemos considerar o fator cosΦ para considerar esta perda que tende a aumentar (e aumenta) a corrente nominal do motor elétrico trifásico.

Da mesma maneira, o rendimento do motor (η), que podemos considerar também influenciado pelo fator citado anteriormente, determina a performance desta máquina elétrica e deve também ser adicionado ao cálculo.

Você pode observar na ilustração ao lado o rendimento representado por “REND. %=88,3%” e o CosΦ  representado por “COSf = 0,86”
Se você aplicar os conhecimentos que te mostrei no vídeo verá que a In está perfeitamente representada por 38A já que com o cálculo você obterá 38,15A

CONCLUSÃO

Pode ser que no seu dia a dia atuando na profissão nunca tenha tido a necessidade de realizar este cálculo, muitas ferramentas estão disponíveis Online e Gratuitamente, por exemplo a WEG disponibiliza este catálogo online de motores [Excelente por sinal].

Mas nunca se esqueça, você precisa conhecer a teoria também, faz parte de todo bom profissional ensinar e também pode ser útil a você em um teste admissional, concurso, entre outros.

Comandos Elétricos deixou de ser simplesmente uma capacitação somente da área industrial, e a cada dia que passa invade todos os demais setores (residenciais e comerciais).

Sair da versão mobile