Falando de forma básica, o sistema de energia solar fotovoltaica, embora tenha um nome difícil, trata-se de uma nova forma de obter energia elétrica. Esse sistema consiste num conjunto integrado de equipamentos, como os painéis fotovoltaicos, que foram elaborados para “captar” a energia natural e gratuita gerada pelo Sol e transformá-la em eletricidade como abordei no primeiro artigo desta série.
Em um mundo onde, há todo momento, fala-se em sustentabilidade e cuidados ambientais em relação ao planeta, uma fonte de energia proveniente do Sol, eficiente e de baixo custo vem muito a calhar. Pois, o usuário, além de poupar os enormes gastos com contas das empresas que fornecem energia, agora pode contar com uma fonte renovável e saudável para a natureza.
Como funciona?
O efeito fotovoltaico (foto = luz / voltaico = eletricidade) refere-se à produção de energia – como a elétrica que utilizamos nas residências – através de painéis fotovoltaicos. Este tipo de painel, que a cada ano se torna mais adequado e pertinente, é elaborado por engenheiros e modificado quimicamente, fazendo com que, quando os painéis são expostos à luz solar, eles possam captar a energia elétrica e, assim, servir como um gerador.
A fonte de energia renovável é uma forma simples, prática, acessível, limpa e inesgotável de produzir energia. Além disso, talvez o maior ganho seja não prejudicar a natureza e o meio ambiente, que já sofre atualmente a terrível devastação causada pelo homem.
Como é um sistema inovador de novas fontes de energia, o sistema fotovoltaico sempre deve ser um processo que complementa a energia elétrica fornecida pela rede de uma concessionária. Porém, quando o local situa-se em uma área de grande exposição solar, o sistema fotovoltaico pode gerar uma grande quantidade de energia.
Benefícios do Sistema Fotovoltaico
Além de ser uma excelente fonte de energia, natural e barata, o Sistema Fotovoltaico tem sido de grande ajuda para grandes proprietários de terra. Agricultores e fazendeiros do Brasil já apostaram nesta nova forma de fonte de energia e obtiveram muito sucesso, principalmente em relação à poluição e lucratividade, já que a energia solar não tem preço, os únicos gastos são referentes à manutenção de placas, em vez de contas mensais.
Portanto, a tendência atual e também uma grande expectativa é que, daqui para frente, a Energia Solar seja o tipo utilizado também em residências e locais comerciais. Isso porque a energia possui um preço bem mais em conta do que o comum e também porque é necessário que, atualmente, o homem se atenha aos problemas da poluição ambiental.
Eu posso ter esse sistema na minha residência?
Essa é a grande novidade, embora alguns indivíduos já tenham adotado a nova produção de energia. A Energia Solar é uma tecnologia que veio para ficar e justifica-se por todos os benefícios que promove!
Na sua casa, a instalação do novo modo de adquirir energia usará de Painéis Fotovoltaicos, baterias, um gestor de carga de baterias e um inversor de tensão. É a partir da instalação desses instrumentos que a sua casa poderá se tornar autossuficiente na produção de energia.
É preciso ter em mente que, de tempos em tempos, será necessário realizar manutenções em seu sistema. Sendo assim, procure pelas empresas que fornecem as melhores placas fotovoltaicas e mais duradouras, pois, isso evitará gastos desnecessários, já que o plano é economizar na conta de energia.
Energia Solar e Automação Residencial
Cada vez mais o mundo procura por soluções sustentáveis e menos danosas. A ONU (Organização das Nações Unidas) considera o sistema de capturar energia advinda do sol um exemplo para a sociedade. Portanto, ter uma automação residencial baseada em um sistema fotovoltaico, além de fornecer o benefício próprio, auxilia o plano nacional de sustentabilidade.
A automação residencial também dispõe de medidas simples para aproveitar a iluminação natural uma vez que com um sistema automatizado podemos gerenciar melhor o consumo de energia e associado ao sistema fotovoltaico podemos ter um desempenho ainda melhor da produção de energia solar. Como já explicado, alguns equipamentos serão instalados em sua residência e estes mesmos serão capazes de produzir a energia necessária através de fontes naturais. Além disso, a maior vantagem do consumidor é poder controlar o uso de energia da sua casa, pois, será autossuficiente e não dependerá totalmente dos serviços e preços abusivos de contas de energia elétrica.
Em todo caso, a automação residencial gerenciará o consumo de energia elétrica na medida que for necessário tornando-se uma aliada a produção de eletricidade através da energia solar fotovoltaica.
Por fim, o que pode-se dizer é que o sistema fotovoltaico é favorecido por lugares onde o clima é favorável. Onde há mais sol, haverá mais energia. Mas, como o Brasil é um país tropical, o calor não tem sido problema e os brasileiros têm uma grande chance de contribuir com o futuro da humanidade, além de reduzir seus gastos e colaborar ecologicamente produzindo energia limpa. Agora, a sua casa pode ter um sistema fotovoltaico de confiança, confira os preços e faça parte das pessoas que fazem bem à sua comunidade e, claro, ao seu próprio bolso!