Se sua resposta foi sim — e tenho quase certeza de que foi — então gostaria que soubesse, antes de mais nada, que estou muito feliz por você estar lendo este artigo. Afinal, você poderia facilmente ter feito parte da estatística a seguir:
Olá, Aqui é o Everton Moraes do Blog Sala da Elétrica e neste Artigo de hoje quero revelar a você um problema que nos persegue e não importa se vocês é ou não um profissional da área elétrica, o assunto deste artigo é para todos. Nosso tema será acidentes devido a choque elétrico e não se preocupe, não serei sensacionalista, não vou mostrar uma duzia de imagens de acidentes. Você realmente precisa saber o que tenho a dizer.
Independentemente de sua posição profissional na sociedade há algo realmente importante e que muitos de nós estamos simplesmente fechando os olhos e deixando passar despercebido como se não fosse um problema seríssimo e de responsabilidade de todos.
Gostaria de iniciar efetivamente este artigo com uma pergunta:
Só para que você saiba, segundo a ABRACOPEL somente em 2013 foram registrados 592 casos de acidentes fatais provocados pela eletricidade, exatamente isso que você ouviu, 592 pessoas perderam suas vidas em função de choque elétrico e o mais preocupante, 33% destas ocorrências é em residências, ou seja, 198 pessoas morreram em função de acidente elétrico em ambiente domiciliar.
Você e eu sabemos do problema que encontramos em residências, muitos, para não dizer quase todos não se preocupam com detalhes básicos de segurança e isto é um crime, ou melhor, um suicídio.
Um amigo meu e também instrutor do SENAI costumava dizer: “O Problema é que a Eletricidade funciona mesmo quando ligado errado” Uma tomada pode ter 127 ou 220V e nem por isso temos um instalação elétrica bem concebida.
Bom!
A partir de 1mA a corrente elétrica já começa a causar a sensação de choque elétrico
Acima de 10mA você começará a sentir contrações musculares e dificuldade de realizar movimentos
A partir destes valores, inicia-se uma exposição altíssima e, consequentemente, o risco de morte se torna eminente. Para você ter uma ideia, próximo dos 100mA, o coração passa a bater de forma descompassada — esse fenômeno é conhecido como fibrilação.
Talvez você esteja se perguntando quando pode ser alcançado estes níveis de corrente elétrica podendo causar danos como os que citei, pois bem, vou te dar um exemplo típico:
Alguns Estudo comprovam que em média uma pessoa pode apresentar uma resistência elétrica entre 1000 a 1440Ω de uma mão até a outra, sendo assim, caso o choque elétrico seja uma exposição a um nível de tensão de 127V e considerando que a resistência é de 1440Ω teremos que pelo organismo fluirá uma corrente de 88mA.
Logo, este nível de corrente já é capaz de te levar a morte.
Então, lembra da primeira pergunta que te fiz antes de iniciarmos? Você já levou um choque elétrico? Agora, me responda mais uma pergunta: qual era a tensão elétrica à qual você se expôs quando sofreu esse choque? Era, por acaso, inferior a 127V?
Eu, Everton Moraes do Blog Sala da Elétrica separei 7 dicas essenciais para você reduzir os riscos de choque elétrico e evitar acidentes fatais:
Um forte abraço e até o nosso próximo artigo.
Comentários
aurelio silva
Gostei da nova capa e da mudança que ou ver no site.
Eng° Everton Moraes
Muito obrigado Aurelio.
Pingback: Sala da ElétricaEverton Moraes é Finalista do Prêmio Abracopel de Jornalismo • Sala da Elétrica
wandson
Parabéns Everton muito bom os seus trabalhos
José Antonio
Muito bom Everton Moraes, valeu por as dicas, pra quem tá começando nessa área é muito bom ter esse conhecimento. Eu mesmo comecei agora, e já aprendi bastante, mas não o suficiente. Sala da elétrica Legal!!! Valeu!!!
Sidnei
Parabéns Everton é muito importante seu trabalho, alertando as pessoas com seus posts continue com esse trabalho pois vc esta ajudando muita gente.
ABRAÇOS.
wilson lellis
Everton,parabens pelos seus trabalhos,são muito intressantes os assuntos que você tras,agradeço muito a sua atenção obrigado.
Leonardo Santos
parabéns Everton, os assuntos abordados no site sala da elétrica é de bastante utilidade no nosso dia a dia, muito bom, sala da elétrica é 10.
Pedro
Boas dicas
Almeida
Respondendo suas perguntas: Já levei um choque ajudando um amigo eletricista, o qual no teste errou o lugar do borne e acertou minha mão… e ainda tive que escutar dele, um bom eletricista tem que tomar choque!!!
Mas boa matéria!, Everton sua pessoa esta sempre nos surpreendendo e nos ajudando.
Empresa de Manutenção Elétrica no Recife
Muito bom o conteúdo, obrigado por compartilhar um pouco mais sobre esses temas. O site está de parabéns!!
Sala da Elétrica
Muito obrigado ? Bons estudos!
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.
Visão geral da privacidade