Qual a finalidade do capacitor no motor monofásico? Nós aqui da Sala da Elétrica recebemos essa pergunta muito interessante em nosso e-mail.
Então, resolvemos responder pra vocês.
Você pode ter mais detalhes e informações nesse vídeo aqui também:
Apenas o motor monofásico tem capacitor!
Vamos começar com o básico, apenas o motor de indução monofásica tem capacitor, se você ver um motor trifásico com esse tipo de instalação, é gambiarra!
O capacitor basicamente tem como principal característica adiantar a corrente em relação à tensão no motor, afinal de contas, ele precisa carregar todas suas placas para que haja tensão.
Assim, a corrente acontece antes.
Guarde isso na sua cabeça agora, a corrente é adiantada em 90° em relação a primeira bobina do motor. Ok, vamos continuar então.
Funcionamento do motor monofásico
O motor monofásico é composto por 2 bobinas principais, que estão sempre sendo alimentadas, ou por 2 fases ou por fase e neutro, mas elas sempre estão recebendo alimentação.
E junto delas, existe a bobina auxiliar, e essa é diretamente ligada ao capacitor.
Em um sistema monofásico, a defasagem dos pólos magnéticos é de 180°, ou seja, o Norte e Sul estão sempre um de frente para o outro, em direções totalmente opostas.
O rotor precisa de um pólo inverso ao seu, para que ele saia do lugar com a repulsão que os inversos causam, porém, como o outro pólo está as 180° de defasagem, não dá tempo do rotor chegar até o outro pólo e continuar seu giro.
A corrente inverte esses pólos em 60Hz, ou seja, 60x por segundo, isso faz com que o eixo do motor fique apenas trepidando ao invés de girar como é o normal.
Como ele vai girar então?
E é aí que entra o nosso capacitor.
Lembra do que eu disse, que a corrente dele é defasada em 90°?
Isso faz com que a bobina auxiliar produza um pólo entre os pólos das bobinas principais do motor.
Dessa forma, o eixo do motor tem um “pontapé inicial” para dar o seu primeiro giro, quase que como um tranco.
Após esse primeiro giro, o eixo sai da inércia, e assim pode continuar com o seu giro sem o auxílio do capacitor.
Como o rotor já tem a força centrífuga necessária para manter o seu giro junto com a frequência das bobinas principais, o capacitor então é desligado.
E assim, o Capacitor cumpriu a sua função.
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