Acredito que muitas pessoas não se importam muito na instalação elétrica, com a posição correta dos cabos da tomada. Pois bem, mas por que é que as tomadas vêm com os bornes identificados?
Será que é somente para seguir um padrão? Será que é somente por estética? Não!!
Tem uma razão bem plausível e segura para se fazer desta forma. Inclusive a maneira indicada pela norma.
Nesse artigo vou falar um pouco mais sobre este assunto, além de te explicar o real motivo pelo qual devemos nos atentar na hora de instalar as tomadas.
Porque devemos instalar os cabos da tomada na posição correta?
Uma tomada elétrica é um ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue.
As mais comuns têm dois terminais, fase + neutro (no caso de monofásico), ou fase + fase (no caso de bifásico). Temos também algumas tomadas e plugues que têm um terceiro pino, denominado “terra“.
Existem também outros tipos de tomadas com mais terminais, por exemplo o de 3 terminais (trifásica), 4 terminais ou mais, estes geralmente são usados para uso na industrial.
Se observarmos melhor a tomada, ela tem as identificações nos terminais, essas identificações mostram onde deve-se instalar o cabo fase, neutro e terra.
Agora, por que devemos instalar os cabos nos lugares corretos?
Observe que o transformador tem um sistema de proteção interno, e que a fase está ligada ao fusível de proteção do transformador. Caso esta fase tenha algum problema, o fusível irá se romper e consequentemente o sistema irá desligar, ou seja a primeira imagem mostra a instalação correta.
Desta maneira, caso a tomada seja instalada de forma aleatória, sem se atentar a posição correta dos cabos, caso ocorra algum problema no transformador e o fusível se rompa, ainda que isso aconteça, pode ser que a tomada não esteja “protegida”, ou seja, a tomada ainda poderá estar energizada. Portanto, temos que a segunda imagem mostra uma instalação errada.
Por esta razão, recomenda-se que a tomada seja instalada conforme indicado abaixo.
A norma brasileira ABNT 14136 fala melhor sobre este posicionamento:
- Neutro: Ponto a esquerda;
- Terra: Ponto central acima;
- Fase: Ponto a direita.
Observação: Quando for necessário instalar uma tomada 220V (fase+fase), uma das fases deve ficar no lugar do cabo neutro, ou seja, deve instalar da seguinte maneira:
- Neutro: Cabo fase 1;
- Terra: Cabo terra;
- Fase: Cabo fase 2.
Cabos da tomada, como fazer a instalação correta?
Para efetuar a correta instalação da tomada deve-se seguir estes 11 passos.
- Desligar os disjuntores;
- Decapar os cabos (alguns fabricantes indicam a medida ideal para melhor contato);
- Inserir o cabo fase (vermelho ou preto) no local indicado na tomada;
- Parafusar o cabo;
- Inserir o cabo neutro (azul) no local indicado na tomada;
- Parafusar o cabo;
- Inserir o cabo terra (verde) no local indicado na tomada;
- Parafusar o cabo;
- Verificar a correta instalação;
- Encaixar a tomada na caixa de passagem;
- Encaixar o espelho.
Conclusão
Espero que tenha gostado e compreendido a importância de ligar os cabos da tomada na posição correta. Como vimos é uma instalação simples e rápida de fazer, até intuitiva, porém com detalhes que podem fazer toda a diferença para uma instalação segura #elétricasegura.
Saber desses detalhes, assim como sempre se atentar para que os conhecimentos sejam aplicados da forma mais segura possível, ajudam na sua autoridade profissional. Além de garantir uma instalação elétrica correta e mais segura.
Compartilhe este artigo com seus amigos e colegas profissionais para que assim possamos divulgar esta informação importante e pouco conhecida. Se você gostou deste artigo deixe-nos saber deixando seu comentário.
Para saber mais sobre o assunto, assista também nosso vídeo.