As botoeiras sem fio, uma nova tecnologia promete revolucionar o processo de fabricação/montagem e operação de sistemas de comando a distância. O botão sem fio fabricado e fornecido pela empresa “Schneider Electric” oferece uma tecnologia bastante interessante em relação a operação dos botões de comando de simples contato. O botão em questão opera a distâncias de até 100m sem fio e não faz uso de bateria.
Com auxilio de uma tecnologia conhecida, o dínamo, este botão excita internamente um sinal elétrico e gera consequentemente o sinal de rádio WiFi que é transmitido a um módulo receptor responsável em acionar e dar sequencia a lógica de comando atribuído ao botão, hoje esta tecnologia chega também no mercado de instalações elétricas residenciais e promete revolucionar o emprego simples botões de pulso ou interruptores. Conheça também nossa página de comandos elétricos e saiba mais sobre botoeiras tradicionais, Click Aqui!
Será mesmo possível não usar cabos em botoeiras?
Este projeto é sem sombra de dúvidas uma maneira de reduzir manutenção em função de mal contatos, redução de custos e excelente para a mobilidade no processo de controle a distância, no entanto, é de
Não Aplicável em casos de Botoeiras de emergência ou içamento de cargas
extrema importância saber que em algumas situações não se pode abrir mão dos tradicionais botões. Por exemplo, nos casos de botoeiras de Emergência/Segurança ou controle de sistemas de içamento (ponte rolante ou talhas) em função de não atender os requisitos abordados nas normas de segurança destas aplicações este tipo de botão sem fio não se aplica.
Funcionamento
E como funciona o acionamento deste dispositivo? Tendo em vista que não usa-se bateria ou energização
Até 32 botões por receptor sem a utilização de cabos.
para alimentar o circuito elétrico do botão (“pois seria basicamente trocar seis por meia duzia”) estas botoeiras conta com um dispositivo mecânico tipo dínamo que produz uma diferença de potencial (tensão elétrica) suficiente para excitar o circuito de rádio (WiFi – tecnologia ZigBee) que emite o sinal WiFi codificado com um número de ID único para o receptor que irá respectivamente controlar as saídas realizando assim os respectivos acionamentos das cargas, podendo ser um contator que irá ligar um motor ou mesmo um circuito de lâmpadas, etc…
Fluxograma de funcionamento das botoeiras sem fio
Topologia de Funcionamento
Esta tecnologia pode ser utilizada, basicamente, de duas maneiras distintas:
- Uma única botoeira acionando um ou diversos receptores (Figura 1)
- Uma ou mais botoeiras acionando diversos receptores (Figura 2)
Figura 1
Figura2
Repetidor
Alcance
Através destes dispositivos podemos alcançar distâncias variadas, chegando a até 100 metros de distância, no entanto, somente teremos este alcance (100m) em caso de não termos obstáculos, por exemplo:
- Se o receptor estiver dentro de um painel metálico ou em um invólucro metálico fechado (que é comum) teremos um alcance aproximado em 25 metros de distância.
- Caso o esteja sendo utilizado um repetidor de sinal será possível obter um alcance de até 300 metros com o receptor instalado em painel metálico ou em um invólucro metálico fechado. Lembrando que com o uso de diversas antenas repetidoras é possível alcances ainda maiores, pois uma antena recebe o sinal, amplifica-o e retransmite-o.
- Caso não exista obstáculos (receptor instalado em local aberto) teremos uma distância máxima de 100 metros de alcance.
Obs:
Conclusão
Sem dúvidas temos aqui uma tecnologia que tende a ser utilizada em larga escala f05uturamente, trata-se de redução de custo e otimização do do processo seja produtivo ou operacional e principalmente: “Seguro“, logo, muito interessante para qualquer segmento/aplicação.