É muito comum nossos alunos do curso clp na prática nos perguntar: “quais são as aplicações do clp mais comuns” ou “onde é utilizado o clp na indústria“.
A verdade é que para esta pergunta nós teríamos uma centena de respostas e aproveitei para criar um vídeo que eu apresento a você as 3 aplicações do CLP que você precisa conhecer.
Neste vídeo eu mostro que se você para para analisar, as aplicações mais comuns do clp são todas aquelas que exigem uma automação e que necessite de monitoramento e controle.
Mas é inevitável que estas soluções estejam sempre andando em conjunto, por isso que entender a necessidade de utilizar o clp é na verdade entender todo o cenário a ser automatizado
Como mencionei anteriormente, poderíamos listar algumas centenas de aplicações práticas mas eu gostaria de ressaltar aqui estas três:
Inevitavelmente, estes três sistemas/aplicações trarão para você um discernimento de aplicações do clp de maneira a entender a importância e aplicação deste dispositivo.
Quando falamos de controle de nível podemos observar que em diversas aplicações industriais se faz necessário a intervenção da automação para eficiência no processo.
Imagine que um sistema de armazenamento através de silos se faz necessário para um processo produtivo, porque controlar a entrada e saída de produtos neles é a parte estratégica para não faltar ou sobrar produtos.
Como é feito este processo de maneira organizada e estratégica? Isso mesmo, através de uma automação e com o CLP
É claro que você deve estar pensando, mas Everton, se existe um controle de nível, o controle de vazão será na verdade parte do processo automatizado.
Você está certo ao pensar desta forma, mas…. O que eu quero que você se atente é que quando você olha para estes cenários separadamente, deixa de ser tão complexo.
E também, nem sempre o um processo de automação de controle de nível dependa exatamente de um controle automatizado de vazão.
Imagine o seguinte, uma empresa que possui um processo de envaze de garrafas precisa ter alguns feedback’s como:
Estes são apenas 3 das dezenas de retornos esperados para esta aplicação, no entanto, são 3 que definem a eficiência do processo.
Se for possível controlar quantas garrafas estão sendo produzidas, se o líquido está na quantidade certa e se o peso esta obedecendo as especificações, então temos um processo eficiente
Como ter este controle? Exato, com o CLP, sensores monitorando processo, válvulas solenóides e etc…
Bom, agora, para finalizar vamos falar um pouco sobre automação de sistemas de transporte, esteiras e etc.
Quando a questão é transporte de produtos o “jogo” é bem complexo, vamos falar de coisas relativamente simples mas que faz uma diferença bem grande.
Em um processo de automação sistemas de transporte (esteiras) existem variáveis simples e outras complexas que precisam estar em nosso radar.
Por exemplo: Neste processo imagina-se que seja realizado a pesagem dos produtos, além de realizar o controle de velocidade da esteira, até ai rudo certo.
No entanto, imagine que estes produtos serão transportados e o peso é apenas um fator a ser considerado, outro fator é o volume destas peças.
Quem será o responsável por realizar a medição (através de sensores) e realizar o cálculo de volume vs peso para saber exatamente como e por quem será transportado estes produtos?
Isso aí, o CLP será novamente nossa fonte de inteligência para as tomadas de decisões e controle
Estes três exemplo de aplicação do CLP, são na verdade três sistemas simples mas que você irá encontrar sempre por onde vai passar.
Atente-se que o mais importante é você estar atento a como funciona, qual a lógica e como o CLP recebe, trata e realiza a tomada de decisões.
Comente aqui o que você achou deste nosso artigo 😉
Comentários
PIAZA - ELETRICA E CIA.
Top
Sala da Elétrica
😀
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.