627 mortes em 2014 representa o desafio que eu e você temos pela frente. Em uma entrevista com o diretor executivo da Abracopel, o eng Edson Martinho, foi possível perceber que um dos principais problemas que possuímos é a falta de informação e em partes também podemos nos sentir um pouco culpado nesta história. Você tem contribuído no que se diz respeito a alertar as pessoas sobre o risco acerca de acidentes com eletricidade?
Nós como profissionais da área elétrica, conhecedores deste perigo temos esta missão, temos o conhecimento e precisamos alertar as pessoas “desinformadas” sobe este perigo. Veja abaixo a entrevista que fiz com o Edson Martinho…
Uma única dica sobre como evitar acidentes com eletricidade
…Tome o mesmo cuidado que você dedica a um bom piso, o melhor azulejo, tome o mesmo cuidado com a instalação elétrica… (Eng. Edson Martinho)
A contratação de um bom eletricista é muitas vezes o maior problema, profissionais inexperientes são contratados e não seguem as normas e muito menos tomam o devido cuidado em relação a construir um instalação elétrica segura. se você é um profissional desta área ouça este podcast e depois me diga o que achou.
7 anos para serem esquecidos
Na verdade não temos que apagar da memória os últimos 7 anos, mas sim tomar como lição do que não queremos ver em nossos próximos anos. Um aumento cruel de mortes com acidentes com eletricidade registrado pela Abracopel vem assombrando nosso dia a dia e demorou para começarmos a agir, temos que seguir os passos desta instituição que vem trabalhando incansavelmente neste ponto.
Como você pode observar no gráfico acima, quanto mais o tempo passa maior e mais agravante é o problema, 627 mortes em 2014 é inadmissível.
O que podemos observar é que existe uma falta de comprometimento por parte dos órgãos fiscalizadores, no Brasil o problema não é a falta de normas e leis, o problema é que não fiscalizamos.
Temos Normas, mas ainda falta fiscalização
O fato de Norma não ser lei é um dos principais problemas que enfrentamos, se todas instalações elétricas seguisse as principais normas como a NBR 5410 os acidentes com eletricidade seria muito menor do que apresentado acima.
O surgimento da Instrução Técnica N°51/2014 pode ser o que estávamos esperando para um início de regularização das instalações elétricas no Brasil. Trata-se de uma portaria do INMETRO que visa certificar as instalações elétricas conforme o capítulo 7 da NBR5410, que trata exatamente sobre este assunto.
Embora não seja de carácter obrigatório, podemos considerar que é um grande passo para que tenhamos instalações elétricas mais seguras.
Os problemas nas instalações elétricas já se tornaram a maior causa de incêndios acidentais ocorridos em imóveis. (Bombeiros)
Se tivéssemos fiscalização nas instalações elétricas, normas e instruções de trabalho como a NBR5410 e a IT51/2014 seriam um diferencial que contaria diretamente na prevenção de acidentes com eletricidade e até mesmo na valorização de um imóvel.
A intensão deste artigo é realmente mostrar a cada um de vocês a importância que temos para nosso setor e peço para que reflitam e ajudem na divulgação deste problema, quem sabe no futuro próximo possamos contar com uma lei que exija o cumprimento de normas dentro das instalações elétricas no Brasil.