Ícone do site Sala da Elétrica

A verdade chocante sobre acidentes com eletricidade no Brasil

627 mortes em 2014 representa o desafio que eu e você temos pela frente. Em uma entrevista com o diretor executivo da Abracopel, o eng Edson Martinho, foi possível perceber que um dos principais problemas que possuímos é a falta de informação e em partes também podemos nos sentir um pouco culpado nesta história. Você tem contribuído no que se diz respeito a alertar as pessoas sobre o risco acerca de acidentes com eletricidade?

Nós como profissionais da área elétrica, conhecedores deste perigo temos esta missão, temos o conhecimento e precisamos alertar as pessoas “desinformadas” sobe este perigo. Veja abaixo a entrevista que fiz com o Edson Martinho…

Uma única dica sobre como evitar acidentes com eletricidade

…Tome o mesmo cuidado que você dedica a um bom piso, o melhor azulejo, tome o mesmo cuidado com a instalação elétrica… (Eng. Edson Martinho)

A contratação de um bom eletricista é muitas vezes o maior problema, profissionais inexperientes são contratados e não seguem as normas e muito menos tomam o devido cuidado em relação a construir um instalação elétrica segura. se você é um profissional desta área ouça este podcast e depois me diga o que achou.

7 anos para serem esquecidos

Na verdade não temos que apagar da memória os últimos 7 anos, mas sim tomar como lição do que não queremos ver em nossos próximos anos. Além disso, um aumento cruel de mortes com acidentes com eletricidade, registrado pela Abracopel, vem assombrando nosso dia a dia. No entanto, demoramos para começar a agir. Por isso, precisamos urgentemente seguir os passos desta instituição, que vem trabalhando incansavelmente para mudar esse cenário.

Como você pode observar no gráfico acima, quanto mais o tempo passa maior e mais agravante é o problema, 627 mortes em 2014 é inadmissível.

O que podemos observar é que existe uma falta de comprometimento por parte dos órgãos fiscalizadores, no Brasil o problema não é a falta de normas e leis, o problema é que não fiscalizamos.

Temos Normas, mas ainda falta fiscalização

O fato de Norma não ser lei é um dos principais problemas que enfrentamos, se todas instalações elétricas seguisse as principais normas como a NBR 5410 os acidentes com eletricidade seria muito menor do que apresentado acima.

O surgimento da Instrução Técnica N°51/2014 pode ser o que estávamos esperando para um início de regularização das instalações elétricas no Brasil. Trata-se de uma portaria do INMETRO que visa certificar as instalações elétricas conforme o capítulo 7 da NBR5410, que trata exatamente sobre este assunto.

Embora não seja de carácter obrigatório, podemos considerar que é um grande passo para que tenhamos instalações elétricas mais seguras.

Os problemas nas instalações elétricas já se tornaram a maior causa de incêndios acidentais ocorridos em imóveis. (Bombeiros)

Além disso, se tivéssemos fiscalização nas instalações elétricas, normas e instruções de trabalho, como a NBR5410 e a IT51/2014, certamente seriam um grande diferencial. Afinal, essas medidas contariam diretamente na prevenção de acidentes com eletricidade e, consequentemente, na valorização de um imóvel.

A intensão deste artigo é realmente mostrar a cada um de vocês a importância que temos para nosso setor e peço para que reflitam e ajudem na divulgação deste problema, quem sabe no futuro próximo possamos contar com uma lei que exija o cumprimento de normas dentro das instalações elétricas no Brasil.

Sair da versão mobile