Você ja se perguntou como são construídos os transformadores monofásicos? Bom! Neste artigo iremos tentar abordar esta ideia, isso mesmo, vamos ver passo a passo como construir um transformador monofásico.Antes de iniciarmos recomendo que leia nosso artigo sobre as características de um transformador monofásico:Click Aqui para ver o artigo. Porque se vamos construir um transformador devemos primeiramente entender o que é e como funciona esta máquina elétrica que está presente em diversos equipamentos do nosso dia a dia.
Primeiramente devemos especificar quais as características de nosso transformador, sabemos que as especificações de um transformador esta relacionado a tensão e potência do mesmo, sendo assim devemos responder três perguntas básicas, são elas:
A partir da identificação destes pontos começamos a estruturar o projeto. Usaremos como exemplo então a seguinte necessidade:
Com o auxilio do software “Dimensionamento de Transformador” obtemos as dimensões do núcleo e dimensões dos condutores a serem utilizados na construção de nosso transformador monofásico.
Este tipo de fio é aplicado em enrolamento de motor, bobinamento de transformador monofásico, trifásicos entre outros. Possui um revestimento de verniz que garante a isolação do condutor e a capacidade de suportar temperaturas elevadas cerca de 200°C (A Temperatura suportada varia em função do tipo: HS – Camada Simples ou HD – Dupla Camada), possui capacidade de resistir a umidade e proporciona ao condutor resistência a produtos abrasivos, características dielétricas e choque térmico. Este tipo de condutor pode se apresentar em formato redondo, quadrado ou retangular para diferentes aplicações e potências.
Como sabemos o transformador (transformador monofásico) no mínimo, possuirá dois enrolamentos, o primário e o secundário, podendo ainda existir transformadores com múltiplos enrolamentos secundários para diferentes tensões de saída. É fato que estes enrolamentos distintos não poderão, de forma alguma, entrar em contato elétrico uns com os outros (mais precisamente: curto-circuito), para evitar isto fazemos uso de um papel especial que realiza a isolação das bobinas, este papel é o papel parafinado. Este papel recebe um banho de parafina para auxiliar na eliminação da umidade causadora de baixa isolação do transformador.
É muito importante garantir uma excelente isolação nos terminais que serão disponibilizados no transformador, uma boa maneira de realizar a isolação é fazer uso do termocontrátil nestas conexões. Todas as conexões ente o fio magnético esmaltado e os cabos que serão os terminais dos enrolamentos devem, sem exceção, ser devidamente soldados para um melhor desempenho, ou seja, com os terminais soldados teremos uma melhor resistência mecânica e também a eliminação do aquecimento por mal contato. Além de garantir o isolamento ideal para o transformador, o termocontrátil dará a seu transformador um excelente acabamento agregando um valor estético perfeito.
Depois de obter as características técnicas de dimensões do fio esmaltado e núcleo para atender as tensões de trabalho e a potência nominal de nosso transformador, bem como conhecer cada um dos materiais a ser utilizados, iremos para a montagem do transformador monofásico, assista o vídeo abaixo e veja como deverá ser realizada a montagem prática:
Fonte: http://construyasuvideorockola.com
Comentários
Daniel Alves da Silva
Já Fizemos Um Lá No Meu Curso De Eletrotécnica!
Everton Moraes
É muito bom poder montar um destes, assim podemos entender o fundamento de seu funcionamento….
Franco Silva
Bom dia! Gostaria de saber se unir as pontas do secundário causa algum problema. Na verdade quero fazer um ferro de solda para soldar estanho desde já agradeço
Felipe Cajú Lacerda
Para variar, mais um espetáculo de postagem. Essas explicações da SALA DA ELÉTRICA são muito boas, simples, e fácil de entender !!! Cada dia que passa, e eu vou vendo essas matérias da SALA DA ELÉTRICA, me dá mais vontade de continuar estudando ELETRICIDADE a fundo mesmo, e mais para frente quem sabe uma ENGENHARIA. E um dia poder ter conhecimento de tudo isso que se tem aqui, isso é muito legal !!!
Everton Moraes
Que bom saber que estou sendo útil, esta é a minha intensão, quero mostrar através da Sala da Elétrica o quanto a eletricidade e tudo que a cerca pode ser muito interessante e eficiente, Obrigado pelo reconhecimento…
Felipe Cajú Lacerda
Olha, quero ver todos fãs da SALA DA ELÉTRICA, apoiando e principalmente votando na SALA DA ELÉTRICA no prêmio ‘TOP BLOG 2013’. Vamos lá hein !!!
Everton Moraes
Muito Obrigado Pelo apoio Felipe, espero poder contar com todos vocês para destacarmos a Sala da Elétrica neste concurso! Obrigado!!!
Silvio Roberto Teixeira bomfim
Muito Bom, Parabéns esse é o melhor.
Everton Moraes
Muito Obrigado Silvio! seja sempre bem vindo aqui na Sala da Elétrica
Josué Silva
Vcs estão de parabéns por explicar de forma simples e muito bem explicada assuntos de enorme relevância. encontrei vcs e vou continuar acompanhando o site e divulgando para os amigos.
Everton Moraes
Muito obrigado Josué, estamos trabalhando para tornar nossos conteúdos relevantes para todos os profissionais e estudantes da área… Um Abraço…
lucas ramos
Gostaria de saber se é possível fazer esse transformador utilizando um potenciômetro pra que ele funcionasse como um variac!
Outra pergunta:como fazer um circuito para garantir o valor de corrente de saída. No meu caso irei fazer um transformador rebaixador (127 -12 V)
Everton Moraes
Não dá para responder sua pergunta aqui mas sim, é possível controlar a corrente e a tensão, procure por fonte chaveada com controle de tensão e corrente de saída
lucas ramos
AHHHH o site está de parabéns!!! me ajudou muito
Everton Moraes
Obrigado Lucas, seja sempre bem vindo…
ewerton
ola amigão estou de volta parabéns pelo seu blog sempre com novidades.
um abração xará
Ewerton
Everton Moraes
Olá Ewerton! seja sempre bem vindo, um abraço
LUIZ BRITO
EVERTON, PARABÉNS POR ESTA SALA ELÉTRICA NOS ESTÁVAMOS PRECISANDO DE AULAS COMO ESSAS SUAS.
AGRADEÇO
LUIZ BRITO
ELETROTÉCNICO
Rodrigo
Queria saber se é possível fazer um auto transformador a partir desse ?
ANTONIO ROSSI
GOSTARIA DE SABER SE POSSO MONTAR UM TRANSFORMADOR PARA UTILIZAR UMA BATERIA AUTOMOTIVA DE 12 VOLT E TRANSFORMALA EM 127 V OU 220 V DE C. A .?
SIMPLIFICANDO : TRANFORMAR OS 12 V DA BATERIA EM CORRENTE ELETRICA SEM UTILIZAR ESSE TAL DE INVERSOR? .
Gustavo Dias
Ewerton,
As dimensões da bitola dado no software já está em mm²??
gabriel
OLÁ everton,
para realizar um Trafo de 127vca para 12vcc é preciso somente do centertap?
marcos
como instalar esse aplicativo ai nao estou consequindo
Agnaldo Ribeiro
Olá Marcos, este programa não requer instalação, mais se o mesmo não abrir siga estes passos nas imagens se estiver usando Windows 7 ou Superior. Espero ter ajudado Boa Sorte.
Agnaldo Ribeiro
Me desculpem na primeira postagem não deu para colocar as imagens.
Silvan Feitosa
Olá boa tarde, por favor, tenho um pequeno motor enrolado com 90 metros de fio nu esmaltado awg22, quantos metros usaria usando fio awg23, que tenho no momento? Grato.
Ronaldo
Ola EVERTON MORAES, sou admirador do seu trabalho, estou baseando os conceitos tratador no seu site para projetar um trafo monofásico.
Pingback: 127 ou 220V QUEM CONSOME MAIS? • Sala da Elétrica
Antonio Roberto
Ewerton sou tecnico em eletromecanica me dá uma dica, quero me qialificar em fabricaçao de transformadores monofasico.
Valmir junior
Boa noite Everton Moraes, não consigo fazer funcionar o programa para o dimensionamento do transformador,como faço para instalar?
Kevin Jardim
Boa tarde Everton!
Gostaria de saber as fórmulas utilizadas no programa de dimensionamento do trafo. Ou alguma referência bibliográfica prática voltada para dimensionamento. Obrigado.
joão pinheiro
tem para montar um transformado de linha desses caixa de som de poste de feira, algum programas
Engª Camila Andrade
Olá João, tudo bem?
Ainda não temos conteúdo referente a este assunto.
Vou inserir sua dúvida como sugestão de conteúdo em nossa lista, ótima pergunta.
Obrigada pela dica.
Qualquer dúvida estaremos a disposição.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Deixe o seu comentário
Receba mais conteúdos
Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.