Se existe uma dúvida que nós recebemos frequentemente aqui na Sala da Elétrica é: Qual a Diferença Entre o Inversor de Frequência e o Soft Starter? Qual eu devo comprar?
Como escolher um ou outro?
Hoje eu vou te explicar, em detalhe, como diferenciar a aplicação destes dois componentes, então continue a sua leitura que o conteúdo está top demais…
De fato, estes dois componentes são o que chamamos de DISPOSITIVOS DE PARTIDA ELETRÔNICA, para motores elétricos trifásicos (MIT)…
No entanto, possuem comportamentos diferentes em suas aplicações, por exemplo.
O Inversor de frequência tem como objetivo o controle da frequência da rede de alimentação com a finalidade principal controlar a velocidade do motor elétrico, afinal, a velocidade depende de alguns parâmetros como número de polos, frequência da rede, dentre outros.
Porém, a quantidade de polos é um parâmetro difícil de mudar em uma máquina física, restando então a manipulação da frequência…
É exatamente nesse ponto que este componente entra, pois ele é capaz, através dessa manipulação da frequência, manipular também a velocidade do motor.
Ele também, inevitavelmente, devido à sua função, ajuda na suavização de partida do motor.
Leia nosso outro artigo: Qual a diferença entre Soft starter e Inversor de frequência
Já o Soft Starter terá como finalidade realizar a partida do motor administrando as grandezas elétricas no momento da partida, principalmente evitando que a corrente elétrica seja uma corrente extremamente alta.
Aliás, o nome do Soft Starter, traduzido seria “Partida Suave”.
Exatamente por isso que ele é uma alternativa eficiente para substituir uma partida direta e não agredir o sistema de alimentação do motor.
Portanto, o que diferencia o inversor de frequência de um soft starter é que o inversor de frequência controla a velocidade do motor e o soft starter não.
Baixe o Ebook Inversor de Frequência. Os 9 Principais parâmetros que você precisa conhecer a respeito do Inversor de Frequência.
Dizemos isso, exatamente porque o inversor também irá controlar de maneira eficiente a partida do motor, assim como você pode encontrar no soft starter e no inversor a função frenagem por contracorrente.
Claro que vai depender do modelo que você estará escolhendo.
Logo, a pergunta que você deve se fazer é: “Neste meu projeto existe a necessidade de controle da velocidade?”.
Se a resposta for sim, INVERSOR DE FREQUÊNCIA, se a resposta for não, SOFT STARTER.
Claro que existem vários outros aspectos particulares no momento de dimensionar um ou outro.
Mas esta característica de controle de velocidade é de longe a mais importante para você no momento de escolher entre eles.
Coloca ai nos comentários para que eu saiba se você aprendeu algo novo e o que mais você gostou.
Você sabe o que você precisa para se tornar um eletricista de manutenção?
Leia nosso outro artigo: O que você precisa para se tornar um eletricista de manutenção
Deixe o seu comentário