Vamos lá eletricista.
Uma partida estrela triângulo pode haver alguns erros e hoje eu quero te falar do maior erro que pode acontecer nela, afinal esse assunto é muito importante, como você já deve saber.
Muitos testes de admissão incluem a famosa partida estrela triângulo como ponto de partida para o conhecimento do eletricista candidato.
Mas é claro que no dia a dia você se depara com esse tipo de partida o tempo todo, sabemos que hoje em dia existe o Inversor de Frequência ou o Soft Starter que pode fazer esse trabalho, porém a Estrela Triângulo ainda é sim muito, mas muito usada mesmo.
Então vamos lá…
Sabemos que essa partida consiste em 2 contatores partindo o motor junto, que vamos chamar de K1 e K3, esses dois são os responsáveis por fazer a partida em estrela.
Que nada mais é do que as fases entrando nas bobinas do motor, assim sofrendo um curto circuito intencional no contator K3.
Veja na imagem abaixo:
Mas o erro acontece normalmente no contator K2, que é o responsável, junto do contator K1 a fazer a partida ser a triângulo.
O erro está basicamente em não prestar a devida atenção no fechamento de cada bobina, e acabar por inverter uma das fases.
Lembre-se, Para o fechamento em Triangulo é necessário que cada potencial esteja entre em 2 terminais de bobinas diferentes.
Por exemplo o L1 entra no terminal 1 (Primeira bobina) e também entra no terminal 6 (terceira bobina) através do contato 5 de K2
Veja abaixo:
uma fase nunca deve encontrar com outra, afinal, você já sabe o que isso causa, não é mesmo?
Causa o tão temido curto circuito.
Tanto em um teste admissional, quando no seu dia a dia, as fases podem não estar lá bonitinhas, todas na ordem exata, pode sempre haver uma pegadinha, ou inversão de cabos.
E se você não prestar muita atenção no momento da ligação dessas fazes no fechamento triângulo, fatalmente pode causar o curto dentro do motor, imagina só o prejuízo.
Então eletricista, sem dúvida o maior erro que você pode ter ao fazer um fechamento estrela triângulo em um motor, é não prestar atenção no seu fechamento em triângulo, e assim, ocasionar um curto circuito no motor.
Tudo isso está no vídeo acima, e você pode assistir e ter muito mais detalhes caso tenha ficado alguma dúvida!
Fique ligado!
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Comentários
Luís Armando
Boa mensagem, continuarei te seguindo Everton. Eu tenho a certeza que um dia irei fazer o curso online de comandos e maquinas electricas na sala da electrica muito obrigado engenheiro.
Sala da Elétrica
Fico feliz em saber disso, Luís, que você está comprometido com o seu futuro profissional. Você comentou que um dia iria fazer o nosso curso de máquinas e comandos elétricos, o que acha desse dia ser hoje?
Vire um dos nossos alunos clicando nesse link: https://www.saladaeletrica.com.br/cursos/maquinas-e-comandos-eletricos/
Robervaldo Sousa
Ótima dica!!!
Parabéns pelo blog
Sala da Elétrica
Muito obrigado ?
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