O relé térmico é uma peça fundamental, mas que, convenhamos, às vezes pode atrapalhar. Imagine, por exemplo, que você ligou um aparelho e o motor está funcionando. Mas, antes de atingir a velocidade nominal, o relé térmico atua e desliga todo o motor.
Evidentemente não existe nenhum problema no motor, então o que pode ocasionar esse defeito bem inconveniente? No total, são 4 causas comuns de defeitos no relé térmico.
A primeira possibilidade de defeito é se o relé térmico não é o adequado para aquele tipo de equipamento. Mas, mais comum do que isso, é quando o ajuste não foi feito de maneira adequada. Neste caso, o ajuste normalmente é para uma corrente menor do que a do motor. Isso explica ele entrar em “pânico” e atuar antes mesmo do motor atingir a sua velocidade nominal.
Também é possível que a partida do motor seja muito longa. Isso pode fazer com que o relé atue antes de alcançar a velocidade nominal, já que existe muito tempo desde a partida até o momento em questão.
O terceiro ponto é quando a frequência de partida é muito alta, ou seja, o motor está sendo ligado ou desligado em uma velocidade muito rápida, maior do que a esperada e em algum momento quando houver mais uma tentativa de ligá-lo, pode ocorrer o desligamento automático do mesmo.
Porém, às vezes, essa quantidade alta de partidas é questão de necessidade. Neste caso, todo o sistema deve ser previamente dimensionado para suportar essa necessidade e essa característica.
Abaixo eu trago um vídeo onde você pode ter muito mais detalhes a respeito desse assunto, e ver de forma muito clara tudo o que eu falo nesse artigo. Da só uma olhada:
Por fim, outro ponto que pode causar um defeito no relé térmico é quando ocorre uma sobrecarga no eixo do motor, ou seja, se o conjugado resistente estiver muito mal dimensionado, também pode ser que ocorra uma sobrecarga no processo. Nesse caso, a corrente do motor vai ser alta demais e o relé térmico, corretamente, vai atuar para cortar o processo.
Mas como resolver esse problema? Neste caso, podem ser duas origens para a situação. Primeiro, existe algum problema de conexão do motor com a esteira, com a máquina ou com qualquer outro componente das mesmas ou o próprio motor está dimensionado de maneira incorreta.
Mas, se a máquina já está funcionando há bastante tempo, provavelmente o problema não está no próprio motor. O problema de conexão é a maior possibilidade pela falta de lubrificação no sistema de corrente da esteira ou qualquer outro problema que deve ser avaliado de acordo com o caso. Como cada situação é única, o ideal é avaliar cada uma delas.
Então estes são os quatro principais defeitos que o relé térmico pode apresentar, fazendo com que ele seja acionado antes mesmo do motor atingir a sua velocidade nominal.
O que achou?
Você acabou de ler um artigo que tem tudo a ver com a área mais procurada e com mais oportunidades na elétrica… A área de Comandos Elétricos.
E sabemos disso, porque hoje aqui na Sala da Elétrica nós temos mais de 6 mil alunos no curso de maquinas e comandos elétricos. E todos os dias nós temos vidas profissionais sendo mudadas graças aos Comandos Elétricos, salários maiores, mudança de cargo, novos empregos, etc. E eu quero te convidar a conhecer esse curso e fazer parte dessa turma de alunos que já mudou a suas vidas.
Pra quem se matricular no curso de Comandos Elétricos eu ofereço 3 bônus especiais, que você vai ver ao clicar na imagem abaixo, mas posso te adiantar que são mais de R$1.000,00 e bônus pra você. Isso mesmo, além de aprender tudo sobre máquinas e comandos elétricos, dominar o assunto que foi falado nesse artigo, e muitos outros sem problemas, ainda vai ter acesso a 3 bônus especiais. Eu te aconselho a dar uma olhada.
Clique Aqui ou na imagem abaixo e você vai ser direcionado para a página do curso, tenho certeza que você vai gostar. É o melhor curso de Comandos Elétricos Online na Prática que você vai conhecer. Temos milhares de pessoas para te comprovar isso.
Deixe o seu comentário