Ícone do site Sala da Elétrica

6 Dicas de Segurança com Eletricidade para Evitar Acidentes

segurança com eletricidade

Em 2012 houve uma redução considerável nos acidentes com eletricidade e respectivamente morte por este tipo de acidente, isso se dá em função do esforço que vem sendo construído através das ferramentas de conscientização adotadas principalmente pelas Concessionárias de Energia Elétrica em nosso país que todo ano – desde de 2006 – juntam-se a ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) na Semana Nacional Segurança Com Energia Elétrica e este ano a criatividade foi a maior virtude da campanha que contou com 6 mensagens excepcionais para a conscientização da população. Em 2012, tivemos 818 pessoas acidentadas no Brasil, contra 856 do ano anterior. Além disso, as mortes por este tipo de acidente foram 293, o que representa 7% menos que em 2011. No entanto, mesmo com estes dados aparentemente positivos, ainda podemos considerar preocupante a quantidade de acidentes e, principalmente, os acidentes com vítimas causadas pela eletricidade.

SEMANA NACIONAL SEGURANÇA COM ENERGIA ELÉTRICA

Fonte: http://www.abradee.org.br/

Além disso, a VIII Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica aconteceu no mês de agosto e contou com a participação de 48 concessionárias de energia compreendidas em todo o território nacional. Desde 2006, a ABRADEE reúne esforços com o objetivo de destacar a importância dos cuidados com a energia elétrica, buscando conscientizar aproximadamente 170 milhões de consumidores em todo o Brasil. Por isso, neste ano, o destaque para cinco temas resultou em seis mensagens espetaculares.

MENSAGENS DO PROGRAMA

Com o objetivo de conscientizar a população, a ABRADEE reuniu, através de pesquisas, os principais vilões dos acidentes com eletricidade registrados em 2012. A partir dessas informações, a entidade então criou seis mensagens, as quais abordam exatamente esses gargalos.

As concessionárias de energia elétrica consideram 14 tipos de ocorrências que distinguem os acidentes elétricos, veja tabela abaixo:

Fonte: http://www.abradee.org.br/

Portanto, as seis mensagens abaixo representam a tentativa de conscientização para o maior percentual de acidentes registrados em 2012. Assim, confira as mensagens criadas:

TRABALHAR LONGE DOS FIOS OU PERTO DO PERIGO?

Fonte: http://www.abradee.org.br/

Ao utilizar máquinas e equipamentos agrícolas, cuidado com a rede elétrica. 

Sempre observe uma distância segura da rede elétrica.

Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. Além disso, nunca faça queimadas, nem tampouco deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes. Afinal, orientações sobre segurança são essenciais: é seu direito receber, e, ao mesmo tempo, nosso dever informar.

Dicas importantes

VIVER LEGAL OU MORRER NA LIGAÇÃO ILEGAL?

FURTAR ENERGIA é crime e coloca vidas em risco.

Ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia.

Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, também provoca acidentes graves e coloca vidas em risco. Por isso, fique sempre longe da rede elétrica e, consequentemente, nunca faça ligações clandestinas. Aliás, lembre-se: orientações sobre segurança são seu direito, e informar é nosso dever.

Dicas importantes

BRINCAR COM PIPA OU COM O PERIGO?

Fonte: http://www.abradee.org.br/

Empinar pipa, somente em local aberto e longe da rede elétrica.

Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Além disso, jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, sob nenhuma hipótese tente resgatá-la. Afinal, orientações sobre segurança são seu direito receber, assim como nosso dever informar.

Dicas importantes

CONSTRUIR LONGE DOS FIOS OU DESCONSTRUIR A VIDA?

Fonte: http://www.abradee.org.br/

Ao construir ou reformar, atenção e cuidado com a rede elétrica

Ao construir ou reformar, é fundamental manter uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Além disso, consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora. Por fim, lembre-se: orientações sobre segurança são seu direito receber e nosso dever informar.

Dicas importantes

ANTENA LONGE DOS FIOS OU VOCÊ SEM SINAL DE VIDA?

Fonte: http://www.abradee.org.br/

Ao instalar ou consertar antenas, cuidado para não tocar na rede elétrica

Ao instalar ou manusear a antena da sua casa, primeiramente, escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e, além disso, realize o serviço apenas quando o tempo estiver bom. Por outro lado, caso a antena caia nos fios, em hipótese alguma tente segurá-la ou recuperá-la. Lembre-se: essas são orientações sobre segurança. Afinal, é seu direito receber essas informações, assim como é nosso dever informar.

Dicas importantes

NÃO PODAR ARVORES OU CORTAR A VIDA?

Fonte: http://www.abradee.org.br/

Sempre procure a prefeitura para a poda de árvores

Por isso, nunca faça poda de árvores por conta própria. Em vez disso, entre em contato com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. Afinal, a poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados, garantindo a segurança de todos.

ATENTE-SE CONTRA ACIDENTES COM ELETRICIDADE

O esforço gerado através desta campanha de nada vale se nós não fazemos nosso papel de cidadão e tomamos como princípios preventivos o autoquestionamento: Será que estou praticando a segurança com eletricidade ao executar esta atividade? Seja dentro de casa ou no trabalho, não podemos vacilar, precisamos reforçar a segurança com eletricidade para prevenir acidentes, pois a eletricidade não tem cor nem cheiro, então atente-se.

Além disso, algum tempo atrás, publiquei aqui na Sala da Elétrica um artigo apresentando o “Programa Casa Segura”, que trata exatamente dos cuidados que devemos ter ao fazer uso da eletricidade em nosso dia a dia. Por isso, faça a sua parte, assim como eu vou fazer a minha. Juntos, vamos derrubar este índice absurdo de acidentes com eletricidade em nosso país.

Sair da versão mobile