É muito comum o profissional da área elétrica perceber rapidamente que Comandos Elétricos é uma qualificação necessária e porque não, uma das mais importantes para sua estratégia de crescimento na carreira.
Não digo isso a tôa, principalmente porque no início de minha carreira foi exatamente isso que aconteceu comigo, me formei como eletricista de manutenção e ao exercer a profissão me dei conta de que esta área de atuação (Comandos Elétricos) era o alicerce para que eu pudesse crescer profissionalmente e respectivamente iniciar uma trajetória de sucesso em minha vida profissional.
Você deve saber também que durante quase 10 anos ministrando aulas no Curso de Comandos Elétricos no SENAI-SP eu pude também observar de perto que os profissionais já formados (eletricistas autônomos, funcionários de empresas e estudantes) identificavam esta necessidade e recorriam à escolas para obter esta formação “obrigatória” para o eletricista.
Mas, o simples fato de fazer o curso de comandos elétricos não é o mais importante, você precisa fazer um curso que seja estruturado e focado no aprendizado (verdadeiro) do aluno.
Eu considero (e provei) que um curso de Comandos Elétricos precisa ser estruturado em 3 principais partes que iremos abordar a partir de agora…
Ficou curioso, continue lendo e não se esqueça de deixar seu comentário depois.
Máquinas Elétricas: 1ª Parte Obrigatória
Não existe a possibilidade de você aprender verdadeiramente Comandos Elétricos se você não compreender quem são e como funciona as Máquinas Elétricas, mas calma, quem são as máquinas elétricas? vamos lá:
- Transformadores Monofásicos
- Transformadores Trifásicos
- Motores de Indução Monofásicos (MIM)
- Motores de Indução Trifásicos (MIT)
Estas máquinas que eu listei acima são de longe as mais importantes em nosso dia a dia, poderíamos listar algumas dezenas aqui mas estas são as mais relevantes.
Imagine você escolhendo um curso de Comandos Elétricos e neste curso você não aprender o que é e como funciona estas máquinas?
Pare para pensar, você só vai conseguir aprender de verdade a elaborar um diagrama de comando se você entender como é o funcionamentos delas, já que, em sua esmagadora maioria, os comandos elétricos estão alí para acionar uma ou dezenas de motores, transformadores e etc…
Outra coisa, será inevitável você se deparar com uma manutenção elétrica em seu dia a dia como profissional, agora, imagine você diante de uma máquina ou processo, sem saber como um Motor Dahalander funciona, como você será capaz de entender o diagrama dele? É impossível, a alternativa será “tentativa e erro” e não existe nada mais frustrante para o profissional do que não ter confiança na hora de exercer sua profissão.
Vamos para o segundo tópico de hoje?…
Comandos Elétricos: 2ª Parte Obrigatória
Você deve estar pensando agora:
“Isso é óbvio Everton, um curso de Comandos Elétricos precisa ter Comandos Elétricos”
Calma, deixa eu explicar, eu conheço uma série de professores de comandos elétricos, consegui ver na prática a importância e necessidade de saber ensinar de verdade e quanto que a experiência prática do professor é importante para que o aluno tenha sucesso.
Um Curso de Comandos Elétricos bem orquestrado é como se fosse um “tiro de canhão em uma latinha de coca-cola” impossível de você não ter sucesso, falo isso porque, em sua maioria, o que diferencia um simples eletricista de um eletricista de sucesso é sua capacidade lógica de resolução de problemas e rapidez.
Imagine um curso onde o instrutor nunca teve uma experiência prática, como ele conseguirá te passar a real ideia do: “O que é o Comando Elétrico, Onde ele será aplicado e As dificuldades que você enfrentará em seu dia a dia…”
Imaginou?
Como disse anteriormente, eu convivi com dezenas de professores e consegui observar a diferença de professores com experiências reais e professores que só tinha a teoria.
A minha experiência prática nas indústrias onde passei (como Scania, Pirelli, Ecorodovias, Toledo do Brasil, entre outras) são com certeza um diferencial que eu ofereci e ofereço aos meus alunos e seguidores…
Nunca se esqueça que você será cobrado/testado pelo que você sabe e não importa se você tem um papel (certificado) que diz que você sabe.
Manutenção: 3ª Parte Obrigatória
Este é um ponto que eu considero ser o mais importante para você que decidiu crescer profissionalmente e está indo atrás de uma capacitação (verdadeira) de Comandos Elétricos.
Do que vale você fazer um curso, aprender máquinas e comandos elétricos se você não conseguir resolver um problema de funcionamento de uma máquina e/ou equipamento?
Neste ponto é que efetivamente, a experiência do seu professor vai mostrar o que realmente é importante para você e o que não é importante.
A área de Manutenção é de longe a mais cobiçadas principalmente dentro das indústrias, eu posso falar por que eu vivi na pele a satisfação de compor um “elenco” de manutenção e entender o quanto satisfatório é você ser reconhecido pela sua capacidade de resolução de problemas, e é claro, ter retorno financeiro também.
Quando você for escolher um Curso de Comandos Elétricos, tenha em seu radar qual a capacidade deste curso para entregar a você um conhecimento suficiente que mostrará a você uma visão clara e objetiva de Manutenção Elétrica.
Concordo que muitas coisas você aprende na prática, e os profissionais experientes são normalmente grandes professores para nós. Mas eu tenho certeza que esta frase abaixo é um MITO:
“Você aprende de verdade é na Prática: MITO!”
Você poderá sim aprender de verdade com um curso que tenha por trás um professor experiente e que possa te ensinar os “segredos” de uma vida prática e a Manutenção Elétrica é cercada destes “mitos e segredos”.
Há algum tempo atrás nós criamos um artigo sobre referência cruzada, que por incrível que pareça, somente comecei a ver algumas poucas escolas ensinando na sala de aula depois que nós começamos a falar aqui na internet e é um “segredos” dos profissionais experientes que a maioria das escolas não ensinam na sala de aula.
Conclusão
Se você está lendo este parágrafo quer dizer que já entendeu a importância de saber escolher o seu curso de comandos elétricos e sabe que esta escolha pode ser o que definirá o seu sucesso ou não correto?
Resumindo aqui podemos dizer que:
Os 3 Pilares Obrigatórios de um Curso de Comandos Elétricos são:
- Ensinar de verdade as Máquinas Elétricas
- Ensinar com Efetividade Comandos Elétricos
- Ser estruturado para o aluno conhecer os conceitos da Manutenção Elétrica
Gostaria muito de saber o que você achou deste nosso artigo, deixe um comentário aqui em baixo.
Caso você queira conhecer nosso trabalho que já ultrapassou a marca de 3995 alunos em uma comunidade incrível de profissionais realmente capacitados em Comandos Elétricos basta você clicar neste link, Curso de Máquinas e Comandos Elétricos.