Diariamente, ouve-se falar em energia solar como uma nova proposta de fonte renovável de energia, já que esse tipo de energia não se utiliza de poluentes e outros fatores que danificam o meio ambiente. No entanto, muitos indivíduos não sabem exatamente como isso ocorre.
Recentemente coloquei aqui no Blog um artigo que apresenta uma ideia de tomada com seu funcionamento a partir da radiação solar.
A energia solar, como acreditam os grandes especialistas e estudiosos, trata-se de um tipo de energia renovável e que estará presente de forma abundante na vida das pessoas nos próximos anos.
Isso acontece porque as técnicas habituais de energia se esgotam cada vez mais, além de agravarem sérios problemas de poluição e de contribuírem para doenças transmitidas através de gases tóxicos.
Você sabe do que se trata a energia solar? Como ela é produzida? Não?
Então conheça todas as principais informações do assunto logo abaixo.
O que é a Energia Solar?
O Sol possui características térmicas e luminosas, e são exatamente estas características que são convertidas no que chamamos de Energia Solar. Essa energia, atualmente, pode ser captada por painéis solares, que são formados por células fotovoltaicas, e transformados em energia elétrica e energia mecânica. Além disso, esse tipo de energia pode também ser utilizada em residências e para o aquecimento de torneiras, chuveiros e todo tipo de serviço doméstico que demande energia.
Atualmente, a Energia Solar ainda não é o principal meio de abastecimento por causa de seu custo. As outras formas de distribuição de energia, apesar de serem poluentes, ainda oferecem preços mais acessíveis. No entanto, esse panorama deve mudar – cada vez mais são estudadas novas formas de baratear o custo e, assim, levar a energia para a população, o que seria de grande ajuda.
Como acontece a produção de energia solar?
Japão, Estados Unidos e Alemanha, atualmente, são os maiores produtores de Energia Solar no mundo. Isso se deve ao fato da preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, já que os combustíveis fósseis não são renováveis e poluem o planeta cada vez mais.
“A radiação solar na região menos ensolarada do país é 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica.” fonte:americadosol.org
Sendo assim, a Energia Solar nasceu de uma necessidade contemporânea. Hoje, mais do que nunca, é necessário que se preserve a situação do planeta e promova os bens necessários, procurando por fontes de energia que não sejam tão degradantes ao planeta, como a energia que vem do Sol.
Além disso, esse tipo de energia não apresenta risco nenhum à saúde dos indivíduos, o que não acontece com a combustão feita nos automóveis atualmente, pois a Energia Solar é captada através de placas, sem nenhuma interferência humana no processo.
Observe na ilustração abaixo como se dá a geração da energia elétrica a partir deste fenômeno.
Fora todas essas vantagens, a energia solar ainda é um tipo de energia renovável, ou seja, ela nunca acaba. É uma energia limpa, não gera poluentes para o meio ambiente, tem um baixo custo de manutenção e dos equipamentos usados, além de ser uma ótima fonte, já que muitas outras localidades mais distantes não contam com a energia elétrica ou mecânica comuns.
Analise e note os benefícios que as placas de energia solar podem oferecer à sua vida. Em um tempo em que se fala tanto em sustentabilidade, é importante a preocupação com a melhor forma de viver e de forma saudável – sem poluentes, é claro.
Consulte agora os melhores preços do mercado. O equipamento para que o seu lugar receba a energia solar é extremamente acessível e, ainda, pode ser instalado em casas e residências, diminuindo de uma forma significativa os problemas com o custo da energia elétrica.
Regiões favoráveis para este tipo de tecnologia
O Brasil é um verdadeiro “futuro produtor” de energia solar e como mencionei anteriormente – conforme o site especializado America do Sol – a região brasileira como menor incidência solar é 40% maior do que a maior região da Alemanha e ainda sim eles são um dos líderes nesta tecnologia.
Com uma rotina de ventos favoráveis e a grande presença solar, o Piauí é considerado um dos melhores estados do Brasil que pode se beneficiar das vantagens da Energia Solar. O estado possui características de grande interesse para investidores nacionais e até internacionais, isso porque o Piauí possui condições climáticas favoráveis para novos empreendimentos, nas áreas de empreendimentos fotovoltaicos e eólicos.
A cidade de Caldeirão do Grande, localizada no interior do estado do Piauí, também é alvo do interesse de novos investidores em energia solar. Isso acontece porque o local possui as mesmas características favoráveis para o tipo de energia, como a grande presença do sol em todas as estações do ano, clima e ventos que favorecem a eficiência das placas receptoras.
Falando de um modo geral, a área Nordeste do Brasil possui um clima muito favorável para adaptação das placas receptoras da energia solar. O nosso país é um lugar de características tropicais, só que na região nordestina este tipo de clima é muito mais abundante pela presença sempre constante do sol e pela falta de chuva.
No entanto, outras cidades como Belo Horizonte e Manaus são áreas que tendem a receber a Energia Solar porque, falando de um modo geral, o Brasil é um país com grande potencial e, ao mesmo tempo, necessita de uma solução urgente e rápida, podendo ser a energia advinda do Sol um grande motivo de esperança para os próximos anos, não só pela eficiência, mas pelo custo que levará para a população como um todo.
No segundo artigo desta série eu gravei um PodCast onde destaco como a energia solar pode ser SUA CARTA NA MANGA para valorizar-se em sua profissão, LEIA ARTIGO QUE ESCREVI AQUI